BATERIAS TRACIONÁRIAS entenda como recuperar a autonomia atráves do processo de desulfatação.

As baterias tracionárias precisam de atenção especial. Talvez você não saiba, mas elas podem chegar até 40% do custo da empilhadeira elétrica. Elas são o combustível mais em conta para os equipamentos de movimentação, porém requerem diversos cuidados.

Aqui vou tentar explicar através das 5 principais perguntas como funciona o processo de desulfatação das baterias para empilhadeiras elétricas.

1) O que é desulfatação da bateria?

É o processo de recuperação das placas da bateria, ele pode ser preventivo ou corretivo.

2) Como funciona a desulfatação?

Através de um equipamento especial, chamado DESULFATADOR, as placas recebem correntes elétricas baixas e programadas para cada nível de desgaste. Esse nível é identificado através de outro equipamento específico que é o DESCARREGADOR. O processo de desulfatação é acompanhado pelo técnico de manutenção de baterias, ele analisa a cada 6,12 ou 18 horas a situação da bateria através dos gráficos e das medições de densidade, corrente e capacidade. Esse acompanhamento é necessário para monitorar a quantidade de carga, tempo e temperatura da bateria pois ela jamais pode sofrer aquecimento.

3) Porque fazer a desulfatação?

Com o tempo de uso é normal as baterias perderem autonomia, pois o carregador identifica apenas a tensão e não a corrente das baterias. A corrente é gerada através da reação química do eletrólito com as placas negativas e positivas. Por não ler a corrente a bateria não sobre de fato a recarga total que deveria e com isso as placas sofrem o que chamamos de cristalização e isso é o que condena quase 80% das baterias. Esse processo que é a soma de equipamento especial e acompanhamento técnico, recupera as placas evitando que elas cristalizem no caso preventivo ou renovando as placas no caso do corretivo.

4) Quando fazer a desulfatação da bateria tracionária ?

Recomendo pós o primeiro ano de uso da bateria nova, ao menos uma vez por ano, após o terceiro ano recomenda-se duas vezes ao ano. Porém o acompanhamento do técnico que vai dizer ao certo qual o momento ideal.

5) O que o procedimento de equalização?

É o ajuste químico ou não, para que todos os elementos fiquem com densidades iguais.

Espero ter ajudado, afinal baterias para empilhadeiras elétricas é um assunto que recebo muitas perguntas. Caso tenha alguma dúvida, me coloco a disposição para ajudar.

Navegação

Últimas Postagens

Temos a solução ideal para sua empresa!