• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Conheça ferramentas que permitem redução de custos com logística

Você quer diminuir o seu custo em logística, mas tem dificuldades em cumprir essa tarefa? Então, você precisa ler este artigo! Nele, você vai conhecer algumas ferramentas e metodologias que geram economia nos custos com logística!

O setor de logística possui diversos gastos, como transporte de mercadorias, custo de estoque, combustível da frota, manutenção de equipamentos, perdas de prazo de validade, entre outros. Esses gastos têm impacto na sua margem de lucro e no preço do seu produto final — estudos indicam que isso triplica o preço dos alimentos.

Dessa forma, investir em ferramentas que aumentam a produtividade da sua equipe, o controle sobre processos e a organização do seu setor é essencial para diminuir os custos em logística e, com isso, melhorar a competitividade do seu negócio. Conheça agora algumas delas!

Transportation Management System (TMS)

Esse é um sistema de gestão de transporte que permite que você acompanhe com qualidade a manutenção dos seus veículos e equipamentos, monitore entregas, criando rotas mais eficientes, otimize a sua mão de obra e automatize o transporte e a movimentação de cargas.

Com isso, você diminui os custos no transporte e na movimentação de produtos dentro do seu estoque, além de aumentar a vida útil da sua frota e equipamentos por meio da realização de manutenções preventivas no tempo adequado. Além disso, você aumenta a produtividade da equipe do setor de logística da sua empresa, economizando gastos com ociosidade, e acompanha a qualidade dos seus processos.

Warehouse Management System (WMS)

O WMS é uma metodologia semelhante ao TMS, mas com um foco específico no seu armazém ou galpão de estoque. Ele consiste em um sistema de controle automatizado dos processos e rotinas dentro do estoque. A utilização dessa ferramenta permite que você crie um banco de dados em tempo real do recebimento, armazenagem e separação dos produtos do seu negócio.

Essa ferramenta também possibilita a diminuição de custos, uma vez que aumenta a eficácia dos seus processos de estocagem de materiais e produtos, otimizando a sua mão de obra e o espaço do seu armazém. O acompanhamento em tempo real também permite que você detecte erros, atuando na correção antes que eles causem impacto negativo no funcionamento da sua logística.

Metodologia Just In Time (JIT)

O JIT é uma ferramenta de otimização da produção e utilização do estoque que cria um alinhamento entre a produção e a demanda. Dessa forma, você evita comprar produtos sem necessidade e cria um estoque mínimo, de acordo com a demanda dos seus clientes.

Com a utilização dessa ferramenta, você consegue diminuir o espaço do seu estoque e evitar perda de produtos devido ao vencimento do prazo de validade.

Curva ABC

Curva ABC é uma ferramenta de análise e otimização do estoque dos seus produtos. Seu uso permite que você classifique os seus materiais e produtos de acordo com a sua relevância, planejando com maior eficácia a utilização dos seus espaços e o layout do estoque da sua empresa.

Dessa forma, você diminui a necessidade de movimentação de mercadorias dentro do seu estoque, aumentando a produtividade da sua equipe e diminuindo o desgaste dos seus equipamentos.

Enterprise Resource Planning (ERP)

A logística é um setor de alta complexidade dentro da empresa, que conta com diversos processos interdependentes e conectados entre si. Dessa forma, para melhorar a gestão dessa área, é essencial que você conte com uma ferramenta que integre todas as informações da sua empresa, permitindo uma visão global dos seus processos.

É exatamente essa a proposta do ERP. Ele vai além do setor de estoque para centralizar as informações relevantes referentes aos seus processos internos. Com isso, você é capaz de acompanhar com maior eficiência as atividades dos seus colaboradores e cruzar dados para detectar falhas ou identificar processos ineficientes.

Portanto, a utilização dessas ferramentas gera redução de custos com logística na sua empresa. Avalie com cuidado cada uma delas e identifique aquelas que melhor se adequam à realidade da sua organização. Dessa forma, você é capaz de diminuir os seus gastos, aumentar sua lucratividade e criar um diferencial para a sua empresa.

Compartilhe este texto nas suas redes sociais! Com isso, você divulga informações relevantes e ajuda outros profissionais a melhorarem a logística das suas empresas.

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!