• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

[Post Estendido] Como otimizar o espaço de estoque da sua empresa?

28 de agosto de 2018
Baterias tracionárias

Como você organiza o estoque da sua empresa? Você utiliza alguma metodologia específica para controlar a disposição dos produtos armazenados? Seus colaboradores enfrentam dificuldades para encontrar materiais ou perdem mercadorias devido ao esquecimento no estoque? Otimizar espaço de estoque e realizar a manutenção desse local não é tão simples quanto parece.

Porém, esse processo é essencial para as atividades da sua empresa, podendo ser o diferencial entre o sucesso ou a falência do negócio. Portanto, otimizar o espaço de estoque é essencial para garantir uma gestão de qualidade e processos eficazes na sua empresa. Dessa forma, você evita perda ou excesso de itens no acervo.

Entenda agora a importância de uma gestão de estoque de qualidade para o seu negócio e descubra dicas para resolver esse problema e organizar o espaço do estoque com eficiência na sua empresa!

A importância de uma gestão de estoque eficaz

A gestão de estoque é um assunto fundamental para o bom funcionamento e a lucratividade do negócio. Afinal, é lá que estão armazenados todos os produtos que você oferece aos seus clientes.

Dessa forma, uma boa gestão de estoque permite que você controle os recursos da sua empresa com eficiência. Com isso, evita-se a perda de materiais devido ao esquecimento, principalmente quando se fala no setor alimentício, além de evitar também a falta de produtos para o seu público consumidor.

Além disso, você facilita a disponibilidade dos materiais armazenados para o uso da sua equipe. Isso aumenta a produtividade do time, já que os colaboradores não precisam investir tempo na busca pelos materiais necessários, uma vez que eles estão localizados de forma a facilitar o acesso.

A otimização de processos também garante que você utilize o espaço do estoque da melhor maneira possível, ajuste os fluxos e movimentações de itens nos depósitos e alcance um ótimo equilíbrio dentro do acervo.

As melhores dicas para otimizar o espaço de estoque

Portanto, otimizar o espaço de estoque da sua empresa é essencial para uma gestão eficiente e para a melhoria dos processos internos da organização. Porém, você sabe como fazer isso? Descubra agora com as nossas dicas!

Realize um inventário periodicamente

Você sabe exatamente quais produtos fazem parte do seu estoque hoje e qual a quantidade de cada um deles? Essa informação é essencial para otimizar o espaço de estoque e investir em uma gestão eficiente dos processos de logística da sua empresa.

Realize um inventário de todo o material da organização, contabilizando o volume de produtos, sua localização, data de vencimento e, inclusive, preço e data de aquisição. Realize esse processo periodicamente, atualizando os seus registros com frequência.

Dessa forma, você tem consciência do seu patrimônio estocado e de quais produtos estão próximos da data de vencimento. Além disso, você consegue identificar investimentos parados e necessidade de reposição de mercadorias.

Mantenha o estoque organizado

Invista no layout de estoque da sua empresa, separando os materiais de acordo com as suas características — como produtos alimentícios, produtos de limpeza, entre outros —, composição química, vencimento, fluxo de saída, e outras categorias que você julgar necessárias.

Mantenha esse registro catalogado, contendo os nomes dos produtos e o número de série. Dessa forma, você é capaz de criar um esquema de organização dos itens que evite perdas ocasionais e prejuízos para a empresa.

Controle o fluxo de produtos

Controle o fluxo de entrada e saída dos produtos da sua empresa. Para isso, é preciso que você registre todos os produtos adquiridos, assim como todas as vendas realizadas, e cruze esses dados.

Com isso, você consegue identificar os produtos com maior e menor saída do estoque, organizando o seu espaço de forma a facilitar o trabalho de reposição dos seus colaboradores.

Além disso, você pode evitar manter grande quantidade de materiais que têm baixa rotatividade. Esses produtos, além de ocuparem um espaço desnecessário, diminuem a mobilidade do capital de giro de sua empresa, uma vez que todo produto estocado gera um custo para a organização.

Capacite a sua equipe

A sua equipe é a principal responsável por organizar o espaço de estoque da sua empresa. Portanto, é essencial que os seus colaboradores entendam a melhor forma de realizar as atividades, aprendendo a lidar com cada um dos materiais armazenados e evitando acidentes.

Invista na capacitação da equipe para que os seus colaboradores obedeçam à risca o esquema de organização proposto. Além disso, eles devem ser capazes de identificar a forma adequada de armazenar materiais e cumprir com boas práticas de movimentação de mercadorias, facilitando o manuseio e a entrada e saída de produtos no estoque.

Considere a utilização de self-storages

Self-storages são pequenos espaços que podem ser alugados para a armazenagem das suas mercadorias. Ele é um box de armazenamento e pode ser alugado de acordo com as necessidades da sua empresa.

Dessa forma, você concentra produtos em um só lugar e pode investir no armazenamento mais eficiente das mercadorias da sua loja. Ademais, pode utilizar essa estratégia apenas em épocas nas quais a demanda por produtos é maior — como no Natal, por exemplo —, evitando a desorganização do seu estoque tradicional devido ao acúmulo de produtos.

Invista na tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada na otimização do espaço de estoque da sua empresa. Você pode investir em máquinas que facilitem a movimentação de materiais, tanto na entrada quanto na saída de produtos.

Além disso, é possível contar com softwares de gestão que têm módulos de controle integrados. Esse sistema pode ser utilizado para registro do inventário e atualização automática sobre a entrada e saída de mercadorias do seu estoque.

Otimizar o espaço de estoque da sua empresa é essencial para ganhar eficiência e reduzir custos logísticos da organização. Comece hoje mesmo a investir em um layout eficiente para o seu armazém e considere a utilização de tecnologias específicas para essa finalidade no processo.

Ficou com alguma dúvida ou quer contar como você organiza o espaço de estoque na sua empresa? Então aproveite para deixar um comentário abaixo! Estamos ansiosos para saber como este artigo o ajudou a otimizar espaço de estoque do seu negócio.

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!