• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Saiba como escolher a empilhadeira ideal para seu negócio

11 de janeiro de 2018
Empilhadeiras

A logística é um setor muito importante para o sucesso de um negócio e, via de regra, precisa de equipamentos modernos para alcançar sua máxima performance. No entanto, muitos gerentes logísticos acabam enfrentando dificuldades ao escolher a empilhadeira ideal às suas necessidades e, em muitos casos, realizam aquisições pouco eficientes.

Diante desse problema, trouxemos para o blog um artigo que tem como objetivo ajudá-lo a definir o tipo de empilhadeira que atenderá melhor o seu setor e, portanto, representará um investimento inteligente.

Caso você tenha se deparado com esse impasse ou queria aprender um pouco mais e se tornar um profissional mais qualificado, não deixe de conferir os tópicos seguintes!

O papel das empilhadeiras no setor de logística

A logística é comumente associada aos processos de gestão de estoque, armazenamento, transporte e distribuição de mercadorias. Conforme dito, trata-se de um setor fundamental para o crescimento empresarial e merece atenção especial no que diz respeito ao uso de equipamentos adequados.

As empilhadeiras são ferramentas bastante utilizadas no cotidiano do setor, uma vez que permitem o deslocamento e organização de materiais pesados, reduzindo o esforço físico e o tempo gasto nessas atividades.

Não há dúvidas de que os processos logísticos se tornam muito mais ágeis e simples com o auxílio dessa tecnologia que, aliás, pode ser considerada um investimento essencial. Assim, independentemente do seu ramo de atuação, é importante contar com o auxílio desse equipamento.

Aspectos a serem observados ao escolher a empilhadeira ideal

Após compreender a importância das empilhadeiras, podemos, enfim, apresentar os aspectos que devem ser observados ao escolher o equipamento que melhor atende às suas necessidades.

Existem inúmeros modelos de empilhadeiras no mercado e cada uma delas possui características e benefícios importantes. Por isso, para escolher aquela que é considerada ideal para sua empresa, é necessário ficar atento a alguns detalhes. Acompanhe:

Tipo de produto a ser manuseado

A escolha da melhor empilhadeira deve observar, em primeiro lugar, o tipo de produto com o qual sua empresa trabalha. Cada mercadoria demanda um cuidado específico, e isso precisa ser levado em consideração ao adquirir suas ferramentas. Assim, sendo, observe:

  • natureza do produto — limpeza, cosméticos, alimentos, frágeis, etc.;
  • valor do produto;
  • nível de fragilidade no manuseio;
  • risco de contaminação;
  • sazonalidade — como no caso de brinquedos, sorvetes e bebidas;

Volume a ser armazenado

A quantidade de materiais a ser armazenado também deve ser analisada, uma vez que interfere diretamente na escolha da empilhadeira e também das estantes de armazenamento.

Lembrando que não analisar esse fator é um risco, já que você poderá adquirir um produto acima de sua necessidade e que, necessariamente, consumirá mais combustível e energia, além de ocupar mais espaço no armazém e significar um custo de manutenção mais alto.

Giro de estoque

Em geral, quanto maior o giro de estoque, mais agilidade e eficiência deve ter o setor de logística. Por isso, quando há uma grande entrada e saída de mercadorias nos armazéns, é importante contar com equipamentos mais ágeis, econômicos e modernos.

Além disso, quando o Centro de Distribuição está localizado mais próximo do consumidor final, é natural que a dinâmica seja mais intensa, demandando uma empilhadeira maior e mais rápida.

Condições do piso no centro de distribuição

Não deixe de conferir a situação em que se encontra o piso do seu local de trabalho. Em geral, pisos irregulares, com buracos e falhas podem prejudicar o funcionamento de empilhadeiras elétricas, exigindo mais manutenções.

Por outro lado, em locais em que o piso é mais regular, esse equipamento pode ser uma excelente opção, uma vez que os pneus e o motor serão preservados por mais tempo.

Peso da carga a ser movimentada

Este é um dos aspectos mais relevantes ao escolher o modelo de empilhadeira ideal, por influenciar na produtividade e segurança das operações no setor.

Assim, observe a capacidade de carga máxima do equipamento que pretende adquirir. Lembre-se de que as empilhadeiras não elevam sua carga nominal até sua altura máxima. Por isso, fique atento às orientações do fabricante em relação à sua capacidade residual.

Altura que a carga precisa ser elevada

Imagine comprar uma empilhadeira que alcance até 5 metros, mas que precise trabalhar em lugares com prateleiras e estantes que chegam a 8 metros de altura. Isso, certamente, representa um problema e perda de eficiência para o seu setor.

Dessa maneira, é imprescindível conferir a que altura a empilhadeira consegue suspender a carga e assegurar que ela é compatível com a última longarina da estante. Além disso, observe a altura do pé-direito do armazém, das vigas e a necessidade dessa empilhadeira precisar ser colocada dentro de caminhões e contêineres.

Largura dos corredores do estoque

A largura dos corredores é uma situação que, muitas vezes, é ignorada pelos gerentes logísticos, mas que pode influenciar na escolha da melhor empilhadeira.

Visando otimizar espaço dentro do estoque, é comum a redução dos corredores. Nesse caso, é aconselhável o uso de uma empilhadeira retrátil, uma vez que ela se movimenta lateralmente, necessitando de menos espaço para se deslocar.

Qualidade e confiabilidade do fabricante

Por último, mas não menos importante, é necessário observar a qualidade do equipamento e a credibilidade e confiabilidade do fabricante. Optar por uma empilhadeira de qualidade é essencial para assegurar bons resultados e não ter custos excessivos com manutenções.

Uma estratégia interessante é a opção pela locação desses equipamentos. Dessa maneira, seu negócio não terá de arcar com o custo elevado de aquisição e poderá escolher sempre os melhores modelos, contando, ainda, com um bom suporte e manutenção, o que facilita a tarefa de manter sua frota de empilhadeira sempre em operação.

No post de hoje, você percebeu que escolher a empilhadeira ideal depende de uma análise precisa de inúmeros fatores. Todos os pontos aqui apresentados são fundamentais e devem ser levados em consideração ao montar sua frota. Por isso, seja cuidadoso e criterioso, analise os aspectos relevantes e não deixe de procurar por parceiros sérios e com experiência no mercado.

Quer montar uma frota de empilhadeiras adequada às suas necessidades? Entre em contato com a Movimak! Temos a solução ideal para você!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!