Máquina parada: saiba a importância de manter seu equipamento em perfeitas condições para que sua operação não seja prejudicada

Você sabia que um equipamento parado dentro da operação pode gerar custos ao seu negócio? Nesse artigo vamos abordar como é possível evitar que seu equipamento estrague e os reflexos que isso pode causar dentro da sua empresa.

Deste modo é imprescindível que haja gerenciamento adequado de medidas preventivas de manutenção e planos de contingência para lidar com eventualidades.

Principais erros que podem gerar uma máquina parada na operação

Existem diversos fatores que podem ocasionar problemas- com seu equipamento, mas na grande maioria das vezes eles podem ser evitados. Confira as atitudes que podem gerar danos ao seu equipamento e que podem ser evitadas:

  1. Negligência do operador: realizar diariamente o checklist do equipamento antes de começar as atividades, é fundamental para evitar quebras. Isso inclui a análise visual da máquina, verificação da bateria, equipamentos de segurança e a checagem de freios, garfos, pedais, etc. Se algo for encontrado a orientação é que se notifique a gestão para que pequenos defeitos não passem despercebidos.
  2. Ambiente mal sinalizado: um ambiente com a sinalização em dia evita o tombamento e quebra da máquina e queda de materiais. Além do risco de saúde operacional. Logo, situações como essa podem trazer danos de desgaste de peças, sinalizadores e até a inutilidade do equipamento.
  3. Falta de manutenção preventiva: desgastes naturais são inevitáveis com uso prolongado do equipamento, porém se a manutenção preventiva estiver em dia, de acordo com as orientações do fabricante, esses pequenos desgastes são identificados e corrigidos antes que possam gerar um dano muito maior. Sendo assim, é de extrema importância manter um cronograma de manutenção para evitar a quebra por completo da máquina. 

Por fim podemos dizer que a  manutenção corretiva pode ser a saída quando acontece a quebra de um equipamento sem aviso prévio, porém existem formas de evitar que essa medida seja acionada. 

Quais os custos que uma máquina causar ao seu negócio

De fato os custos de uma máquina parada dentro da operação pode variar dependendo de diversos fatores como: o objetivo do equipamento dentro dos processos logísticos, o tempo de inatividade, o tipo e o tempo de uso da máquina, entre outros aspectos. Abaixo alguns custos que esse tipo de situação pode gerar:

  1. Produção perdida: se o objetivo do equipamento é a movimentação de cargas, o tempo de inatividade pode resultar em perda de produção, trazendo danos financeiros significativos para o negócio.
  2.  Reparo não programado: serviços de reparos não programados podem sair mais caro que as manutenções preventivas e por não ser algo previsto, geram gastos que não foram previstos pela gestão.
  3. Custo de oportunidade: quanto mais tempo uma máquina ficar parada, mais oportunidades podem ser perdidas de gerar receita ou melhorias logísticas.
  4. Atraso na entrega: atrasos de entrega afetam em penalidades contratuais e até mesmo a perda de clientes.
  5. Reputação do negócio: havendo atrasos em operações logísticas podem prejudicar a reputação da empresa perante os clientes e parceiros comerciais.

Como evitar uma máquina parada dentro da operação

Algumas estratégias podem ser adotadas, evitando a quebra inesperada do equipamento, confira:

  1. Monitore sua operação: analisar em tempo real a operação, através de sistemas que fornecem informações sobre o desempenho dos equipamentos e identificar qualquer avaria, auxilia na preservação do equipamento.
  2. Treine sua equipe: uma operação preparada para lidar corretamente com a máquina, bem como reconhecer sinais de potenciais problemas são fatores que colaboram para evitar que o equipamento quebre. O operador treinado pode verificar desde procedimentos para manter a operação segura, identificar falhas e solucionar problemas básicos.
  3. Pausas programadas: programe paradas para realizar check list e manutenções preventivas e não espere que o equipamento falhe para buscar soluções de emergência. 
  4. Manutenção preventiva regular: implementar um programa de manutenção preventiva e seguir as orientações do fabricante são ações primordiais para evitar que o equipamento fique parado aguardando por ajustes corretivos e garantindo que o equipamento tenha pleno funcionamento.

Implementando estratégias de prevenção proativa é possível reduzir significativamente o risco de máquina parada, além outros problemas que podem ocasionar em custos não programados. Mas se mesmo assim seu equipamento precisar de suporte técnico conte com a Movimak. Nossa equipe está preparada para atender suas necessidades com peças de reposição originais Paletrans e atendimento online ou presencial em até sete dias úteis. Entre em contato conosco e saiba mais.

Navegação

Últimas Postagens

Temos a solução ideal para sua empresa!