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Passo a passo para o planejamento logístico na sua empresa

7 de outubro de 2019
Logística

O planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental em todas as áreas da empresa. No setor logístico não é diferente.

Quando pensamos na rotina logística das empresas, é comum encontrarmos falhas e detalhes que acabam prejudicando suas vendas e, por consequência, sua rentabilidade.

Ainda são comuns os empresários que, até então, não se atentaram para a necessidade de cuidar desse setor.

Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo para explicar o que é planejamento logístico, qual sua importância e como implementá-lo dentro da sua empresa.

Vamos lá?

O que é planejamento logístico?

O planejamento logístico busca criar estratégias que sejam capazes de aumentar a produtividade da empresa, reduzindo os custos. Essas estratégias usarão metodologias, ferramentas e tecnologias diferenciadas, que ajudarão a manter o processo logístico devidamente alinhado, com alta performance e cooperando para o aumento dos resultados do negócio.

O planejamento envolve alguns detalhes, como pilares táticos, estratégicos e operacionais. Dessa forma, seremos capazes de transformar todos os objetivos macros e as metas dos departamentos da empresa em ações operacionais.

Esse investimento se faz fundamental porque, tradicionalmente, o mercado logístico possui uma rotina muito dinâmica. Dessa forma, para alguns, é impossível planejar e ter uma rotina tão organizada e previsível.

Mas a realidade não é essa: seguindo um planejamento de qualidade, é possível trabalhar de forma prática e eficiente, evitando a rotina de “apagar incêndios” e transformando o dia a dia em uma realidade muito mais produtiva.

Qual é a importância de um planejamento logístico?

Infelizmente, ainda encontramos muitos empresários que não têm consciência da importância desse investimento. 

No entanto, o planejamento logístico pode trazer diversos benefícios para os negócios, caso aplicado corretamente.

Do ponto de vista das demandas do mercado, ele permitirá que você reconheça os perfis do seu cliente, prevendo tendências de compra e, com isso, antecipando esses eventos. Com essas informações, você poderá otimizar o que está sendo vendido e oferecido para seu público, tornando a sua empresa mais competitiva e aumentando os resultados em vendas.

Prever esse comportamento do consumidor é fundamental para evitar que produtos fiquem escassos no estoque.

Do ponto de vista do cliente, um bom planejamento logístico permite não só a redução dos preços, mas também muito mais agilidade e rapidez na entrega dos produtos. 

Sem dúvidas, o atraso nas entregas gera incômodos e insatisfação junto aos clientes. Quando trabalhamos com o planejamento logístico, conseguimos entregar muito mais satisfação e qualidade para os consumidores.

E, é claro, quando pensamos no estoque, conseguimos garantir que os consumidores encontrem os produtos desejados devido ao controle de estoque e à análise do histórico sazonal de compra. 

Quanto melhor o controle de estoque, menores as chances de perder produtos encalhados no e maiores as possibilidades de otimizar as vendas do seu negócio.

Como estruturar um planejamento logístico?

Ter um planejamento logístico de qualidade é uma medida importantíssima para o crescimento da sua empresa.

De nada adianta ter excelentes produtos, com promessas de ajudar a resolver todos os problemas dos seus consumidores, se você não consegue entregá-los com agilidade e da melhor forma possível para os seus clientes.

Pensando nisso, é preciso aprender a estruturar um planejamento logístico na sua empresa.

Vamos ao que precisa ser feito.

Otimize seu controle de estoque

O primeiro passo para estruturar um bom planejamento logístico é otimizar seu controle de estoque.

Afinal, mais que ter um bom parceiro responsável pelas entregas, é fundamental ter um estoque bem gerido, capaz de fornecer todos os produtos para seus clientes.

Busque entender como está o seu controle de estoqueApesar de ser um tema muito importante, não são raros os casos de empresas que negligenciam esse cuidado e acabam deixando de lado esse detalhe.

Avalie como está a quantidade de produtos previstos no seu estoque, se eles circulam ou se ficam estagnados. Pense nos seus fornecedores e como é a sua relação com esses parceiros.

Avalie também as vendas mês a mês e os eventos sazonais: eles influenciam o seu negócio? São responsáveis por um oscilar de vendas e demandas? 

Tenha fornecedores de confiança

Ter fornecedores de confiança é um dos passos mais importantes para ter um setor logístico bem estruturado.

É preciso pensar na sua relação com esses parceiros e entender como estão sendo feitos os trabalhos. Existem falhas que precisam ser corrigidas? Existem alinhamentos que precisam ser feitos?

Você precisa oferecer a seus clientes produtos de qualidade, com preços bons e entregas ágeis. Você recebe ajuda de seus fornecedores para alcançar esse resultado?

Para identificar essas informações, avalie:

  • como são os preços praticados pelos seus fornecedores;

  • como é o contrato de serviço que vocês possuem, e veja se o que foi vendido está atendendo às suas necessidades;

  • a necessidade de buscar por outras opções no mercado para saber quais são as condições oferecidas por outras empresas.

Monitore o transporte

Um outro detalhe que merece atenção e é uma das etapas mais importantes da logística: transporte.

Mesmo que você se esforce para entregar o melhor produto, com um preço acessível e excelentes condições para o seu cliente, se a transportadora não fizer um bom trabalho na etapa final do processo de compra, como ficará a satisfação do seu público?

Dentro desse ponto, você precisa avaliar duas possibilidades:

  • ter uma transportadora própria, onde você terá uma frota para fazer as entregas e atender à demanda. Nesse contexto, você precisará ter o cuidado de mensurar os custos de ter uma frota própria, como manutenção de carros, abastecimento etc;

  • ter uma transportadora terceirizada, onde você terá um parceiro responsável por realizar essa etapa. Apesar de existirem diversas formas de ter uma transportadora terceirizada, a opção mais assertiva é firmar uma parceria onde ambos os lados estejam focados em entregar a melhor experiência para os consumidores.

Defina e acompanhe indicadores de sucesso

Depois de trabalhar com todas essas questões, é preciso definir também quais são as metas da empresa e os indicadores-chave de performance de cada uma delas.

Com isso definido, estipule uma frequência para acompanhar esses números e faça melhorias contínuas para tornar seu planejamento cada vez mais redondo e eficiente.

O planejamento logístico permitirá, portanto, que você entregue muito mais qualidade e agilidade para os seus clientes.

Além disso, ele também está envolvido no aumento dos lucros e no crescimento da satisfação dos seus consumidores, o que ajudará a reforçar ainda mais seus diferenciais competitivos.

Quer se aprofundar ainda mais nesse assunto e transformar a sua empresa em um verdadeiro sucesso? Leia nosso artigo Planejamento de distribuição: entenda como afeta a logística da sua empresa!

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