• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Baterias tracionárias para Empilhadeira Elétrica, dúvida dos clientes!

9 de agosto de 2017
Gestão de Frotas, Serviços

A Caixa metálica da minha BATERIA TRACIONÁRIA está furada e oxidada.

Quais as consequências para minha empilhadeira elétrica?

Caros leitores, essa é uma pergunta que recebo com frequência, então resolvi fazer esse post para ajudar os demais que possuem essa mesma dúvida.

Os furos por si só não acarretam em grandes danos a sua empilhadeira elétrica. O que ocorre é que caso o responsável pelos cuidados com a bateria abastecer demais com água deionizada ou no momento errado, vai ocorrer ao derramamento de eletrólito* para dentro da caixa metálica. Nesse caso sim podem ocorrer consequências. A oxidação é um problema grave também pois nos passa a certeza que já não existe mais isolação da caixa metálica.

Qual o problema ?

Furos:
Caso bateria tracionária seja abastecida com água deionizada em excesso ou no momento errado, vai transbordar eletrólito (composição da água + ácido) na empilhadeira elétrica e no piso do armazém.

Oxidação:
A isolação da bateria está comprometida.

Quais as consequências ?

Furos:
Danificar o piso do armazém logístico e partes da empilhadeira elétrica.

Oxidação:
Vai transferir corrente elétrica para a empilhadeira direto do contato da caixa da bateria tracionária com o chassi, componentes eletrónicos podem danificar pois a pintura epóxi serve para isolar o contato.

VEJA AQUI COMO AUMENTAR A AUTONOMIA DA SUA BATERIA TRACIONÁRIA OU MESMO MANTE-LA DURANTE A VIDA ÚTIL

Como resolver esse problema dos furos e oxidação da caixa metálica da bateria tracionária ?

Uma vez que a isolação esteja comprometida, é necessário efetuar a desmontagem completa da bateria, ou seja, remover todos os elementos (vasos). Após a remoção é necessário neutralizar o ácido que está contaminando a caixa metálica da bateria. Os passos seguintes são, aplicar jato de granalha ou areia, efetuar soldagem para eliminar os furos, aplicar tinta epóxi e acabamento em tinta PU. Efetuar a montagem dos elementos, equalizar os elementos e aplicar teste de isolação.

Existem baterias tracionárias onde a caixa possui furos originais de fábrica, esses furos servem para evitar o acúmulo de eletrólito dento da caixa da bateria tracionária, porém as consequência é o derramamento de ácido na empilhadeira elétrica e no piso do armazém, claro que pode ser evitado com a gestão adequada da sua frota de empilhadeiras elétricas.

Precisa de ajuda com a gestão das suas baterias tracionárias?

Entre em contato conosco para agendar uma conversa com especialista!

*Eletrólito é toda a substância que, dissociada ou ionizada, origina íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions), pela adição de um solvente ou aquecimento. Desta forma torna-se um condutor de eletricidade.
pelo wikipédia

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!