O sistema de armazenagem drive-in é uma estrutura construída por blocos contínuos de armazenagem que oferecem melhor aproveitamento do local, reduzindo a quantidade de corredores para a movimentação das empilhadeiras. Basicamente esse sistema amplifica a capacidade de estocagem e acelera os processos da operação.
Além disso, o sistema é recomendado para para armazéns que operam com grande volume de uma mesma mercadoria e fazem a entrada e saída de produtos em paralelo com grandes quantidades. Por fim, esse sistema oferece alta capacidade de armazenagem por metro quadrado, ocasionada pela subtração de corredores.
Continue a leitura abaixo e saiba mais sobre o sistema de armazenagem drive-in!
Características
Basicamente a estrutura do sistema drive-in é composta por montantes verticais que são encaixados nos trilhos e braços ajustáveis à sua altura. Os montantes são formados por duas pilastras, que estão ligadas por diagonais e travessas, manipulando um rígido quadro vertical.
Isso origina planos de carga horizontais, permitindo, assim, colocar os paletes sobre os trilhos. É válido ressaltar que os blocos de estruturas contínuas não possuem vigas centrais que impossibilitem a entrada e o manuseio da empilhadeira.
É importante salientar que a escolha correta do sistema de armazenagem faz toda a diferença para a empresa, levando em consideração as soluções necessárias para suas atividades, como:
- separação e frequência da utilização das mercadorias;
- produtividade;
- capacidade de atendimento;
- área total disponível;
- projeção de crescimento etc.
Esse sistema permite eficácia e solução inteligente para sua operação logística. Confira agora suas características:
- permite carga e descarga independente em seu sistema;
- garante o aproveitamento do espaço em nível máximo;
- oferece armazenamento sazonal;
- permite facilmente sua extensão, atendendo as necessidades do cliente;
- trabalha com grandes quantidades de um mesmo material.
O armazenamento correto no sistema drive-in é necessário para que as cargas sejam acomodadas no fundo das prateleiras, originando duas fileiras. O endereço precisa ser fixado nas prateleiras do drive-in, podendo ser colocado de baixo para cima ou de cima para baixo.
Já as empilhadeiras, dentro do sistema drive-in, são capazes de adentrar nas posições dos paletes armazenados nas prateleiras, viabilizando o uso do método LIFO (last in first out – último que entra, primeiro que sai), em conformidade com as necessidades da empresa.
Portanto, este sistema estruturado na modalidade de armazenamento drive-in permite a combinação das vantagens do armazenamento convencional com o armazenamento em blocos, propiciando uma proteção maior aos materiais, permitindo grande altura de empilhamento e utilizando melhor o espaço.
Funcionamento
No funcionamento de armazenagem drive-in, especifica-se a operação como método LIFO, onde obrigatoriamente, o primeiro que sai é o último que entra, ou seja, a estrutura de armazenagem dispõe apenas de um corredor de entrada, onde a carga e a descarga são processadas em posições inversas.
Sendo assim, é possível simplificar a manipulação das mercadorias e diminuir o risco de danos, visto que não haverá transições constantes na organização dos seus estoques.
Por fim, o sistema é montado de forma que as empilhadeiras possam se mobilizar dentro de sua própria estrutura, depositando os porta- paletes em modo longitudinal, permitindo fazer tanto o abastecimento quanto a retirada das mercadorias.
Vantagens
No caso de empresas que não têm o índice de rotatividade de seus estoques elevado, o sistema de armazenamento drive-in oferece as seguintes vantagens:
- reduz a extensão dos corredores;
- proporciona maior proteção para as mercadorias armazenadas;
- dispensa o uso de uma empilhadeira específica, ;
- conta com estrutura funcional, ;
- oferece facilidade na localização das mercadorias;
- requer baixo investimento;
- otimiza o espaço pelo fato desse sistema utilizar a metade de um porta palete convencional;
Diante dessas vantagens, a modalidade se torna uma boa prática de implantação na operação para otimizar seu espaço e melhorar sua economia.
Indicações e contraindicações
O método é mais eficiente nos serviços de logística no qual a rotação tem menor frequência, mas também pode ser utilizado em empresas com maior movimentação, desde que a armazenagem seja muito bem planejada.
Logo, esse tipo de estrutura não é apropriada para indústrias que precisam constantemente estar em movimento. Porém, o drive-in é ideal para indústrias mobiliárias e metalúrgicas que armazenam grande número de peças para sua fabricação.
Assim como toda a estrutura de armazenagem, também existem algumas contraindicações:
- Não é aconselhável empregar esse modelo para mercadorias com curtos prazos de validade, caso contrário a sua implantação irá exigir um planejamento logístico e operacional mais preciso.
- Para empresas que trabalham com produtos que demandam separação de modo fragmentado, também não se recomenda essa estrutura.
Para que se tenha um melhor aproveitamento de espaço e eficácia nas atividades de manipulação, é de grande necessidade trabalhar com um projeto que esteja em conformidade com as dimensões do armazém.
Finalizando, o sistema de armazenagem drive-in é uma boa escolha para as empresas nas quais a estocagem não é manipulada com grande periodicidade, pois esse tipo de sistema viabiliza os custos da organização por meio da potencialização do layout do armazém.
Gostou? Então aproveite sua visita em nosso blog e também aprenda mais sobre como o uso de equipamentos pode agilizar a pesagem de materiais!
Entre em contato conosco, estamos à disposição!