• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Previsão de demanda: 6 benefícios para a gestão da sua empresa

21 de maio de 2018
Gestão de Frotas

Parece quase impossível prever quantos produtos serão vendidos no próximo mês, não é mesmo? Porém, apesar de ser uma tarefa desafiadora, existem técnicas que podem ajudar (e muito!) nesse processo: e a previsão de demanda é uma delas!

Portanto, se você tem dificuldades em realizar uma boa previsão de demanda, continue lendo o artigo que preparamos e entenda o que é e como esse processo pode gerar benefícios para a sua empresa! Vamos lá?

O que é previsão de demanda?

A previsão de demanda se trata de basicamente antecipar qual será a venda da empresa em determinado período de tempo. Ou seja, esse processo consiste na identificação — a mais próxima possível da realidade — de quantos produtos serão solicitados pelos seus clientes, de que tipo e em que quantidade, no próximo mês, semestre ou ano.

Portanto, se você vende carros, por exemplo, pode determinar por meio da previsão de demanda qual o interesse do mercado consumidor da sua cidade nos veículos do tipo A para o próximo semestre. Com isso, pode fazer uma previsão de demanda por mão de obra, matéria-prima, transporte do veículo até a concessionária, entre outros.

Qual a importância da previsão de demanda?

A previsão de demanda é essencial para o planejamento de quase todos os processos do seu negócio, uma vez que é o ponto de partida para identificar a necessidade de contratação de colaboradores, compra de produtos para estoque, previsão de despesas e receitas futuras, entre outros.

Além disso, é esse processo que embasa a maioria das decisões tomadas em relação ao futuro do seu negócio.

Isso porque, por meio da previsão do interesse do mercado consumidor nos seus produtos, é possível montar uma estratégia clara do funcionamento da sua empresa para atender a essa demanda. Ou seja, você consegue ajustar os seus processos internos às necessidades dos clientes.

Quais são as etapas da previsão de demanda?

Para realizar a previsão de demanda com eficiência, é necessário avaliar uma série de fatores. Entre eles, estão o histórico de vendas nos meses anteriores, histórico de crescimento da empresa, a evolução do preço dos produtos, aumento da concorrência e situação econômica do país como um todo.

Além da análise desses fatores, algumas etapas devem ser seguidas para que a previsão de demanda seja realizada na sua empresa. Descubra agora quais são elas!

Defina o objetivo

Você pode prever a demanda da sua empresa devido às diversas necessidades do negócio. Ou seja, pode ser que você tenha interesse em definir a quantidade de funcionários necessários no próximo ano. É possível ainda que você queira entender quantos produtos de determinado tipo precisa solicitar ao fornecedor no próximo semestre.

Também é importante definir o período de tempo no qual você quer entender a demanda pelos seus produtos. Você pode realizar uma previsão de demanda em curto, médio ou longo prazo, dependendo dos seus objetivos.

Portanto, entender o porquê da realização da previsão de demanda e o horizonte temporal a ser analisado é essencial para que você dê os próximos passos do processo.

Escolha uma metodologia

Existem diversas metodologias para a realização da previsão de demanda na sua empresa. A escolha vai depender das suas necessidades específicas e objetivos predefinidos. Entenda cada uma das técnicas e estabeleça a que será utilizada na sua empresa.

Colete e analise os dados

Agora é o momento de colocar a mão na massa e efetivamente realizar a previsão de demanda. Colete todos os dados de acordo com a metodologia escolhida e analise os dados com cuidado.

Provavelmente, você obterá um número e uma margem de erro. Ou seja, no caso do carro do tipo A, você pode descobrir que a demanda será por 1536 veículos, com margem de erro de 5. Isso significa que a empresa deverá vender entre 1531 e 1541 veículos no próximo semestre.

Com isso, você pode analisar os resultados e realizar as ações necessárias na sua empresa para atender à demanda estipulada.

Quais são os benefícios da previsão de demanda?

Existem muitas vantagens em realizar o processo de previsão de demanda no seu negócio. Entenda agora quais são elas!

1. Melhora a alocação da sua equipe

Com a previsão de demanda em mãos, você é capaz de determinar quantos colaboradores vai precisar para suprir as necessidades dos seus clientes. Com isso, é possível reorganizar a alocação da sua mão de obra de maneira estratégica.

2. Evita desperdício e falta de produtos

Ao prever a demanda futura, você consegue realizar compras de matéria-prima e produtos com mais consciência. Dessa forma, você evita perder produtos devido à data de validade, assim como consegue suprir a necessidade de materiais da sua empresa, evitando a falta para os seus clientes.

3. Deixa o processo de tomada de decisão mais consciente

Esse processo permite que você identifique o que o mercado vai exigir da sua empresa no futuro. É possível fazer previsões de crescimento ou planejar estratégias para manutenção dos lucros de acordo com o futuro da economia do país. Portanto, a tomada de decisão sobre o futuro da sua empresa passa a ser baseada em informações sólidas e confiáveis.

4. Aumenta seu poder de negociação com fornecedores

A previsão de demanda permite que você identifique a necessidade de compra de determinado produto em longo prazo. Você é capaz de adquirir uma maior quantidade de produtos de uma só vez ou estabelecer contratos de parceria com os seus fornecedores, o que pode diminuir o preço de custo dessas mercadorias.

5. Melhora o entendimento do futuro do mercado

A previsão de demanda exige que você realize uma análise do futuro da economia do país e do mercado da área de atuação do seu negócio. Desse modo, você passa a ter um entendimento global do futuro do mercado consumidor, o que melhora a gestão da sua empresa como um todo.

6. Diminui custos com estoque

O estoque gera grande custo para a sua empresa, uma vez que exige armazenagem de mercadorias em um espaço físico e consiste em capital de giro estagnado na empresa. Tendo isso em vista, o ideal é que ele seja o menor possível.

Com a previsão de demanda, você é capaz de estimar com precisão a quantidade de produtos necessários, trabalhando de forma mais próxima à realidade do mercado. Isso diminui o tamanho do seu estoque e, consequentemente, os custos para a sua empresa.

Com este artigo, você foi capaz de perceber que a previsão de demanda é um processo extremamente valioso para o seu negócio. Então, o que você está esperando para investir nessa metodologia hoje mesmo?

E não se esqueça de deixar um comentário abaixo! Estamos ansiosos para saber como o artigo ajudou na gestão da sua empresa e esclarecer dúvidas sobre o processo!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!