Caro leitor, se você é gestor de logística ou de manutenção, é provável que já tenha visto uma bateria tracionária em alguma empilhadeira elétrica. Também é muito provável que essa bateria tenha oxidado a caixa metálica ou ao menos você deve ter visto manchas brancas na empilhadeira elétrica, no piso ou na parte superior da bateria.
Porque isso ocorre com minha bateria tracionária ?
A principal causa disso é falha de operação. Ocorre que o colaborador encarregado, abastece a bateria da maneira incorreta. Por estar com excesso de eletrólito o ácido acaba saindo de dentro do elemento e contaminando a caixa da bateria, a empilhadeira elétrica e o piso do armazém.
(base coletada da empilhadeira elétrica retrátil contaminada pelo ácido derramado da bateria tracionária)
Como resolver esse problema nas minhas baterias tracionárias?
1. ABASTECER A BATERIA TRACIONÁRIA NO MOMENTO CERTO:
O abastecimento da bateria tracionária com água deionizada, deve ser efetuado SEMPRE APÓS o carregador concluir a carga.
2. ABASTECER A BATERIA TRACIONÁRIA COM A QUANTIDADE CORRETA DE ÀGUA DEIONIZADA:
Frequentemente as baterias são abastecidas em excesso, sendo que a quantidade correta é até cobrir as placas internas dos elementos.
Claro que muitas vezes não é culpa do operador, pois ele pode não ter recebido a orientação, ou mesmo não possuir os equipamentos adequados.
A falta de equipamentos adequados é outra razão que ocasiona os vazamentos, possuir os engates e conectores corretos vai ajudar a evitar o derramamento.
4 DICAS PARA EVITAR O DERRAMAMENTO DE ÁCIDO DAS BATERIAS TRACIONÁRIAS:
1 TREINAMENTO: Mantenha seus operadores treinados por uma empresa especializada, nós da MOVIMAK temos a disposição técnicos capazes de ajuda-los com isso.
2 INFORMAÇÃO: Coloque um informativo passo-a-passo na sala de baterias, isso vai ajudar os desavisados a efetuarem o procedimento correto, não apenas o do abastecimento, mas todo o processo de recarga.
3 CONTRATE UMA EMPRESA ESPECIALIZADA PARA A GESTÃO DA SUA SALA DE BATERIAS: Muitas vezes terceirizar pode ser a solução, assim você gerente de logística e de manutenção analisam apenas índices de performance e tiram o risco de suas costas. Nós da MOVIMAK podemos ajudar com isso.
4 DESIGNAR UM RESPONSÁVEL: Designar alguém responsável pelo processo de abastecimento e recarga das baterias tracionárias pode ser a solução. Sabe aquele ditado, “cachorro com dois donos acaba morrendo de fome” ?
Espero que tenham sido úteis essas informações.
Por favor deixe seu comentário e se precisar de mais ajuda, entre em contato conosco.