• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Como otimizar seu espaço de estoque?

28 de setembro de 2017
Gestão de Frotas

Sabemos que executar a manutenção de espaço do estoque de uma empresa não é tão simples como lemos em livros de gestão. O estoque pode ser um dos motivos para o sucesso ou para a falência de uma empresa.

É necessário, portanto, alimentar uma ótima gestão dos materiais para que não haja perda ou excesso dos itens do acervo.

O empresário pode até já ter se decidido pelo tipo ideal de estoque para sua empresa. Por exemplo, optado pelo modelo japonês do “Just-in-time”. Mas pode não ter o tempo ou a visão sobre como otimizar seu espaço. Neste post você terá dicas para ajudá-lo a resolver esse problema tão comum nas empresas. Confira!

A importância de uma gestão de estoque eficaz

Apesar de muitas empresas considerarem que a gestão de estoque seja um assunto de pequena importância, trata-se de uma coisa fundamental para o bom funcionamento e a lucratividade sustentável do negócio.

Uma má gestão pode afetar negativamente empresas de qualquer porte.

A solução adotada para sua gestão pode passar pelo aproveitamento de planilhas ou de um software com vários módulos integrados. Seja qual for, você terá muito mais confiança no acervo que tem e mais segurança sobre os itens estocados.

Mas como você poderia efetivamente otimizar seu espaço de estoque? Como conseguir ainda mais eficiência naquilo que é tão importante para a sua empresa? Como não sofrer uma lotação ou usar mal os espaços do seu estoque?

Para evitar que situações críticas, empresas e gestores de estoque de alta qualidade buscam seguir algumas das dicas abaixo. 

As melhores dicas para otimizar seu espaço de estoque

A otimização de processos garante que o gestor utilize o espaço do estoque da melhor maneira possível, ajuste os fluxos e movimentações de itens nos depósitos e alcance um ótimo equilíbrio dentro do acervo. Veja algumas dicas para ter uma otimização altamente eficiente:

1. Realize um inventário periódico

É importante que o gestor responsável pela manutenção do estoque realize inventário de todo o material da empresa. A contabilidade certeira do volume de produtos indica se há investimentos parados, se existem itens com vencimento próximos e se há a necessidade de adquirir novos itens para demandas próximas, com base nos históricos dos anos anteriores.

2. Mantenha o estoque sempre organizado

Separe os materiais segundo a sua função, composição química, vencimento, etc. E os mantenha catalogados com seus nomes e número de série. Um esquema de organização dos itens evita as perdas ocasionais e prejuízos para a empresa.

3. Não mantenha produtos de baixa rotatividade em estoque

Além de ocuparem um espaço desnecessário, eles privam a mobilidade do capital de giro de sua empresa. Quanto maior o giro de estoque, melhor para a empresa. Todo produto estocado gera um custo, e por isso é importante evitar ao máximo o acúmulo de erros em sua gestão.

Pode ser muito melhor manter uma boa parceria com seu fornecedor, para que fique de prontidão para atender às ocasionais solicitações daqueles itens que vendem pouco.

4. Ofereça treinamento adequado a seu time

Um bom gestor sabe o que fazer para organizar o estoque. Mas para obter tal eficiência, tanto ele como seus colaboradores precisam aprender a como lidar com cada material, de modo a evitar acidentes e otimizar seu espaço de estoque.

A equipe de estoquistas deve obedecer à risca ao esquema de organização proposto e identificar de forma adequada onde vai cada produto de seu acervo. Eles devem cumprir a boa prática de movimentações, para facilitar o manuseio e a retirada dos materiais, além da mobilidade dentro do estoque.

Gostou dessas dicas? Como você consegue otimizar seu espaço de estoque? Segue outras dicas? Deixe um comentário a respeito.

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!