Entenda o que é MRP e qual a sua importância para a empresa

Quando falamos sobre a gestão de materiais é impossível deixar de mencionar o que é MRP e qual é o seu impacto na operação. Esse tipo de sistema somente comprova como a tecnologia pode ser uma aliada na modernização da organização e na obtenção de resultados cada vez melhores.

Esse é um investimento importante que tem impacto em diversas áreas do negócio, desde o planejamento do abastecimento até a sua venda e distribuição. Isso ocorre devido a sua integração com as demais áreas e módulos do sistema de ERP (Enterprise Resource Planning), em português, planejamento de recursos empresariais.

Se você tem interesse em saber o que é MRP e como a sua empresa pode ser beneficiada, basta continuar lendo este post. Acompanhe!

O que é MRP?

A sigla em inglês significa Material Requiriment Planning, que pode ser traduzida como Planejamento de Necessidade de Materiais, para o atendimento do mercado consumidor. Podemos afirmar que um dos processos chaves da área de produção depende da estimativa dos insumos necessários para o seu abastecimento.

Nesse cenário, a precisão na quantidade adquirida dos fornecedores é um fator decisivo para evitar:

  • o desperdício de materiais;
  • a interrupção da linha de produção;
  • a imobilização do capital em excesso;
  • o desabastecimento da área de fabricação;
  • e a incidência de atrasos na entrega de mercadorias.

Como é o funcionamento desse sistema de gestão?

O seu objetivo é racionalizar toda a linha de produção e a cadeia de suprimentos, em uma ordem que possibilite o atendimento dos clientes dentro do prazo. Por isso, é fundamental levar em consideração as seguintes etapas:

  1. a estimativa de demanda indica a quantidade de pedidos que podem ser recebidos descrevendo quais são os itens a serem produzidos bem como em quais quantias;
  2. o sistema identifica quais são os componentes necessários para produzir cada item, os respectivos fornecedores e o prazo de entrega;
  3. a área de compras adquire as mercadorias de forma programada, buscando evitar o excedente de materiais armazenados para uso futuro;
  4. a linha de produção aplica as matérias-primas durante a manufatura e cria as mercadorias que serão mantidas no estoque de produtos acabados;
  5. conforme a empresa recebe os pedidos de seus clientes ocorre a expedição e o planejamento da logística de distribuição para o envio dos lotes.

Para que esses eventos aconteçam sem percalços, o sistema deve estar atualizado para exibir o inventário de acordo com as transações de entrada e saída do armazém.

Qual a importância do MRP para as empresas?

O papel do MRP é estimar com precisão a necessidade de materiais para abastecer a produção com base no cálculo da estimativa da demanda. Esse é um fluxo complexo que requer a utilização de sistemas de gestão especializados para o processamento de dados.

Para chegar na etapa de venda, é necessário conhecer a expectativa de consumo, organizar a linha de produção e programar o recebimento de insumos somente conforme a quantidade requerida.

Se você pensa em adotar essa técnica, conheça informações valiosas sobre algumas das suas principais funcionalidades.

Torna a operação mais flexível

O mercado está sujeito a súbitas mudanças e as empresas devem estar preparadas para reagir com agilidade para evitar perdas. O MRP contribui para tornar essa adaptação ágil e simples, pois fornece informações para a tomada de decisão para atender às necessidades do mercado consumidor.

Com base nos pedidos recebidos, é possível desenvolver novos produtos e aplicar materiais diversificados, com o intuito de aumentar a qualidade e a produtividade. A competitividade atual é um dos motivos pelos quais a obtenção de diferenciais favorece a conquista de clientes.

Incentiva a melhoria contínua

Uma empresa não pode se propor a crescer sem criar a disposição para rever seus processos e aplicar mudanças com o intuito de manter a diferenciação perante a concorrência. Por esse motivo, novas técnicas gerenciais, o investimento em automação e desenvolvimento de novas ideias são os principais motivos para alcançar a melhoria contínua.

Favorece a integração entre departamentos

Como a maioria dos sistemas de gestão integrada, a integração e comunicação entre as áreas administrativas e produtivas é um dos pilares do MRP. Esse fluxo de compartilhamento de informações pode ser percebido desde o planejamento das compras, com base na previsão da demanda da área comercial.

Por sua vez, a linha de produção depende da ação dos compradores e os resultados das vendas são apurados pela área de finanças. Como consequência, cada departamento tem os próprios relatórios de desempenho que compõem um quadro amplo sobre a situação real da empresa.

Desse modo, os gestores conseguem avaliar os indicadores, identificar gargalos e tomar decisões mais seguras que beneficiem o futuro da empresa.

Como a sua empresa pode aplicar o MRP?

O MRP funciona com base na lógica de backward scheduling ou programação de trás para frente. Isso quer dizer que a partir do processo de fabricação de cada produto, o sistema cria um documento chamado de plano mestre de produção, que descreve cada etapa e os prazos necessários para concluí-las.

Assim, são listados todos os componentes aplicados na manufatura e é feita uma comparação com as quantias disponíveis em estoque. Caso haja algum item que esteja em patamares baixos ou em falta, a área de suprimentos pode atuar criando ordens de compra junto aos fornecedores.

A especificação da data de entrega também merece atenção, para evitar atrasos e possibilitar medidas corretivas em caso de problemas com o abastecimento da produção.

Quando é recomendado usar o MRP?

A aquisição de um sistema de Planejamento de Necessidade de Materiais tem origem em problemas com o planejamento, a entrega de mercadorias e os custos elevados. Portanto, essa é uma solução ideal capaz de aumentar a eficiência e a produtividade em todas as atividades.

A adoção de soluções tecnológicas vai muito além da compreensão sobre o que é MRP e quais benefícios são trazidos para o negócio. Essa é uma questão de cultura organizacional que preza pela qualidade de seus produtos e busca formas de obter resultados cada vez melhores.

Por esse motivo, rever o seu planejamento estratégico é tão importante para o crescimento da empresa. Para ajudar mais negócios a prosperar, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

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