• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Conheça 5 boas práticas para um galpão de armazenamento eficiente

2 de novembro de 2017
Gestão de Frotas

Um dos setores mais importantes da logística é a armazenagem e, várias vezes, a eficiência dessa área é dependente de um bom galpão de armazenamento. Ele precisa ter determinadas características para que os produtos possam ser controlados e empilhados da melhor forma. Tudo isso proporciona otimização de processos e controle de mercadorias, além de evitar possíveis retrabalhos.

Dessa forma, preparamos este post para que você conheça 5 boas práticas para um galpão de armazenamento eficiente. Confira agora!

1. Tenha uma boa iluminação

Para ter um bom local de armazenamento, é preciso que o ambiente tenha uma ótima iluminação, para que todas as mercadorias sejam visualizadas, como também as atividades desempenhadas em seu interior. Além disso, aproveitar a luz natural ajuda na redução de custos e uma opção interessante é aplicar telhas translúcidas na cobertura, o que permite a passagem da luz do sol.

2. Opte por um espaço amplo

A capacidade de estocagem é diretamente influenciada pelo pé-direito e pelo espaço disponível no galpão. O pé-direito é uma medida que corresponde à distância entre o pavimento inferior, o piso, e o teto.

Os galpões de maiores dimensões acomodam um grande volume de mercadorias, permitindo um aumento do controle do estoque e possibilitando uma circulação mais dinâmica e otimizada.

O domínio aproveitável do galpão é, ainda, relacionado à quantidade de docas instaladas e ao acesso para os caminhões. Ressalta-se que o setor de pátio ideal varia conforme a demanda da empresa, existindo, no mercado, extensões com capacidade de 4 mil metros quadrados, chegando, até mesmo, a algumas dezenas de milhares de metros quadrados.

3. Considere os cuidados com a segurança

Para ter um galpão ideal, é preciso contar com sistemas de segurança que sejam eficientes. Lembre-se de que você deve oferecer todos os meios de defesa e proteção necessários para salvaguardar os produtos, como também quem trabalha nesses ambientes.

Os sistemas contra incêndio, por exemplo, além de serem mais do que uma simples precaução, diminuem os prejuízos materiais e fornecem proteção para todos os colaboradores. Os grandes galpões precisam ter dispositivos de detecção de fumaça, além de extintores de incêndio bem posicionados e sinalizações de acordo com as normas legais.

4. Atente-se ao piso do galpão de armazenamento

A quantidade de cargas que transitam pelos galpões exige que o piso tenha resistência suficiente para suportar os itens armazenados sem correr o risco de criar rachaduras ou, até mesmo, gerar desmoronamentos.

Assim, o ideal é que ele consiga suportar uma capacidade mínima de 6 toneladas por metro quadrado. O piso deve ter resistência não apenas para as cargas distribuídas, mas também para a movimentação de empilhadeiras e outras máquinas.

5. Tenha um estacionamento que atenda a demanda

As atividades desempenhadas em um galpão não ficam adstritas apenas ao seu interior. Dessa forma, ter um estacionamento adequado é fundamental, pois você precisará de espaço para estacionar veículos de grande e pequeno porte, além da movimentação de empilhadeiras, entre outros. É preciso incluir, também, rampas de acesso para os pisos superiores e para os setores de depósito.

Com essas práticas, seu local de trabalho terá uma grande melhora de desempenho e produtividade. Gostou do nosso post sobre boas práticas para aplicar em um galpão de armazenamento? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!