• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Como reduzir custos de operação?

31 de agosto de 2017
Empilhadeiras

Um gestor prevenido deve trabalhar ativamente no sentido de reduzir custos operacionais. Não é uma tarefa muito fácil, pois exige identificar com precisão quais custos podem ser realmente cortados ou diminuídos. Uma gestão bastante analítica vai favorecer o corte de gastos sem que nenhuma parte do processo se prejudique. Veja abaixo como reduzir custos de operação com eficiência!

Faça sempre a manutenção dos equipamentos e máquinas

Quando os equipamentos e máquinas não são submetidos a manutenções periódicas, o resultado é que eles ficam parados por muito tempo e comprometem o ciclo operacional, influindo negativamente na produtividade.

A manutenção deve ser prioridade para o gestor. Se uma empilhadeira apresenta problemas e precisa ficar em observação até o momento do conserto, isso representa que o trabalho será suspenso temporariamente. Lembre que as operações funcionam em cadeia e quando uma delas enfrenta alguma adversidade para ser realizada, geralmente outras também se ressentem do fato.

Existem diferentes tipos de manutenção. Veja 3 deles:

  1. manutenção preventiva: ela é efetuada com a finalidade de diminuir ou evitar a queda no desempenho dos equipamentos, ou seja, ela antecipa-se ao problema, gerenciando os riscos e impedindo, sempre que possível, que os problemas apareçam;
  2. manutenção corretiva: ela é realizada com a finalidade de restaurar o equipamento ao seu estado de funcionamento, ou seja, o equipamento trabalha até sofrer algum dano ou apresentar baixo desempenho;
  3. manutenção preditiva ou planejada: ela efetua ajustes no equipamento apenas quando necessário, mas se antecipando ao dano e evitando-o, ou seja, ela mostra as condições do equipamento e quando é necessário intervir.

Renove seus equipamentos e máquinas

A manutenção ajuda a aumentar a vida útil de cada equipamento e máquina de sua empresa, mas chegará o dia em que a substituição será inevitável. Os equipamentos com vida útil ultrapassada tendem a se tornar mais lentos e, portanto, menos produtivos e menos eficientes. Nessas condições, eles acabam aumentando os custos da empresa e atrapalhando o ciclo operacional.

Além disso, existem produtos mais modernos, com mais recursos, que ajudam a agilizar processos e operações. É importante considerar a possibilidade de adquirir novas tecnologias que contribuam para a melhoria de qualidade das tarefas desenvolvidas, que consumam menos energia e insumos e que são mais dinâmicas e até mais seguras.

O custo-benefício desses equipamentos compensa o investimento, pois eles representam menos desperdícios, menos erros e menos tempo gasto em cada operação.

Gire os estoques com mais rapidez

Quando os estoques giram mais rapidamente, o capital de giro necessário para manter o ciclo operacional diminui. Assim, é possível alocar os recursos financeiros com mais eficiência, priorizando a economia da empresa.

Reduza os custos com compras

Os pagamentos à vista ou em quantidades maiores oferecem a possibilidade de maiores descontos. Mas isso não pode ser uma decisão tomada sem planejamento. É preciso verificar as melhores opções depois de calcular tudo corretamente. Considere a taxa de juros e o dinheiro disponível em caixa.

Mas, certamente, os descontos nas compras ajudam a diminuir custos operacionais — sem falar que essa é uma medida que favorece tanto a empresa (que paga menos) quanto o fornecedor (que recebe logo).

Terceirize operações

Muitas atividades podem ser terceirizadas — apenas a atividade-fim da empresa não pode. Essas atividades envolvem limpeza, segurança, refeição, armazenagem, transporte e outras coisas. 

Também é preciso calcular antes para avaliar os prós e os contras das terceirizações. Entretanto, geralmente elas compensam, pois reduzem a carga de trabalho para os funcionários da empresa e concedem mais tempo para a elaboração de estratégias.

Elimine desperdícios

Como reduzir custos de operação se há gastos desnecessários dentro da empresa? Os desperdícios costumam ser grandes vilões da economia. Equivalem realmente a jogar dinheiro fora. Para evitar transtornos com desperdícios, é preciso definir um limite em relação ao uso e consumo de produtos utilizados internamente, como materiais de escritório.

Os estoques podem causar muitos desperdícios, considerando as quebras e outros danos aos materiais, os furtos e o vencimento dos produtos. Não adianta encher os estoques com produtos que demoram a vender ou que sequer têm saída. O ideal é repor os produtos apenas quando for necessário.

Observe como os papelões, pallets e filmes estão sendo utilizados na armazenagem e movimentação dos produtos. Aparentemente, são pequenos desperdícios, mas o acúmulo acaba gerando grandes prejuízos mensais. 

Defina metas para reduzir custos operacionais

Faça da redução de custos uma prioridade e defina metas a serem cumpridas para um determinado período. O período mais recomendado para definir metas é o mensal, mas tudo depende de como os gastos estão prejudicando o negócio: as metas podem ser quinzenais, bimestrais ou até semanais.

Para que essas metas sejam alcançadas é fundamental engajar toda a equipe. Funcionários pouco esclarecidos devem ser reeducados para ajudar no programa de redução de custos e esforçarem-se para atingir o que foi proposto.

Reveja os fornecedores

É importante manter um relacionamento equilibrado com todos os fornecedores. Um leque maior de opções ajuda bastante na hora da aquisição de produtos de boa qualidade com preços mais atrativos e/ou com serviços de logística mais rápidos e eficientes. É importante dialogar com os fornecedores a fim de identificar o que pode ser melhorado no relacionamento.

Adote um sistema de gestão automatizado

É recomendável trabalhar com um bom sistema de gestão. Dessa maneira, muitas tarefas poderão ser feitas de forma automática, principalmente as mais repetitivas e cansativas. A automação permite execução mais rápida de serviços, elimina erros, aumenta a produtividade e libera os funcionários para o desenvolvimento de atividades mais estratégicas.

Os sistemas de gestão incluem ERP, WMS, TMS, entre outros, como os aplicativos de voz usados na separação de pedidos. O sistema de gestão facilita a integração, o que confere mais confiabilidade e agilidade no fluxo de informações, melhorando a comunicação.

Elabore rotas eficazes

Uma boa definição das rotas é importante para a redução de custos operacionais, como as despesas com combustível e manutenção e também evitam atrasos, pois definem percursos mais curtos, menos arriscados e mais acessíveis, com postos de gasolina e hospedagens situados estrategicamente e assim por diante.

Agora que você já sabe como reduzir custos de operação, aproveite para seguir a Movimak nas redes sociais (Facebook e Youtube) e conhecer mais sobre seus produtos e serviços!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!