• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Entenda mais sobre a armazenagem flow rack e seus benefícios

7 de outubro de 2019
Gestão em logística

Para que uma gestão de estoque seja realmente eficiente, é preciso que os gestores do setor adotem práticas de trabalho que auxiliem e agilizem os processos. Para isso, existe o sistema de armazenagem flow rack, uma ferramenta ideal para facilitar a rotina e aprimorar resultados logísticos.

Esse sistema de armazenagem engloba todas as funcionalidades de um arranjo perfeito para guardar produtos e materiais de diversas características, além de alocá-los com eficiência, de modo que a sua localização seja a mais precisa possível.

A seguir, apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre armazenagem flow rack, como suas principais características, os benefícios etc. Acompanhe o post até fim e saiba mais sobre o assunto!

O que é armazenagem flow rack?

Alguns dos sistemas de armazenagem mais utilizados para a organização de estoques são as estantes. Esse tipo de armazenamento é bem simples e é menos empregado para produtos de tamanho menor e não muito pesados.

Nesse sentido, o sistema de armazenamento flow rack entra na classificação de uma estante, porém, em um modelo mais arrojado.

Feito para a rotação automática de cargas leves, a utilização do sistema de armazenamento flow rack é mais indicada para selecionar e controlar materiais fracionados.

Sua estrutura é composta por prateleiras levemente inclinadas nas quais os produtos são colocados, geralmente, em caixas plásticas. O armazenamento é feito manualmente em paralelo com as linhas de transportadores, servindo os itens para embalagem e procedimentos posteriores.

Esse sistema é bem dinâmico. Nele, caixas são posicionadas sequencialmente e deslizarão sobre roletes e rodízios, sendo expedidas por um lado e recebidas por outro. Sua forma de trabalho é baseada no sistema FIFO (first in, first out, ou, traduzindo para o português, “o primeiro que entra é o primeiro que sai”), de modo que as caixas saiam pelo lado oposto e sejam disponibilizadas para a próxima etapa.

Por ação da gravidade, o sistema flow rack desloca os materiais armazenados, o que facilita a reposição do estoque e o manuseio dos produtos. Sua estrutura em forma de porta-paletes ou cantoneiras inclinadas impede interferências no processo, uma vez que a retirada da primeira caixa garante o giro automático das posteriores, o que torna o atendimento e a separação de pedidos mais eficientes.

Como funciona esse tipo de sistema?

O sistema de armazenamento flow rack divide-se em duas modalidades. Conheça a seguir!

Estrutura

A estrutura do tipo flow rack é formada por prateleiras levemente inclinadas para frente. Nela, os roletes e rodízios permitem o deslizamento de materiais que são alimentados por um lado do sistema e escorregam até a outra ponta por gravidade e, então, são dispostos para a saída por meio do método FIFO.

As guias de carregamento desse sistema são alocadas sobre trilhos de alumínio estruturados. Os rodízios são produzidos em polipropileno e são sustentados por eixo de aço galvanizado. A regulagem deles é feita com espaços do mesmo tamanho sendo apoiados sobre um quadrante desenvolvido em chapa de aço estrutural com uma capacidade que depende da carga que receberá.

Para atenderem ao projeto estrutural, os rodízios são alocados em pentes com uma regulagem flexível, o que facilita o acesso rápido e encurta as rotas, favorecendo o processo de utilização dos produtos e oferecendo eficiência para o desenvolvimento das tarefas.

Os flow racks podem ser usados em conjunto com sistemas transportadores nas áreas de picking (separação), tornando o trabalho do operador mais organizado. As prateleiras são reguláveis pela necessidade de altura operacional e de armazenagem de caixas. Podem também ser usadas em conjunto com a estrutura de mezanino a fim de proporcionar um melhor aproveitamento vertical. 

A estrutura modular do sistema de armazenamento flow rack é mais indicada para cargas não paletizadas, sendo mais utilizadas as caixas. Sua movimentação manual permite que seja empregada em qualquer setor da indústria, na distribuição ou no estoque de alto giro e baixo volume.

Reposição e fornecimento de materiais

No sistema de armazenagem flow rack, os materiais ficam armazenados na parte posterior da estrutura. Eles deslizam pelos roletes diretamente para o picking pela parte frontal da estrutura com o auxílio da gravidade, pois as prateleiras são levemente inclinadas, como dito. Logo que uma caixa é retirada do processo de picking, a próxima caixa, pela lei da física, desce até a parte anterior.

Esse sistema permite que os materiais fiquem sempre disponíveis, o que agiliza o processo de inventário, de monitoramento e de controle de estoque, já que os produtos podem ser percebidos amplamente. Ele pode ser instalado de forma independente ou sob porta-paletes para agilizar a reposição da linha.

A maneira de alimentação da linha de produção, composta de produtos fornecidos por um lado e retirados por outro, permite que as atividades sejam desenvolvidas sem qualquer interferência e com o menor deslocamento de pessoal possível. Isso aumenta a eficiência do processo, já que eleva o giro dos produtos e torna a separação e a composição dos pedidos mais ágeis, e gera até redução de custos com mão de obra.

Além disso, o sistema de armazenagem flow rack aumenta a produtividade do processo, já que esforços desnecessários são evitados. Apesar de o método de estocagem estático por porta-paletes ser oneroso, ele traz muitas vantagens consigo, sendo que, ao longo do tempo, todo esse custo pode ser abatido com as economias geradas pelo sistema.

Quais as principais vantagens do sistema de armazenamento flow rack?

São diversas as vantagens encontradas com a utilização do sistema flow rack para o armazenamento de produtos. Entre elas, podemos destacar:

  • melhor organização dos materiais;
  • facilidade na localização dos itens;
  • redução no tempo de preparo dos pedidos;
  • evitamento de perdas por prazo de validade, já que o giro dos produtos é alto;
  • aumento da produtividade;
  • redução de custos operacionais diretos e indiretos;
  • agilização do processo interno de transporte de carga;
  • elevação da capacidade de instalação etc.

A estrutura do tipo flow rack é totalmente flexível e pode ser facilmente montada e desmontada, a depender do layout da empresa. Empregada, principalmente, para cargas de peso e volume baixos, ela pode ser aplicada em qualquer local em que se deseja automatizar o manuseio de materiais.

Para empresas que buscam maximizar a produtividade do seu negócio por meio de projetos inovadores e soluções inteligentes, a fim de atingirem a excelência e a qualidade dos seus serviços, o sistema de armazenagem flow rack é o mais indicado. Agora, você já sabe como funciona essa estrutura e pode ter uma solução confiável em seus processos, assim, poderá se manter competitivo em um mercado cada vez mais exigente.

E então, gostou do nosso post sobre o assunto? Que tal aproveitar para assinar a nossa newsletter? Desse modo, você receberá atualizações e novidades direto na sua caixa de entrada.

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Nossas unidades

Temos unidades em 4 Estados

RIO GRANDE DO SUL

Berto Círio, 158,
São Luis - Canoas/RS

(51) 3785-4944

SANTA CATARINA

Rodovia José Carlos Daux,
4150 Florianópolis/SC

(48) 4042-2779

PARANÁ

Av. Cândido de Abreu, 776
Curitiba/PR

(41) 4042-3009

SÃO PAULO

Rua Sgt Alcides Oliveira, 549
São Paulo/SP

(11) 3230-6774