• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Bateria tracionária: entenda o que é e para que serve!

4 de julho de 2019
Baterias tracionárias

A bateria tracionária é um tipo de pilha que vai muito além dos convencionais. Como você deve saber, trata-se de materiais que transformam a energia química da reação de óxido-redução em energia elétrica, que pode ser aproveitada nas mais diversas aplicações — desde motores simples, como um ventilador, até automóveis, empilhadeiras, paleteiras e muito mais!

É possível criar uma bateria utilizando uma solução salina, um limão e uma corrente elétrica, mas essa combinação não funcionaria para alimentar carros, por exemplo. Da mesma forma, uma bateria estacionária pode não ser a ideal para brinquedos infantis, pois tem um preço elevado em comparação à alcalina convencional, que é vendida em supermercados.

Quer saber mais sobre o assunto? No conteúdo a seguir, confira o que é uma bateria tracionária, para que serve e quando é indicada!

O que é uma bateria tracionária, afinal?

As baterias nem sempre têm as mesmas características. Os materiais que as compõem, além de outros processos físicos e químicos (como a espessura dos componentes, a densidade e a concentração dos elementos químicos), influenciam no aspecto apresentado por elas.

As opções tracionárias são as mais eficientes e, portanto, têm um custo de investimento maior. Elas apresentam diversas características que as tornam ideais para veículos que demandam um tempo de energia maior.

As baterias podem ser classificadas em três seções principais, de acordo com suas características.

Baterias automotivas

São compostas por materiais menos nobres (geralmente chumbo menos puro) e foram desenvolvidas especialmente para que fornecessem energia a automóveis, pois proveem uma alta corrente elétrica por um curto período de tempo. Sendo assim, o modelo também apresenta menor vida útil.

Baterias estacionárias

Em comparação com as baterias automotivas, as estacionárias são mais sofisticadas e trazem um tempo de vida maior. Elas são compostas por chumbo em meio ácido, mas têm um grau de pureza mais elevado do que as automotivas, normalmente. Trata-se de uma opção muito utilizada em nobreaks, pois é ideal para computadores e eletrônicos.

Baterias tracionárias

As baterias tracionárias demonstram maior eficiência, pois são fabricadas com materiais ainda mais nobres do que as estacionárias. Além disso, elas têm uma capacidade cíclica ampla, o que as torna ideais para veículos de tração elétrica — isto é: que são movimentados exclusivamente pelo uso de energia elétrica.

Para que serve uma bateria tracionária?

Como você pode ver, as baterias tracionárias têm um tempo de vida mais amplo e são capazes de fornecer alta carga elétrica por um tempo maior do que os outros dois tipos. Suas ligas de chumbo também são mais fortes, o que permite uma condutividade elevada.

Ainda assim, esse tempo de vida pode ser comprometido se ela não for usada corretamente. Para evitar que isso ocorra, o ideal é que sejam feitas manutenções recorrentes de forma preventiva sempre que o técnico achar necessário, ou no período máximo de um ano.

Vale destacar que todas essas vantagens tornam o modelo tracionário mais caro do que os demais. Sendo assim, trata-se de uma opção especialmente indicada para veículos que demandam alto valor energético por um período de tempo maior, sendo ideal para empilhadeiras, paleteiras e carrinhos de golf, entre outros de tração elétrica.

Além disso, se as demandas energéticas forem as mesmas, esse tipo de bateria se mostra muito mais econômico, pois tem um tempo de vida útil bem maior. Portanto, a bateria tracionária é ótima para investimentos a longo prazo.

Quais são as vantagens e desvantagens de uma bateria tracionária?

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando quais são as principais vantagens e desvantagens de uma bateria tracionária em relação aos outros dois tipos.

Podemos dizer que o primeiro benefício apresentado é a alta eficiência. Como é feito por materiais mais nobres, o modelo traz uma taxa de conversão de energia química em elétrica muito maior do que os demais, atingindo 80% de sua capacidade entre 30 e 45º C (sem comprometer o funcionamento).

Outra vantagem que vale ser mencionada é o maior tempo de vida útil. Se submetida a manutenções preventivas, mesmo fornecendo muito mais energia, o tempo de funcionamento da bateria tracionária pode se prolongar para cinco ou até oito anos. Tais números são o dobro de um modelo automotivo, que tem em torno de três anos de vida útil.

A principal desvantagem dessa opção de bateria, por outro lado, é seu preço elevado, devido aos materiais mais nobres que são utilizados. No entanto, essa característica pode ser mitigada quando se leva em conta seu tempo de vida útil.

Em uma comparação simples, é possível verificar que uma bateria tracionária apresenta o dobro de vida útil da automotiva. Dessa forma, seriam necessárias duas unidades automotivas para compensar a tracionária e, ainda assim, a eficiência seria muito reduzida.

No entanto, como já foi dito, para que o tempo de vida útil dessa bateria seja alcançado, é preciso avaliar se ela está sendo usada de maneira correta. Para tanto, é recomendado fazer manutenções periódicas, conforme mostra o tópico seguinte.

Como é feita a manutenção de baterias tracionárias?

Ainda que a bateria tracionária tenha um tempo de vida útil maior do que as outras, seu funcionamento também pode ser comprometido se não for usada da forma correta. Portanto, a recomendação é fazer manutenções recorrentes.

Quando há uma redução na autonomia da bateria, isto é, seu tempo de duração diminui até a próxima carga, é preciso realizar um processo denominado desulfatação. Providencie a manutenção uma vez a cada ano de forma preventiva ou quando o técnico solicitar, de maneira corretiva.

Outro processo muito comum é a equalização. Nele, os níveis dos componentes químicos da bateria são reajustados para que ela continue funcionando do modo correto.

Como vimos, as baterias tracionárias têm muitas vantagens e são especialmente úteis para veículos de tração elétrica que demandam um alto consumo de energia, como empilhadeiras elétricas, paleteiras e carros de golf. Quando submetida à manutenção preventiva, é possível que a duração dessa pilha se estenda por anos.

Vale lembrar que existem diversos tipos de baterias tracionárias, cabendo aos fabricantes e consumidores procurarem os ideais para o veículo em questão. É preciso ter em vista os critérios de custo-benefício e vida útil, além das demais características que forem consideradas pertinentes.

Se você utiliza equipamentos para otimizar a logística de sua empresa, saiba que existem também as baterias de lítio para empilhadeiras elétricas. Elas trazem outras características que as tornam tão eficientes quanto às de chumbo ácido, como menor probabilidade de viciar a carga, baixa necessidade de manutenção e elevado tempo de vida útil.

Gostou de se informar sobre a bateria tracionária? Para saber mais sobre as manutenções ou mesmo quais são os tipos de baterias indicados para determinado veículo elétrico, entre em contato com a gente!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Nossas unidades

Temos unidades em 4 Estados

RIO GRANDE DO SUL

Berto Círio, 158,
São Luis - Canoas/RS

(51) 3785-4944

SANTA CATARINA

Rodovia José Carlos Daux,
4150 Florianópolis/SC

(48) 4042-2779

PARANÁ

Av. Cândido de Abreu, 776
Curitiba/PR

(41) 4042-3009

SÃO PAULO

Rua Sgt Alcides Oliveira, 549
São Paulo/SP

(11) 3230-6774