Saiba a diferença entre empilhadeira GLP ou Elétrica

As empilhadeiras são equipamentos utilizados em diversas fases da movimentação de cargas e materiais. Podendo ser horizontalmente como por exemplo: carga e descarga de caminhões em docas, mas principalmente verticalmente, armazenando produtos em porta paletes.

Porém é importante saber que existem diversos tipos de empilhadeiras que se adequam de acordo com a operação, os produtos armazenados, a rotatividade do armazém, etc.

Empilhadeira GLP

Esse tipo de empilhadeira é movida a gás, o GLP (gás liquefeito de petróleo, mais conhecido como “gás de cozinha”) como combustível para alimentar seu motor de combustão interna, permitindo assim que se transporte cargas pesadas.

Indicadas para uso em ambientes externos, elas transportam cargas horizontalmente e verticalmente em espaços abertos. 

Por se tratar de ser inflamável, é muito importante que seja manuseado corretamente, evitando acidentes como explosões e incêndios. 

Em locais fechados, o GLP pode apresentar riscos à saúde, pois libera gases tóxicos como o monóxido de carbono, deste modo esse tipo de equipamento é indicado para uso em ambientes externos ou em locais muito arejados.

Logo, para sua utilização é importante que:

  • o local esteja equipado com extintores de incêndio e detectores de fumaça;
  • em sua armazenagem, é importante que o GLP não fique próximo à fontes de calor e materiais inflamáveis;
  • não utilizar o gás em locais sem ventilação adequada, mantendo portas e janelas abertas.

De acordo com a NR 11 estabelece que o uso desse tipo de gás em ambientes fechados deve ser controlado, para assim evitar concentrações de gases tóxicos acima do permitido.

Custos operacionais: empilhadeira GLP

Com relação aos custos operacionais de utilização de uma empilhadeira GLP, é importante saber que o gás liquefeito de petróleo é mais barato que a gasolina e o diesel. 

A empilhadeira vai operar com um cilindro de P20, oferecendo autonomia de até 8h por dia de duração, após isso o equipamento precisa ser abastecido novamente.

Também podemos considerar custos como o de manutenção de peças, troca de óleo, filtro, entre outros.  Todavia o custo operacional deste equipamento pode ser calculado considerando então:

  • custo do combustível;
  • custo da manutenção;
  • custos da operação.

Esse custo pode variar de acordo com o tempo de vida do equipamento e a sua frequência de uso.

Empilhadeira Elétrica 

Esse tipo de empilhadeira é alimentada por baterias recarregáveis e um motor elétrico. Muito utilizadas em ambientes fechados, pois não produzem emissões tóxicas de gases de escape, além de serem menos barulhentas do que as movidas à combustão.

Outro ponto positivo é que esse tipo de equipamento é uma opção ecológica, justamente por não emitir gases poluentes.

Além de versátil, o equipamento pode ser usado em ambientes externos e também internos, tendo um rendimento muito eficaz, trazendo segurança e baixo custo em seu uso. 

Custos operacionais: empilhadeira elétrica

Em tese as empilhadeiras elétricas e/ou tracionarias têm um custo operacional menor que as GLP, pois além de não necessitar de combustíveis, também exigem menos manutenção.

Esse equipamento opera com uma bateria tracionária, dando autonomia de até 8h por dia em até 22 dias úteis, sendo seu custo de recarga em média de R$18,00 (salvo que dependendo do custo das taxas de eletricidade de cada região), ou seja, um investimento de em média R$ 396,00 por mês.

Outros fatores que pode contribuir para o custo operacional das empilhadeiras elétricas são:

  • custo do seguro;
  • manutenções e reparos;
  • substituição de peças.

Por fim, é fundamental saber que a bateria de lítio possui um custo significativo, chegando a 30% do valor da máquina, porém com os cuidados mínimos elas podem chegar a vida útil de três a cinco anos.

Mas afinal, qual é a melhor?

De fato, as baterias elétricas e/ou tracionarias possuem o melhor custo benefício, uma vez que podem operar em áreas internas e externas, apesar do um maior investimento inicialmente, seu custo operacional é menor, assim como a proporção de manutenção. De qualquer forma, dependerá do objetivo da sua operação e do propósito do seu negócio. Por isso, aqui na Movimak nós disponibilizamos uma equipe de especialistas para ajudar você a entender qual é a melhor opção para o seu negócio. Entre em contato conosco agora mesmo e confira como nossa venda consultiva pode orientar seu negócio com relação à movimentação de cargas.

Navegação

Últimas Postagens

Temos a solução ideal para sua empresa!