Conheça os 4 equipamentos mais utilizados na movimentação de cargas

Você sabia que os equipamentos da Paletrans possuem alta tecnologia e com o melhor custo-benefício do mercado?

Deste modo, eles são projetados com o objetivo de garantir a melhor performance dentro dos processos logísticos e para cada tipo de operação existe uma máquina a fim de suprir tais necessidades.

Desde os pequenos estoques, até grandes armazéns, a Paletrans oferece melhoria de processos, segurança e agilidade. Por isso, seus produtos sempre estão de acordo com o mercado atual e seguem o conceito de Indústria 4.0.

São mais de 35 anos produzindo equipamentos de forma automatizada e robotizada, tudo em solo brasileiro e valorizando o desenvolvimento da tecnologia local.

Confira agora 4 os equipamentos mais utilizados dentro da cadeia de movimentação de materiais e as funcionalidades de cada um.

Transpalete Manual

A Linha TM é um verdadeiro coringa em operações, auxiliando desde os pequenos estoques, até grandes processos de movimentação de carga. Este produto é exportado para mais de 20 países e tem funcionalidade de movimentar cargas em armazéns e galpões, carga e descarga de caminhões em docas, oferecendo suporte nos processos logísticos de qualquer tipo de operação.

São quatro modelos com peculiaridades distintas, entre eles:

  • TM 2500: com capacidade de carga de 2.500 kg, comprimento dos garfos de 1150mm, largura dos garfos de 680 mm e as rodas podem ser em nylon ou poliuretano.
  • TM 2500 IC: perfeita para atuar em processos logísticos dentro da indústria farmacêutica, química e alimentícia, com capacidade de carga de 2.500 kg, comprimento dos garfos de 1.150 mm, largura dos garfos de 680 mm e rodas de nylon para suportar operações mais agressivas.
  • TM 3000: possui capacidade de carga de 3.000 kg, comprimento dos garfos de 1.150 mm, largura dos garfos de 680 mm e as rodas podem ser em nylon ou poliuretano.
  • TM 2000 Balança: além de movimentar cargas, possui uma balança que facilita na pesagem dos materiais. Sua capacidade de carga é de 2.000 kg, comprimento dos garfos de 545 mm, largura dos garfos de 700 mm e rodas em poliuretano.

Apesar da Linha TM ser um equipamento básico, ele é fundamental para o desempenho logístico de qualquer tipo de negócio.

Por isso, ele oferece suporte desde produtos a granel, até operações complexas. De fato esse equipamento não pode faltar em nenhum tipo de operação. 

Transpalete Elétrico

Para movimentar grandes cargas em depósitos e centros de distribuição, o transpalete elétrico TE 25, o mais robusto da categoria, oferece tração e elevação por acionamento elétrico. Ele é ideal para carga e descarga em docas e separação de pedidos “picking”.

Fabricado no Brasil e com os melhores componentes do mundo, oferece mais ergonomia e agilidade para grandes demandas. 

O operador realiza suas atividades com mais eficiência e segurança em pé e a bordo do equipamento, não exigindo esforço humano.

Além disso, esse equipamento é fabricado com comando eletrônico e a tração elétrica, frente e ré, através do acelerador localizado no timão da máquina.

Com relação às características da máquina, podemos citar: 

  • capacidade de carga de 2.500 kg;
  • comprimento do garfo de 1.150 mm;
  • largura do garfo de 685 mm;
  • velocidade total na movimentação de paletes de 12 km/h;
  • e rodas de poliuretano.

Então, a TE 25 oferece controladores, motores de tração e elevação reconhecidos mundialmente e com baixo custo de manutenção.

Com relação a suprimento de energia, a máquina opera com bateria tracionária, ou seja, dispensa o uso de combustíveis. Por isso, se necessário apenas um carregador (vendido separadamente) e dando a operação maior rendimento, pois pode operar em três turnos, trocando a bateria por outra carregada.

