• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Garanta a preservação de materiais no armazém seguindo 7 passos

4 de junho de 2018
Gestão de Frotas

Você já sofreu com a perda de mercadorias devido a danos dentro do seu próprio armazém? Como você movimenta os seus produtos no seu estoque? Você investe na preservação de materiais do seu negócio?  

Na hora de armazenar os seus produtos e matérias-primas, é importante tomar uma série de cuidados para evitar danos e garantir a preservação dessas mercadorias. Caso contrário, além de prejuízos financeiros com a reposição de produtos danificados, você pode sofrer com a insatisfação dos seus clientes devido a atrasos na entrega ou falta de itens para comercialização.

Leia agora mesmo este artigo e descubra 7 passos que você pode seguir para garantir a preservação de materiais no armazém da sua empresa!

1. Cuide da estrutura e ambiente do armazém

estrutura física do seu armazém tem grande influência na preservação dos materiais estocados. Isso porque é ela que garante que os produtos serão acondicionados de maneira adequada, evitando a perda devido a fatores ambientais, como umidade ou luz solar intensa.

Portanto, para cuidar da estrutura física do estoque, comece observando fatores como pé direito, ventilação, iluminação e resistência do piso utilizado. Caso identifique algum elemento inadequado, faça mudanças na infraestrutura para melhorar o acondicionamento dos seus materiais.

Cuide também da higiene do local, principalmente quando se trata de produtos alimentícios. Isso porque esse tipo de mercadoria pode atrair pestes e animais, que contaminam os materiais e trazem diversos prejuízos.

2. Organize o layout de armazenagem

layout de armazenagem consiste na forma como os seus produtos se encontram distribuídos e organizados dentro do seu armazém. Ele tem influência direta na movimentação das mercadorias e aproveitamento do espaço, o que impacta na preservação dos materiais estocados.

Dessa forma, defina um layout eficiente, organizando as mercadorias de acordo com as suas características e fluxo de entrada e saída. Com isso, você é capaz de garantir que todos os produtos fiquem acondicionados da melhor maneira possível, facilitando o fluxo de mercadorias e evitando acidentes e danos aos produtos armazenados.

3. Fique atento ao manuseio das mercadorias

Os seus colaboradores precisam movimentar as mercadorias armazenadas com frequência, tanto na hora de estocá-las quanto para reorganizá-las e disponibilizá-las aos seus clientes. Nesse momento, podem ocorrer quedas, danos devido a uma má utilização de empilhadeiras ou acidentes com os produtos armazenados.

Portanto, fique muito atento à forma como os produtos são transportados e movimentados dentro do seu armazém para, assim, garantir a preservação dos materiais. Capacite os seus colaboradores para utilização das empilhadeiras de maneira ideal e garanta que a alocação dos produtos facilite a movimentação dentro do seu espaço.

Além disso, preste atenção na dimensão dos corredores nos quais os produtos são movimentados, assim como na sinalização adequada desses locais. O tipo e condições de uso das empilhadeiras utilizadas também influenciam — e muito — na preservação dos materiais. Portanto, invista em equipamentos tecnológicos e cuide da manutenção preventiva para garantir que estejam em boas condições de uso, de forma a não prejudicarem a integridade dos seus materiais armazenados.

4. Escolha embalagens adequadas

A embalagem adequada é uma das formas de proteger os seus produtos contra danos, tanto durante a armazenagem quanto no transporte. Portanto, escolha formas de acondicionamento adequadas para as mercadorias da sua empresa.

Para isso, fique atento ao tipo de produto com o qual você trabalha e suas principais características, como peso, fragilidade, dimensões, entre outras. Além disso, escolha quais tipos de embalagem serão necessárias para proteger as suas mercadorias — primária, secundária, terciária, entre outras.

5. Adote um método de gestão de estoque eficiente

A forma como você controla a entrada e saída de produtos do seu armazém também tem grande influência na preservação de materiais. Portanto, pesquise as metodologias existentes (FIFOLIFO, entre outra) e escolha um método de gestão de estoque eficiente, de acordo com as necessidades do seu negócio e características dos produtos estocados.

Esse tipo de atitude também ajuda a controlar todos os produtos que você possui na sua empresa, entendendo melhor sobre a tempo de reposição das suas mercadorias e evitando perda de produtos devido ao prazo de validade ultrapassado.

Isso porque, produtos perecíveis, por exemplo, podem exigir um controle diferente de materiais que não possuem prazo de validade. Além disso, o fluxo de saída de mercadorias também pode influenciar o método de gestão de estoque que deve ser adotado.

6. Escolha o modal de transporte ideal

Existem várias formas de fazer com que o seu produto chegue até o cliente final, sendo que a mais utilizada no Brasil é o transporte rodoviário. Os seus produtos podem ser danificados exatamente nesse momento da movimentação e, dessa forma, é essencial que você escolha o modal mais adequado para garantir a integridade das mercadorias e evitar danos.

O modal de transporte escolhido também influencia diretamente a forma como você embalará os seus produtos para garantir a integridade das mercadorias até o consumidor final. Portanto, preste atenção a todos esses elementos para garantir a preservação dos materiais.

7. Instale equipamentos de segurança

Todo armazém está sujeito a acidentes que podem gerar grandes prejuízos para a sua empresa. Dessa forma, uma das maneiras de garantir a preservação de materiais é a instalação de equipamentos de segurança, como detectores de fumaça, por exemplo.

Além disso, é importante que você também garanta a segurança contra pessoas mal-intencionadas que podem tentar roubar os seus materiais. Portanto, invista na instalação de equipamentos que controlem a entrada e saída de pessoas e materiais, assim como detectores de movimento e alarmes.

Com essas dicas, você está pronto para garantir a preservação de materiais no seu armazém e, com isso, evitar uma série de prejuízos para a sua empresa. Garantir a segurança e preservação dos produtos estocados é uma das formas de evitar danos ao seu patrimônio e diminuir os custos do seu negócio.

Entre em contato com a Movimak e descubra todas as soluções que podemos oferecer para tornar o seu armazém mais seguro e eficiente! Será prazer lhe atender e falar sobre as melhorias que podemos trazer para o seu negócio.

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!