O que é lean manufacturing e qual a sua atuação na gestão de armazéns?

Os processos produtivos estão em constante transformação. Desde a revolução industrial, é possível notar o crescimento e o desenvolvimento das empresas, focadas em ações diferenciadas que trazem benefícios para o negócio.

O mercado tem acompanhado essa evolução, que se adequa diariamente às novas demandas dos consumidores, exigindo que os empresários se mantenham atentos às necessidades de melhorias.

Sabendo disso, é hora de se perguntar: como grandes empresas conseguem se manter lucrativas? Para entender a questão, precisamos saber o que é lean manufacturing, como ele surgiu e como ele funciona. Está preparado para descobrir como transformar seu negócio? Continue a leitura!

Como o lean manufacturing surgiu?

Lean manufacturing significa manufatura enxuta. O conceito surgiu no Japão, devido à necessidade de se criar um processo produtivo que não exigiria grandes estoques, mas que fosse capaz de manter o fluxo de caixa mais rápido e de atender as demandas da população após a tragédia de Hiroshima e Nagasaki na Segunda Guerra Mundial.

Esse sistema começou nas fábricas automobilísticas e, após um tempo, passou a se chamar de Sistema Toyota de Produção. Os resultados gerados por esse tipo de trabalho fizeram com que o processo produtivo fosse replicado em outras empresas japonesas.

O crescimento desses negócios e sua atuação no mercado se tornaram tão notáveis, que a filosofia ficou cada vez mais conhecida no mundo inteiro. Hoje, ela é aplicada nas mais diversas áreas, surpreendendo empresários dos mais variados ramos, com resultados diferenciados.

O que é lean manufacturing e como aplicá-lo?

O lean manufacturing nada mais é do que a criação de um processo de trabalho enxuto e eficiente, que reduz desperdícios dentro da empresa. Assim, além dos gastos inadequados de material, também precisamos considerar o desperdício de dinheiro e de tempo dentro da empresa.

Para aplicar essa filosofia no seu negócio, é interessante eliminar todos os processos e atividades que estão tornando o dia a dia defasado e que não entregam nenhum tipo de valor para o cliente.

É importante que você estude a empresa e identifique quais são os maiores gargalos na sua rotina de produção. Avalie os números e veja o que está impedindo o negócio de crescer como gostaria. Feito isso, será a hora de abraçar o lean manufacturing e seu objetivo de redução de desperdícios.

Como o lean manufacturing auxilia na gestão logística de armazéns?

Apesar da história do lean manufacturing ter começado há muitos anos no Japão, em um contexto posterior à Segunda Guerra Mundial para empresas automobilísticas, ele pode ser aplicado em outros mercados e em outras realidades, visando sempre a redução do desperdício e o aumento do valor agregado.

Dessa forma, a estratégia pode ser aplicada em diversos outros mercados, como no caso dos armazéns. Agora que você já entendeu o que é lean manufacturing e como surgiu, é hora de descobrir como essa filosofia ajuda o seu armazém a crescer e aumentar sua rentabilidade.

1. Melhora a organização do estoque

O primeiro grande benefício é a otimização da organização do estoque. Com uma rotatividade maior e processos mais bem definidos, é mais fácil e rápido gerir o que está em estoque, as saídas e as encomendas que estão para chegar.

Por consequência, quanto melhor for a organização do seu armazém, mais rápida e eficiente será a sua entrega, e melhor será a experiência dos seus consumidores.

2. Reduz o desperdício

O desperdício de material, tempo e dinheiro também será reduzido — quanto mais enxuto for seu processo, mais rápida e prática será a sua rotina. 

É hora de avaliar como está sendo o dia a dia da sua empresa, em quais tarefas você está colocando um esforço maior do que deveria, quais processos estão defasados e onde está o maior desperdício da sua empresa.

Muitos empreendimentos, ao descobrirem essas informações, conseguem aumentar sua rentabilidade. Afinal, o desperdício impede o crescimento de lucros e dificulta o desenvolvimento do negócio.

3. Otimiza os processos

Como dito anteriormente, o lean manufacturing está diretamente ligado à otimização de processos — fundamentais para escalar a sua produção e entrega, agregar valor ao seu produto, aumentar a agilidade na sua rotina e, claro, reduzir o gasto no dia a dia.

Algumas empresas não têm processos, o que pode gerar ainda mais desperdício. Outras, por sua vez, até apresentam alguns procedimentos estruturados, mas que ainda não estão funcionando da melhor forma, o que pode onerar o tempo da equipe e não entregar o potencial produtivo para os clientes. 

4. Entrega mais valor para o cliente

Quanto mais otimizados os processos e maior a redução dos desperdícios, maior o valor agregado entregue ao cliente. Isso acontece porque é possível ter uma rotina organizada, reduzir a cadeia de produção e aumentar a agilidade nas entregas.

Dessa maneira, você terá não só um produto diferenciado e adequado aos seus consumidores e às suas necessidades, mas também uma rotina muito mais rápida e eficiente — o que dará aos seus clientes ainda mais confiança para continuar comprando com você.

5. Aumenta a eficiência

Por último, mas não menos importante, temos o aumento da eficiência. Com processos cada vez mais redondos, enxutos e otimizados, você consegue conquistar uma equipe muito mais produtiva e eficiente.

Como consequência, em alguns casos, até a redução do time pode ser necessária. Afinal, bons processos resultam em agilidade e, talvez, você perceba que poderia entregar mais com colaboradores mais alinhados.

Descobrir o que é lean manufacturing e entender quais são os benefícios dessa prática dentro das empresas realmente abre a mente para novos horizontes. O ideal, agora que você conhece esse conceito que trouxe sucesso para as mais diversas empresas, é aplicá-lo no seu negócio.

Em armazéns, são muitas as vantagens. Além de ajudar a aumentar o valor agregado ao seu negócio, a estratégia também permite que você entregue a melhor experiência para seus clientes.

Manter a sua empresa sempre em crescimento e de forma sustentável exige que você tenha uma rotina de estudos que vai além do que é lean manufacturing. Portanto, procure sempre aumentar seu conhecimento e descobrir quais são as melhores alternativas para seu negócio.

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