Para ter uma rotina muito mais ágil e prática, é preciso contar com as ferramentas adequadas. Nesse contexto, a selecionadora de pedidos se tornou uma excelente alternativa para as empresas garantirem maior produtividade nos centros de distribuição.
Hoje, existem dois tipos de selecionadora de pedidos: as verticais e as horizontais. Mas, como saber qual é a solução mais interessante para a sua empresa? Como descobrir qual é a melhor alternativa para o seu negócio?
No artigo de hoje vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse tema e mostrar como a selecionadora de pedidos pode ser um excelente investimento para a sua empresa.
Continue a leitura.
O que é uma selecionadora de pedidos?
A selecionadora de pedidos é uma ferramenta utilizada nos centros de distribuição, e permite que você trabalhe com cargas fracionadas, distribuindo os produtos da sua empresa pelas mais diversas regiões de atuação do seu negócio.
Essa máquina é responsável por oferecer agilidade no dia a dia para a movimentação, fazendo a montagem de produtos vendidos e encontrando esses artigos nas prateleiras.
Imagine que você está em um corredor e existem vários produtos disponíveis. Em alguns casos, os profissionais acabam utilizando a empilhadeira. A vantagem da selecionadora de pedidos em relação à empilhadeira tradicionalmente usada é, justamente, a praticidade: o que antes exigia que o funcionário embarcasse para conseguir movimentá-la, agora pode ser feito de forma muito mais simples e ágil.
O que é melhor: selecionadora de pedidos vertical ou horizontal?
Existem dois tipos de selecionadora de pedidos disponível no mercado: as opções verticais e as horizontais.
A selecionadora horizontal permite que produtos que estão disponíveis na altura do solo sejam resgatados, e sugere que o deslocamento seja feito apenas de maneira horizontal.
Para usar esse tipo de selecionadora, é preciso que todos os produtos possam ser alcançados por alguém que não esteja usando um equipamento ou, no máximo, com o auxílio de uma escada.
Por outro lado, a selecionadora vertical permite que o operador tenha facilidade de elevar até a altura da estante, para conseguir resgatar produtos que estão muito mais altos.
Qual escolher?
A selecionadora horizontal tem uma vantagem financeira sobre a vertical: seu custo é muito menor e acaba sendo interessante.
Ela exige, no entanto, o uso de uma empilhadeira para conseguir performar bem em alguns casos, quando os produtos estão em espaços muito mais altos.
Nesse contexto, a empilhadeira pegaria o palete de produtos e o colocaria na altura do chão. Feito isso, a selecionadora horizontal entraria em ação, sendo utilizada para coletar esses itens.
Ela é uma excelente alternativa pois é muito mais fácil de ser manobrada, e pode ser a melhor opção em centros de distribuição que não trabalham com grandes volumes ou empilhamentos muito altos.
Já com a selecionadora vertical, não é necessário trabalhar com uma empilhadeira. Ela consegue fazer todo o trabalho, retirando os produtos de grandes alturas, sem a necessidade de outra ferramenta.
Pensando por esse lado, mesmo que o investimento seja um pouco maior, a selecionadora de pedidos vertical pode ser mais prática.
No entanto, é preciso ter em mente que a selecionadora de produtos vertical é capaz de fazer a montagem de apenas um palete por vez, enquanto a horizontal é capaz de acoplar até dois paletes por vez, o que garante um aumento da produtividade.
Quais são os benefícios de usar uma selecionadora?
Como explicado anteriormente, uma selecionadora de pedidos irá auxiliar nas tarefas do dia a dia.
Muitas ferramentas, se bem utilizadas, poderão impactar diretamente na produtividade e na qualidade do trabalho prestado pelos funcionários.
Por isso, esse investimento se torna tão interessante para empresas dos mais diversos portes.
1. Aumento da produtividade
A primeira grande vantagem da utilização de uma boa selecionadora de pedidos na sua empresa é o aumento da produtividade.
Sem dúvidas, essa ferramenta é capaz de tornar a rotina dos funcionários dos centros de distribuição muito mais simples e prática, aumentando a capacidade de atendimento e reduzindo o tempo gasto ao longo do dia em tarefas básicas, como colocar e retirar produtos das prateleiras.
2. Aumento da segurança dos colaboradores
A segurança dos colaboradores também é reforçada. Esses equipamentos ajudam a reduzir a necessidade de carregamento de peso e utilização de escadas e elevadores para pegar produtos em prateleiras muito altas.
Mesmo que ainda seja fundamental que os profissionais utilizem todos os equipamentos de segurança individuais, sem dúvidas essa é uma forma de reduzir os riscos de acidentes de trabalho nessas atividades.
3. Praticidade no dia a dia
Por fim, a praticidade no dia a dia também é algo que precisamos considerar, quando pensamos nesse investimento.
O trabalho das selecionadoras de pedidos irá tornar a rotina muito mais prática.
Como dito anteriormente, essa é uma excelente maneira de otimizar o tempo de trabalho dos funcionários, reduzindo o investimento em horas de trabalhos muito braçais e permitindo que eles sejam mais estratégicos.
Em alguns casos, a empresa pode notar inclusive a necessidade de reduzir a equipe, uma vez que os colaboradores conseguirão ser muito mais produtivos em suas tarefas do dia a dia.
O que considerar na hora de escolher uma selecionadora?
Na hora de escolher uma selecionadora de pedidos, é preciso considerar a realidade logística adotada dentro da sua empresa.
Se você trabalha com uma baixa rotação de produtos, talvez a selecionadora horizontal seja a melhor opção, por ter um custo de aquisição bem menor e sem a necessidade de recolher itens em posições muito distintas.
Já no caso de empresas maiores, com uma gama de produtos maior e uma rotação alta desses materiais, é necessário considerar uma selecionadora vertical, por exemplo.
Essa é a opção mais interessante para centros de distribuição que têm um grande volume de cargas e que precisam conquistar uma maior autonomia.
Quais são os diferenciais da Movimak?
Hoje a Movimak trabalha com selecionadoras de pedidos horizontais, e os equipamentos comercializados são nacionais, representando a Paletrans, uma empresa referência de mercado que atende grandes centros como Casas Bahia e Magazine Luiza.
A selecionadora de pedidos da Paletrans permite montagem de até dois paletes, por ter uma extensão maior.
Além disso, por se tratar de um produto nacional, o custo de manutenção é reduzido, o que garante às empresas um investimento menor no dia a dia de uso desse equipamento.
O segredo para comprar uma selecionadora de pedidos é, sem dúvidas, entender as necessidades da sua empresa e descobrir como essa ferramenta poderá ajudar o seu negócio.
Como vimos ao longo do conteúdo, é preciso que você conheça os tipos de selecionadora, as especificidades de cada modelo e as vantagens de cada uma delas.
Com isso em mente, é possível fazer uma escolha muito mais assertiva.
Quer comprar uma selecionadora de pedidos ou tirar todas as suas dúvidas sobre esse equipamento? Entre em contato conosco!