• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

A importância da lubrificação e regulagem da empilhadeira

11 de janeiro de 2018
Gestão de Frotas

Por ser um equipamento que faz parte da rotina do setor de logística — podendo simplificar o seu dia a dia —, entender a importância da lubrificação e regulagem da empilhadeira é uma das grandes responsabilidades de um gerente dessa área.

Toda empresa, independentemente do seu ramo de atuação, precisa contar com processos logísticos modernos e eficientes e, para isso, o uso dos equipamentos adequados pode se transformar em um grande diferencial. No entanto, não basta ter os melhores recursos à sua disposição, é preciso mantê-los em perfeitas condições.

Nesse contexto, preparamos este material para que você compreenda o porquê de cuidar de suas empilhadeiras, mantendo-as lubrificadas e reguladas. Acompanhe!

Por que lubrificar e regular suas empilhadeiras?

Todo equipamento empresarial precisa receber certos cuidados para que cumpra com sua função e permaneça sempre operante. As empilhadeiras, conforme mencionado, são imprescindíveis para a eficiência do setor de logística, por isso merecem uma atenção especial.

Mas, afinal, por que um gerente de logística não pode se esquecer de lubrificar e regular suas empilhadeiras?

Favorece o seu funcionamento eficiente

Uma empilhadeira possui vários componentes e alguns deles demandam uma lubrificação constante e adequada.

Em resumo, existem diversas articulações de metais que acabam sofrendo um forte atrito durante o seu funcionamento. Esse contato direto de metal com metal faz com que a lubrificação seja imprescindível para manter a máquina em seu perfeito funcionamento.

Aumenta sua vida útil

Não há dúvidas de que cuidados preventivos favorecem a vida útil de qualquer equipamento industrial. No caso das empilhadeiras, as torres de elevação, por exemplo, possuem vários rolamentos de carga que trabalham dentro da coluna e que necessitam de lubrificação.

Caso esse tipo de cuidado não seja considerado, o contato elevado entre as partes de metais pode reduzir a vida útil de seu equipamento em até 70%. Ou seja, ele estará exposto a um desgaste muito mais acelerado do que um equipamento que recebe lubrificação corretamente.

Gera economia de combustível e energia

A redução de gastos deve estar entre suas prioridades dentro da empresa. Uma das maneiras mais eficientes de se alcançar tal objetivo é por meio da regulagem de suas empilhadeiras, tanto no motor, quanto no sistema de gás do equipamento.

Em resumo, independentemente do seu modelo de empilhadeiras — de combustão ou elétrica —, a regulagem adequada favorece que sua máquina tenha um nível de consumo de combustível e eletricidade correto.

Uma empilhadeira desregulada consome mais energia elétrica e até demanda mais das baterias. Com isso, a bateria que possui uma autonomia média de 8 horas poderá descarregar e sofrer desgaste mais rapidamente, ampliando seus custos logísticos.

Quais os principais problemas que podem surgir com a falta de lubrificação e regulagem?

Os lubrificantes e os cuidados com regulagem são fundamentais para o funcionamento de uma empilhadeira e, conforme demonstrado, trazem grandes benefícios para a empresa. Entretanto, não dar a devida atenção a isso pode lhe causar sérios problemas.

Dentre as diversas complicações que podem surgir, podemos citar algumas que impactam significativamente na eficiência e resultados do setor de logística, como:

  • aumento do atrito entre as peças e, consequentemente, do desgaste;

  • aquecimento de partes internas;

  • dilatação das peças;

  • desalinhamento do equipamento e perda de precisão;

  • ruídos ao operar;

  • ruptura e necessidade de substituição de peças.

Quais as melhores dicas para lubrificar e regular uma empilhadeira?

Após conhecer as vantagens que os processos de lubrificação e regulagem trazem às suas empilhadeiras, assim como os problemas causados pela falta desse tipo de cuidado, não é difícil concluir o quanto isso é importante para os bons resultados de seu setor.

Por isso, trouxemos para este tópico as melhores dicas para que você consiga manter seus equipamentos sempre lubrificados e regulados. Continue com a leitura e aprenda um pouco mais:

Crie um cronograma de revisões

É aconselhável criar um cronograma para que as empilhadeiras passem por revisões e por processos de lubrificação e regulagem. O ideal é que isso seja realizado a cada 30 dias, mas há casos críticos que demandam esse procedimento a cada 15 dias.

Avalie os pontos que necessitam de lubrificação

Durante as revisões é preciso se atentar àquelas partes e peças que mais exigem lubrificação, como as articulações dos eixos de direção com as colunas da torre de elevação.

Essa parte merece um cuidado especial, por isso é aconselhável observar com atenção o nível de lubrificação, já que os rodízios, as rodas e os cilindros de inclinação e deslocamento da torre devem estar perfeitamente lubrificados.

Faça a regulagem do sistema GLP mensalmente

A regulagem, assim como a lubrificação, precisa ser realizada com frequência. Assim, caso você possua uma empilhadeira a combustão deve ficar atento à regulagem do sistema GLP (a gás). Com esse tipo de precaução você diminui o consumo de combustível e aumenta o nível de competitividade do negócio.

Além disso, para que esse modelo de empilhadeira esteja sempre em perfeitas condições de uso é preciso observar e cuidar da lubrificação do motor, da transmissão e do seu sistema hidráulico.

Troque e regule os filtros de decantação do gás

Além de acompanhar o sistema GLP, é preciso dar a devida atenção aos filtros de decantação do gás, pois isso evita que sujeiras oriundas desse gás se depositem no motor e interfiram em seu funcionamento.

Observe as necessidades de sua empilhadeira elétrica

Caso tenha empilhadeiras elétricas em sua empresa, é interessante estar atento às necessidades específicas desse modelo. Por isso, faça a correta regulagem das colunas de direção e dos controladores de tração e elevação.

Além disso, não se esqueça de conferir o nível de água na bateria para não deixar que ela se desgaste antes do prazo previsto pelo fabricante.

Tenha o auxílio de um técnico especializado

A lubrificação e regulagem das empilhadeiras são procedimentos muito importantes e também repletos de detalhes a serem conferidos, sendo interessante contar com o auxílio de técnicos especializados. Isso evita problemas e torna o processo mais eficiente e barato, já que minimiza as falhas e garante os resultados esperados.

No post de hoje tratamos sobre a importância da lubrificação e regulagem da empilhadeira e apresentamos dicas úteis e importantes para assegurar que esse procedimento seja corretamente executado em sua empresa. Portanto, caso ainda não tenha começado a tomar essas precauções, utilize os conhecimentos adquiridos para melhorar os resultados do seu setor!

Quer aprender ainda mais e se tornar um profissional mais qualificado? Então, descubra agora mesmo como reduzir acidentes com empilhadeiras!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!