• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Por que você deve fazer controle de pallets?

14 de outubro de 2019
Gestão em logística

Sem dúvida, o pallet foi uma revolução no mundo da logística. Além de facilitar todo o processo do transporte de carga, ele pode ser feito a partir de diferentes materiais, adequando-se às necessidades da carga transportada. Mas, para que esses benefícios sejam aproveitados ao máximo, é preciso realizar um bom controle de pallets.

Apesar de eles terem, em geral, um custo baixo, esse controle serve tanto para monitorar a chegada e saída de produtos quanto para avaliar se o material precisa de manutenção. Assim, é possível aumentar sua sobrevida e otimizar o processo logístico do armazém.

Então, ficou interessado? Continue lendo para conferir mais algumas vantagens da utilização e do controle de pallets, além de entender como esse equipamento pode alavancar o seu processo logístico!

Quais são os benefícios do uso de pallets?

Como dissemos, esse equipamento é muito dinâmico e pode ser fabricado a partir de diferentes matérias-primas, para atender às suas necessidades. Confira, a seguir, as principais vantagens dos pallets!

Otimizam o espaço

Como possibilita o empilhamento em blocos, o uso de pallets viabiliza a utilização do seu espaço vertical, garantindo uma maior otimização do espaço do armazém.

Com alguns ajustes, por exemplo, é possível criar estantes de pallets — porém, é necessário analisar se a matéria-prima utilizada suporta o peso dos demais materiais. Também é possível compactar a carga. Assim, você economiza espaço e ganha agilidade no transporte!

Oferecem mais velocidade e reduzem custos

Outra grande vantagem da utilização de pallets é a redução de custos, especialmente no quesito homem/hora, devido à agilidade de transporte e menor necessidade de viagens para alocar a carga. Ou seja, o tempo de trabalho é menor.

Aliás, a utilização de transpaleteiras auxilia, e muito, esse quesito, pois permite que um colaborador mova mais de um pallet por vez. Dessa forma, todo o processo acontece de forma otimizada e ágil.

Garantem menos acidentes e mais segurança

O transporte manual e individual dos produtos, em geral, tem maiores chances de gerar acidentes. Imagine uma pessoa carregando diversos materiais de uma vez: é fácil, por exemplo, que um deles caia e seja danificado. Da mesma forma, um produto muito pesado aumenta as chances de o trabalhador sofrer alguma lesão na coluna e joelhos ao transportá-lo.

Esses dois casos, porém, podem ser evitados com a compactação dos materiais e o transporte adequado por meio de transpaleteiras elétricas ou manuais. Com isso, além de toda agilidade adquirida, os funcionários ganham mais segurança na realização de suas atividades.

Exigem baixa manutenção

Além de exigirem um investimento baixo, os pallets quase não precisam de manutenção. Quando danificados, eles podem ser substituídos facilmente — desde que se tenha um controle de pallets efetivo.

Além disso, caso você esteja incerto do investimento e da manutenção, ainda é possível alugar pallets. Você pode testar como eles seriam utilizados na indústria e, depois de convencido, investir na obtenção desse equipamento.

Podem ser aplicados em diversas indústrias

Por serem produzidos em diferentes materiais, os pallets podem ser aplicados no transporte de diversos itens.

O equipamento mais convencional é feito de madeira e serve para a movimentação da maioria dos produtos. Já para alimentos, por exemplo, é interessante a utilização de pallets de plástico ou metal, uma vez que a madeira pode conter microrganismos que, em contato com matéria orgânica, proliferam e acabam interferindo na qualidade do produto.

Quais práticas devo adotar para o controle de pallets?

De fato, para aproveitar ao máximo todas as vantagens que citamos até aqui, é importante adotar algumas práticas de controle de pallets. Vejamos, então, quais são elas!

Identificação de lote

Uma das formas de controlar a entrada e a saída de materiais é identificar os pallets. Isso pode ser feito pela utilização de um código de barras ou QR code. Com eles, você consegue mapear o destino do pallet, a mercadoria contida nele, a data de empacotamento, e muito mais!

Caso não seja viável a utilização dessa tecnologia, você também pode etiquetar manualmente cada unidade. Ainda que seja mais trabalhoso, esse processo tem baixo custo de investimento e é muito efetivo.

Controle do inventário por meio dos pallets

Além da identificação, é interessante incluir os pallets na organização do inventário, uma vez que eles facilitam a localização dos produtos.

Com todos os materiais do estoque mapeados, você auxilia o trabalho dos colaboradores para encontrar e transportar uma carga. Isso permite ainda que você reduza os custos processuais — além de aumentar a segurança do armazém e evitar roubos ou perda de materiais.

Auxílio ao planejamento financeiro

Um ponto que às vezes passa despercebido é que, por meio do controle de pallets, é mais fácil realizar um planejamento financeiro para reduzir custos, uma vez que o gestor tem uma visão mais ampla do seu estoque.

Como é possível analisar os gastos levantados anteriormente e prever os futuros, o gestor consegue desenvolver estratégias para otimizar o transporte desses materiais, analisando quais têm maior custo-benefício para o negócio em conjunto com a direção da empresa.

Integração com os demais setores da empresa

Como o uso de pallets auxilia a unificação de cargas e são facilmente identificáveis, você ainda pode integrar o armazenamento de materiais com outros setores da empresa. Um exemplo disso é a maior facilidade para controlar as compras e vendas dos produtos. Quando se tem um modelo de controle de pallets efetivo, os relatórios de gerenciamento dos materiais podem ser utilizados para o setor administrativo, financeiro e até para fins de marketing.

Enfim, como você pode ver, os pallets são extremamente benéficos para o universo da logística e do transporte de cargas. Eles simplificam a gestão, são facilmente transportáveis, podem ser empilhados para se utilizar o espaço vertical, reduzem gastos e tem baixo custo de investimento e manutenção.

Além de todas essas vantagens, um controle de pallets efetivo dá a você uma ampla visão do inventário e evita a perda de materiais por roubo. Com isso, vem também a oportunidade de desenvolver estratégias para integrar melhor o armazenamento e transporte com outros setores da empresa — além da análise e previsão de gastos que podem ser utilizados no planejamento financeiro!

Então, gostou de saber mais sobre o controle de pallets e suas principais vantagens? Para ficar por dentro de mais conteúdos como este, acompanhe a nossa página no Facebook!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Nossas unidades

Temos unidades em 4 Estados

RIO GRANDE DO SUL

Berto Círio, 158,
São Luis - Canoas/RS

(51) 3785-4944

SANTA CATARINA

Rodovia José Carlos Daux,
4150 Florianópolis/SC

(48) 4042-2779

PARANÁ

Av. Cândido de Abreu, 776
Curitiba/PR

(41) 4042-3009

SÃO PAULO

Rua Sgt Alcides Oliveira, 549
São Paulo/SP

(11) 3230-6774