Certamente você já ouviu falar sobre a ISO e a ABNT. Essas normas são responsáveis por regulamentar os processos empresariais, permitindo que negócios dos mais diversos mercados estejam atuando dentro das melhores práticas de segurança e performance.
Dentro desse universo de regras e normas, também está o mercado de logística e armazéns: existem opções direcionadas para diferentes segmentos, como ISO de logística.
Quer entender mais sobre como funcionam essas regulamentações e quais são seus benefícios dentro das empresas? Continue a leitura.
O que é ISO?
O ISO é um instituto responsável por desenvolver normas, certificações e testes para aprimorar o comércio de bens e serviços.
A sigla significa Organização Internacional de Normalização, ou International Organization for Standardization, em inglês.
O órgão trabalha com 163 países, que participam dos projetos desenvolvidos e promovidos pelo instituto. No Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é um dos membros mais atuantes de todo o grupo.
A padronização das normas é fundamental para garantir a segurança e o bom funcionamento dos diversos segmentos do mercado. E isso também se aplica à logística e ao armazenamento.
As ISOs regularizam os mais diversos tipos de ações no mercado, e, por isso, é preciso que você conheça aquelas que mais se adequam à realidade do seu negócio.
ISO de logística: quais são as principais?
Existem vários tipos de ISO. Para o mundo da logística, no entanto, são três os mais importantes para uma boa gestão.
Entenda como a ISO 28000, ISO 9001 e ISO 30300 impactam no dia a dia da sua empresa e como podem transformar a sua rotina de trabalho.
1. ISO 28000
A ISO 28000 foi lançada, em 2010, no Brasil e é responsável por regulamentar um “Sistema de Gestão da Segurança da Cadeia Logística”, otimizando, assim, a atuação das empresas na área.
Mesmo antes do lançamento da ISO 28000, várias empresas já executavam algumas das recomendações previstas nessa norma, mas não da forma sistematizada que o órgão propõe.
Quando pensamos em toda a cadeia logística, a segurança se torna um dos pontos mais críticos.
Para lidar com isso, é necessário fazer um bom gerenciamento de riscos, com controle de etapas da cadeia logística e monitoramento da carga armazenada ou que será transportada.
A ISO 28000 traz, além da segurança da carga, vários outros benefícios para as empresas. São alguns deles:
- reduz os riscos nas operações;
- otimiza a gestão de riscos;
- permite o cumprimento das políticas de segurança dentro da empresa;
- aumenta os índices de satisfação de clientes;
- facilita a comunicação com fornecedores e consumidores;
- pode influenciar no aumento do faturamento;
- auxilia no cumprimento de regulamentações e leis federais, estaduais e municipais.
2. ISO 9001
A ISO 9001 é responsável pela certificação de Sistemas de Gestão de Qualidade. Por isso, define quais são os requisitos para a implementação de um sistema.
Essa norma foi elaborada pelo Comitê Técnico Qyality Mangement and Quality Assurance (ISO/TC 176).
Ela é fundamental para trazer a confiança para os clientes de que os produtos e serviços prestados pela empresa foram criados de modo constante e seguro, adquirindo a qualidade necessária e esperada pela empresa e por seus consumidores.
Empresas públicas e privadas dos mais diversos segmentos e tamanhos podem conquistar a certificação baseada na ISO 9001.
Esse documento trará um conjunto de boas práticas para garantir que a gestão da empresa siga da melhor forma possível.
Empresas certificadas pela ISO 9001 podem aplicar a ferramenta de qualidade — o ciclo PDCA — permitindo que as empresas apliquem os princípios da gestão de qualidade.
São eles:
- foco no cliente;
- liderança;
- abordagem de processo;
- abordagem sistêmica para a gestão;
- envolvimento das pessoas durante o processo;
- melhoria contínua;
- abordagem factual para a tomada de decisões;
- benefícios mútuos nas relações entre fornecedores.
3. ISO 30300
A ISO 30300 é responsável por normalizar a gestão de documentos de arquivo. Ela permite o uso dos sistemas de gestão de documentos e arquivos, chamados SGDAs, tornando as empresas capazes de trabalhar de forma organizada.
Nessa norma, é estabelecido o que é necessário para manter um sistema de gestão de documentos, e a implementação da ferramenta é comumente realizada por meio de um projeto.
Por que a ISO de logística é importante?
A ISO de logística é fundamental para que você consiga garantir a segurança da carga que está armazenada ou sendo transportada.
Além disso, também é possível:
- reduzir os índices de risco dentro do seu negócio;
- aumentar a segurança dos seus colaboradores;
- melhorar os processos internos e evitar o desperdício de tempo e dinheiro;
- manter-se dentro das normas estabelecidas a níveis municipal, estadual e federal;
- aumentar a produtividade da empresa;
- melhorar a qualidade de trabalho dos colaboradores;
- aumentar a credibilidade da sua empresa com certificações;
- melhorar a relação com seus fornecedores.
Como implementar a ISO dentro da sua empresa?
Para implementar a ISO dentro da sua empresa, é preciso acompanhar os documentos de cada uma das normas e visualizar os processos atuais do seu negócio.
Analise cada um desses detalhes e veja como eles se adequam à realidade das ISOs que serão implementadas: o que precisa ser melhorado? O que precisa ser excluído? O que pode ser mantido?
Tendo isso em mente, é preciso fazer todos os ajustes necessários.
O segredo, nesse momento, está na comunicação junto aos seus colaboradores e fornecedores: é preciso que eles estejam cientes das necessidades de mudanças e como esses novos processos ajudarão a sua empresa a alcançar resultados maiores e diferenciados.
Uma vez que todos os envolvidos no seu processo estão de acordo e devidamente alinhados com as novas normas regulamentares, é necessário manter uma rotina de monitoramento.
Entender o que é a ISO de logística e qual a importância desse investimento para a empresa é fundamental.
Como explicado ao longo do conteúdo, existem vários benefícios trazidos por cada uma dessas ISOs. Para usufruir de cada um deles, é preciso que a sua empresa se adeque a essas normas e seja capaz de entregar maior segurança para seus colaboradores.
Gostou do conteúdo ou tem alguma dúvida? Deixe um comentário.