Empilhadeira Semi-elétrica

Para operações onde é necessário carga e descarga de pequenos porta-paletes de caminhões e caminhonetes é possível realizar esse tipo de atividade com o auxílio de uma empilhadeira semi-elétrica LE, que atende tais demandas.

Essa máquina possui tração manual e elevação por acionamento elétrico, ou seja, é uma empilhadeira patolada que a elevação é realizada sem esforço físico do operador.

Logo, para realizar a elevação basta utilizar o acionamento de comando elétrico, que por sua vez bombeia o óleo hidráulico dentro do conjunto, movimentando o pistão interno de elevação. 

Outro detalhe importante é que esse é um equipamento com 100% de fabricação nacional, disponibilizando peças de reposição e assistência técnica em todo o país e de baixo custo de manutenção.

Logo, está disponível em três modelos que se diferem por conta da altura da elevação dos garfos:

Todas têm capacidade de carga de 1000 kg, largura externa do garfo de 560 mm e rodas em nylon.

A manutenção do equipamento é simples e de baixo custo, necessitando apenas de cuidados simples no dia-a-dia e as revisões periódicas solicitadas no manual do equipamento.

Para o suprimento de energia ocorre por bateria automotiva convencional, necessitando de cabo para recarregar.

Empilhadeiras Patoladas

A linha patolada opera exclusivamente em paletes abertos, atuando perfeitamente na carga e descarga de caminhões e caminhonetes em almoxarifados.

Aqui o operador atua em pé, empurrando o equipamento, havendo a possibilidade de incluir uma plataforma em que o  mesmo pode ir a bordo da máquina.

Contudo, a elevação ocorre através do acionamento de comando elétrico, bombeando o óleo hidráulico para dentro do conjunto e movimentando o pistão interno de elevação. E desta forma, o equipamento vem a oferecer mais ergonomia e menos esforço do operador.

Deste modo, para realizar a manutenção basta manter o cronograma de revisão em dia e cuidados básicos durante o uso.

Além disso, a Linha PT tem ótima condição de manobra, pois possui rodas de carga em poliuretano.

Desta forma, o suprimento de energia ocorre através de bateria tracionaria, permitindo que a operação atue em até três turnos, trocando a bateria por uma recarregada nos intervalos dos operadores, bastando apenas um carregador de bateria tracionaria (vendido separadamente).

Com relação aos modelos, a linha disponibiliza cinco diferentes com relação a elevação máxima, confira:

  • PT1616 Paletrans tem capacidade de carga de 1.600 kg e elevação máxima de 1.60 metros;
  • PT1625 Paletrans têm capacidade de carga de 1.600 kg e elevação máxima de 2,50 metros;
  • PT1635 Paletrans com capacidade de carga de 1.600 kg e elevação máxima de 3,50 metros;
  • PT1645 Paletrans com capacidade de carga de 1.600 kg e elevação máxima de 4,50 metros;
  • PT1654 Paletrans com capacidade de carga de 1.600 kg e elevação máxima de 5,40 metros.

Além de destes modelos, a PT possui também a linha fast:

  • PT1645 Fest Paletrans com capacidade de carga de 1.600 kg e elevação máxima de 4,50 metros;
  • PT1654 Fast Paletrans com capacidade de carga de 1.600 kg e elevação máxima de 5,40 metros.

Por fim, essa linha é excelente para otimizar espaços, afinal ela permite operar em corredores de 2,28 metros.

Sendo assim, é possível incluir mais prateleiras, bem como verticalizá-las para obtenção de mais espaço dentro de um armazém.

Conheça outros modelos disponíveis

Além desses modelos, a Paletrans oferece outros equipamentos que podem auxiliar sua operação de acordo com os processos logísticos em que atua.

Saiba qual o equipamento correto oferece atendimento personalizado, com consultores qualificados. Deste modo, eles vão ajudá-lo a encontrar a melhor máquina para o seu negócio através de uma venda consultiva. Entre em contato conosco e conheça mais dos nossos produtos e serviços.

Navegação

Últimas Postagens

Temos a solução ideal para sua empresa!