• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Manutenção preditiva: você sabe o que é?

26 de julho de 2017
Serviços

Trabalhar no setor de logística de uma empresa pode parecer uma tarefa complicada. A falta de conhecimento e a correria do dia a dia fazem com que muitos profissionais tomem atitudes equivocadas e que colocam suas gestões em maus lençóis.

Em meio a esse cenário, manutenção de equipamentos torna-se um importante pilar para o sucesso de empreendimento. Entre todos os seus tipos, a manutenção preditiva é a que mais vem se destacando e ganhando espaço no mercado.

Mas você, nosso leitor, sabe o que é a manutenção preditiva ou quais são seus benefícios?

No nosso post de hoje, tiramos todas as suas dúvidas sobre o assunto. Continue sua leitura e aproveite!

O que é a manutenção preditiva

A manutenção preditiva é uma filosofia de trabalho que leva em consideração o estado de conservação dos equipamentos de uma empresa.

Assim, é necessário fazer o acompanhamento periódico do desempenho de suas ferramentas produtivas .

Por meio da análise dos dados coletados, fica mais fácil de se encontrar fragilidades em seu funcionamento, evitando desmontagens e reparos desnecessários.

Quais são suas vantagens

Quando ocorre algum problema operacional em uma empresa, na maioria dos casos, todo o sistema logístico pode ser afetado. Por isso, ao realizar as manutenções preditivas, uma gestão tem os seguintes benefícios:

  • aumento de produtividade;

  • redução dos custos com reparos emergenciais;

  • cumprimento de prazos de entrega com eficiência;

  • aumento da vida útil dos equipamentos;

  • redução da propagação de danos.

Quais são os seus principais tipos

Análise de fluídos

Independentemente do porte e do campo de atuação de sua empresa, a maioria dos seus equipamentos utilizam óleos lubrificantes.

Logo, é necessário monitorá-los para descobrir o momento certo para se fazer a troca ou a remoção desses óleos, evitando que danos sejam causados em suas ferramentas de trabalho.

Essa análise é baseada no grau de degradação e contaminação dos óleos, graças às tecnologias laboratoriais existentes que levam em consideração as partículas sólidas geradas pelo atrito entre o óleo e as peças dos equipamentos.

Nessas horas, os seguintes indicadores são analisados:

  • viscosidade do fluído;

  • acidez e alcalinidade;

  • pontos de fulgor e congelamento;

  • quantidade de resíduos de carbono e partículas metálicas.

Análise estrutural

A análise estrutural tem como principal objetivo identificar rachaduras, fissuras e todos os outros tipos de danos físicos em seus equipamentos.

Ao utilizar a ecografia, a ultrassonografia e a gamagrafia, um gerente de logística consegue fazer um estudo minucioso sobre o estado de suas peças.

Análise do estado das superfícies

Muito parecido com o exemplo anterior, a análise do estado das superfícies controla o grau de desgastes gerado entre o atrito das peças de um equipamento.

visando identificar avarias em suas estruturas, ela pode ser realizada visualmente com ou sem lentes de aumento.

Estudo das vibrações

A vibração é uma consequência direta do funcionamento das máquinas de um processo logístico. Como elas podem causar problemas e degradá-las, é necessário acompanhar a sua evolução.

Ao determinar pontos estratégicos para serem analisados em seus equipamentos, um gerente de logística utiliza um analisador de vibrações e consegue antecipar falhas e reduzir desgastes em suas composições.

O funcionamento do processo logístico de uma empresa depende da atuação de seus funcionários e de uma boa performance de seus equipamentos.

Desse modo, um profissional que quer agilizar os processos internos e reduzir despesas deve realizar manutenções preditivas.

E então, como você acha que a manutenção preditiva pode ajudar o desempenho de sua gestão? Conta para gente no espaço abaixo!

 

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!