• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Giro de Estoque: entenda o que é e porque acompanhar de perto

Você sabe qual produto gera mais lucro para sua empresa? Quantas vezes seu estoque é renovado no período de um ano? Seus produtos costumam passar da validade?

O giro de estoque é um indicador que pode ajudar a responder essas — e outras — perguntas com confiança. E isso tem um grande impacto na gestão de estoque, na financeira e no planejamento de compra e venda dos produtos do seu negócio.

Entenda, neste artigo, o conceito de giro de estoque, como calcular esse indicador e qual o impacto de seu acompanhamento para sua empresa.

O que é giro de estoque?

De forma simplificada, podemos conceituar o giro de estoque como o número de vezes que seus produtos foram renovados em determinado período de tempo. É um indicador de desempenho do estoque, que mostra quanto da sua mercadoria foi vendido e quanto foi resposto.

Ele é aplicável a todas as empresas, independentemente do tipo de produto e do tamanho do estoque. Esse indicador impacta diretamente nos lucros e resultados de sua empresa. Entenda agora como calculá-lo!

O cálculo do giro de estoque

O giro de estoque é determinado por meio da divisão do volume total de vendas pelo volume médio do estoque. Porém, existe mais de uma forma de calculá-lo, e o primeiro passo é determinar um período de tempo como referência.

Cálculo por quantidade

Para definir o giro de estoque por quantidade, você deve dividir o número de produtos vendidos naquele período pelo número de mercadorias compradas.

Imagine que, no período de um ano, você vendeu 2.000 sacos de arroz e seu estoque médio desse produto é 400 sacos. Portanto, seu giro de estoque durante esse ano será de 2.000/400 = 5 giros por ano.

Cálculo por valor

Você também pode calcular o giro de estoque de acordo com o valor de custo do produto. Imagine, por exemplo, que você vendeu, no último ano, R$ 450.000,00 de determinada mercadoria, e o valor do estoque médio é de R$ 30.000,00. Nesse caso, o giro de estoque será de 450.000/30.000 = 15 giros por ano. Isso significa que, no período de um ano, o estoque desse produto é renovado 15 vezes.

Cálculo do tempo médio de giro

Também é possível calcular de quanto em quanto tempo seu estoque é renovado. Para isso, basta dividir o número de dias do período de tempo que você determinou pelo número de giros.

No primeiro exemplo, dos sacos de arroz, o tempo médio de giro de estoque é 365/5 = 73. Isso significa que o estoque de sacos de arroz é renovado a cada 73 dias. Já no segundo exemplo, você precisaria dividir 365 por 15, o que resulta em um tempo médio de giro de estoque de 24,3 dias.

Por que acompanhar o giro de estoque?

Acompanhar o giro de estoque é extremamente importante para a manutenção de uma boa gestão e da saúde financeira de sua empresa. Por meio desse indicador, você consegue definir quais produtos contribuem mais para o seu lucro e quais estão gerando prejuízos.

Também é possível planejar suas compras de maneira mais eficiente, determinando quando repor um produto de forma que ele não perca a validade ou se torne obsoleto e que não falte para seus clientes. O giro de estoque também dá informações sobre o equilíbrio entre a produção ou aquisição de determinada mercadoria e o ritmo de vendas.

Dessa forma, você evita criar estoques muito grandes, que ocupam espaço em seu depósito, aumentando os custos fixos de sua empresa e estagnando o capital de giro. Além disso, você evita prejuízos maiores no caso de acidentes, incêndios ou perda de validade.

Assim também se evita a falta de produtos, o que gera perda de clientes e do poder de negociação de sua empresa com os fornecedores.

Portanto, acompanhar de perto o giro de estoque é essencial para garantir a saúde financeira e a melhor gestão de seu negócio. Com isso, você aumenta sua competitividade no mercado e as probabilidades de sucesso de sua empresa.

E, para acompanhar as atualizações do nosso blog, curta nossa página no Facebook agora mesmo!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!