• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

A importância de ter um bom layout de armazenagem logística

2 de novembro de 2017
Gestão de Frotas

Podemos considerar que o layout de armazenagem logística é um método que visa organizar da melhor maneira uma área para o aproveitamento máximo do espaço disponível. Entre outras coisas, um bom layout consegue melhorar a produtividade do setor e facilitar a movimentação de equipamentos.

A prática é importante, pois, se bem desenvolvida, aprimora os resultados, impactando diretamente nos lucros da empresa, bem como nos colaboradores que conseguem realizar a separação das mercadorias de forma mais rápida e lógica.

Este artigo abordará os benefícios de se adotar um layout de armazenagem logística dentro das empresas, além de apresentar pontos essenciais para desenvolver a técnica da maneira correta. Acompanhe a leitura e confira.

Os benefícios do layout de armazenagem logística

Entre as principais vantagens da implementação de um layout, podemos citar:

Movimentação eficiente

Nos setores logísticos de grandes empresas, não é incomum identificarmos dificuldades de locomoção por parte dos funcionários e principalmente das grandes máquinas. Com uma arrumação que desfavorece o trajeto geral, grande parte do trabalho fica comprometido.

A adoção de um layout garante, ao mesmo tempo, uma livre movimentação de colaboradores e máquinas, e sem comprometer os espaços que são destinados às mercadorias.

Aumento de produtividade

Quando falamos em aumento da produtividade, não estamos nos referindo apenas a uma melhor movimentação de funcionários (o que de fato ajuda na produtividade), a arrumação eficaz diminui as chances dos produtos ficarem obsoletos ou que sejam avariados com facilidade, além de agilizar todo o processo de entrada e saída de mercadoria.

Maior aproveitamento do espaço

Contar com altos estoques é uma prática relativamente comum, mas, ao mesmo tempo, nociva, na logística. Diante desse cenário, alguns gestores optam por diminuir ou até paralisar a operação de entrada de produtos, na intenção de esvaziar o estoque. Essa atitude acaba acarretando prejuízos e, na prática, não resolve muita coisa.

Ao criar um layout eficiente é possível armazenar muito mais produtos no mesmo espaço físico. E tudo, basicamente, por adotar uma organização eficiente e realizando pequenos ajustes.

Melhora da segurança

Ao utilizar um fluxo lógico, contínuo e deixar o local bem sinalizado, o risco de acidentes reduz drasticamente, pois os colaboradores sabem como devem se movimentar com e sem equipamentos. Como consequência, a quantidade de faltas diminui e a moral aumenta.

Agora que você já conhece os benefícios de criar um layout é o momento de saber como implementar. Veja abaixo algumas dicas práticas de como fazer isso.

Giro dos materiais

O padrão de layout determina que as mercadorias de alto giro (de maior saída) fiquem em locais mais próximos da expedição, encurtando a distância, e sempre numa altura de fácil alcance. Já com os produtos de menor saída, o processo deve ser justamente o contrário: podem ficar em locais mais afastados e com alturas elevadas, pois a demanda não é tão constante.

Tamanho dos materiais

O tamanho dos produtos também é um ponto relevante na arrumação de layout, pois este quesito tem influência direta no correto aproveitamento do espaço. Por exemplo, se um espaço pequeno for reservado para mercadorias grandes, haverá uma inconsistência e, provavelmente, os materiais invadirão áreas alheias.

O mesmo serve para uma situação contrária: se for uma área grande para materiais pequenos, estará configurado um desperdício de espaço.

Armazenamento por grupos

Criar categorias e subcategorias e agrupá-las na área de armazenagem também faz parte de um padrão de layout, esta arrumação facilita bastante a entrada e saída de produtos.

Além disso, a armazenagem por grupos também dinamiza e simplifica a pesquisa de materiais para utilização. Facilitando o trabalho dos profissionais e impulsionando a produtividade diária.

Características dos produtos

Um layout de armazenagem também visa garantir a integridade dos produtos e mercadorias. Assim, é importante prestar atenção nas características dos produtos para reservar locais adequados para armazenar.

Por exemplo: produtos que precisam de ventilação e umidade devem ficar juntos e serem colocados em locais que propiciem esse tipo de climatização. Da mesma forma, se um produto demandar um ambiente mais quente para manter a sua estrutura. Vale lembrar também que produtos alimentícios não podem ser armazenados juntos de produtos de limpeza. Todos esses detalhes precisam ser observados ao realizar o layout.

Eficiência do Espaço

Para aproveitar ao máximo os espaços o layout deve ser pensando a partir da acessibilidade do local. É preciso levar em conta fatores como:

  • número de movimentações de entrada e saída;

  • horário das operações;

  • características dos produtos;

  • capacidade produtiva;

  • tipos de equipamentos utilizados;

  • tipos de paletização utilizadas, entre outras.

Armazenamento por afinidade

Armazenamento por afinidade quer dizer que todos os produtos e mercadorias que costumam ser expedidos ou chegam ao mesmo tempo, precisam ser armazenados próximos ou no mesmo lugar.

Essa forma de arrumação de layout evita perda de tempo em processos de entrada e saída de itens. Porém, é sempre importante prestar atenção nas características de cada produto durante o armazenamento por afinidade.

Largura dos corredores

A largura dos corredores é importante desde o momento em que se pode correr riscos organizar os produtos sem um estudo prévio do local. É essencial não esquecer das grandes máquinas que circularão pelos corredores.

Por isso, na etapa inicial do estudo para implementação do layout de armazenagem, deve-se levar em conta a largura dos corredores e a distância das mercadorias para o corredor principal.

É importante verificar se o fluxo dos equipamentos será em um ou nos dois sentidos e se o espaço é suficiente para o giro das empilhadeiras.

Posicionamento das portas

Negligenciar este fato por trazer consequências catastróficas, como dificuldades de acesso às portas de entrada e saída ou até mesmo um bloqueio total por conta de mercadorias mal posicionadas. Garanta que todas as portas fiquem desobstruídas e a movimentação de colaboradores e equipamentos possa ser feita sem nenhuma dificuldade.

Não há dúvidas sobre a eficiência de um layout de armazenagem logística e de como ele pode ser objetivo e fundamental para a empresa. Certifique-se que a companhia cumpre as melhores práticas e consegue garantir maior produtividade, segurança e redução de custos.

Agora que você as vantagens de um layout de armazenagem, que tal saber como aumentar a produtividade na cadeia logística?

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!