Inserir a movimentação de cargas nos processos logísticos oferece diversas vantagens que vão desde a redução de custos, otimização de espaços até a melhorias ergonômicas.
A movimentação de cargas visa a eficiência operacional, onde é possível obter controle sobre o estoque desde a recepção até a expedição. Assim, com o uso de equipamentos evitam-se custos desnecessários e aceleram processos logísticos.
O controle da cadeia de suprimentos se torna mais efetivo, evitando gargalos, atrasos e interrupções, afinal os equipamentos visam tornar a operação mais rápida e certeira.
Logo, lidar com diretamente com a movimentação de cargas, permite que a empresa tenha conhecimento do mercado, podendo identificar oportunidades e antecipar tendências, para assim realizar uma tomada de decisão estratégica.
Redução de custos
Quando uma empresa busca investir, incluído equipamentos, um dos objetivos é reduzir custos. Sendo assim o ROI (Retorno sobre o investimento) avalia qualquer iniciativa que dependa de investimento e então revela se haverá vantagem na aplicação de recursos em determinados investimentos.
Sendo assim, se um negócio cujo objetivo é investir em equipamentos como transpaleteiras e empilhadeiras, é necessário saber qual o objetivo deste equipamento para o negócio e quais os benefícios que ele oferecerá à operação para reduzir custos e aumentar sua eficiência.
Otimização de espaço e precisão no estoque
Quando se investe em equipamentos é possível não somente diminuir a mão de obra, mas também ampliar estoques. Um exemplo disso é a verticalização, onde através da elevação de carga é possível acomodar a mercadoria em pontos mais altos das prateleiras e facilitar o controle das mesmas.
Além da verticalização, aumentar o número de corredores, também evita custos desnecessários, como na locação de outro galpão para armazenagem de carga, podendo realizar a ampliação de estoque dentro do próprio pavilhão.
Sendo assim o uso de empilhadeiras, especialmente as patoladas oferecem melhor mobilidade em espaços pequenos e podem se tornar grandes aliadas nos estoques menores, otimizando todo o layout do espaço por inteiro.
Deste modo há melhor controle de estocagem, evitando erros de contagem e perdas, além de acelerar a armazenagem e expedição de produtos.
Melhoria ergonômica, menos riscos e mais agilidade
Sabemos que uma equipe que trabalha com mais segurança, oferece mais rendimento e eficiência em suas demandas, logo, uma operação que inclui a ergonomia passa a ser mais motivada. Outro ponto é que a ergonomia evita acidentes de trabalho e outros danos que afetam a saúde do operador, reduzindo o afastamento por lesões e esforço repetitivo. Com a inclusão de equipamentos, especialmente os de linha elétrica, é possível eliminar o esforço humano através do acionamento de comandos e consequentemente gerar mais agilidade e com menos pessoas envolvidas no processo.
Por falar em agilidade, uma das vantagens de se incluir equipamentos elétricos é que se torna possível a exclusão de bater cargas fracionadas, ou seja, pode-se movimentar cargas paletizadas, com quantidades maiores de produtos, gerando um maior rendimento à operação.
Ergonomia não se trata apenas da qualidade de vida da equipe operacional, mas sim do investimento em agilidade e eficiência da equipe e com menos riscos de incidentes.
Para todo tipo de negócio, existe o equipamento certo
O aumento da demanda pode ser um sinal de que sua empresa precisa de suporte operacional e isso serve tanto para empresas pequenas, quanto para grandes negócios, apenas caberá saber qual o equipamento correto para investir e liberar tais demandas.
Uma loja por exemplo, que usufrui de um estoque menor e precisa movimentar cargas horizontalmente, o investimento em um transpalete manual já pode facilitar processos de estocagem de mercadoria e organizar o ambiente para que haja um maior controle de dos produtos armazenados. Já negócios maiores, como supermercados por exemplo, demandam de um estoque onde uma empilhadeira seria o equipamento mais indicado, uma vez que é possível elevar cargas em prateleiras mais altas e movimentá-las verticalmente para que haja maior controle sobre os produtos armazenados e expedidos.
Existem ainda operações como as do ramo da indústria farmacêutica, alimentícia e química que necessitam de equipamentos que trabalhem dentro das regras sanitárias, como é o caso da Linha TM2500 IC, que abrange o equipamento sem ranhuras, fendas e projetadas para redução do acúmulo de poeira. A PR20 cabinada pode atuar em câmaras frias e proteger o operador de riscos a saúde.
Sendo assim, todo o negócio precisará de um equipamento para melhorar seus processos logísticos, mas acima de tudo é fundamental saber qual o equipamento correto para realizar as demandas.
Por isso, aqui na Movimak trabalhamos com a venda consultiva, onde nossos consultores auxiliam no investimento do seu negócio de acordo com as necessidades que ele precisa. Realizamos nossos atendimentos com base no que o cliente busca e indicamos o equipamento correto para suprir as demandas do mesmo, afinal na hora de adquirir uma máquina é preciso saber qual o retorno positivo para o negócio que ela irá oferecer. Entre em contato conosco e saiba através dos nossos especialistas qual equipamento vai ajudar o seu negócio a crescer através da movimentação de cargas.
Quer saber mais sobre movimentação de cargas? Acesse nosso blog e confira!