• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

5 dicas para você aprender a montar um layout de armazém eficiente

Você que trabalha com logística sabe o quanto otimizar os processos proporciona um serviço mais eficiente. Mas você compreende o quanto um layout de armazém bem elaborado pode ajudar?

Além disso, lembre-se de que o layout não é o mesmo para todos os casos. Para cada produto existe uma opção mais viável. Por isso, no post de hoje, listamos cinco dicas importantes para facilitar seu trabalho com logística. Considere os itens a seguir e pense na melhor alternativa para o perfil do seu armazém.

1. Conheça seu espaço para elaborar um bom layout de armazém

Um dos pontos primordiais é conhecer a estrutura física do local que você dispõe para estocagem. Avalie bem as entradas e saídas imaginando o fluxo de pessoas e maquinário no interior.
Caso use empilhadeiras, pense também nas áreas de manobra do equipamento.

2. Explore os detalhes de seus produtos

Analisar a estrutura física do armazém é importante, mas é necessário também saber quais são os itens de maior demanda e posicioná-los em locais de fácil acesso, por exemplo. Medidas como essa facilitam a movimentação interna, reduzindo o fluxo de funcionários, bem como minimizam a chance de eventuais perdas de produto. Conhecer os itens impacta inclusive no sistema de armazenagem a ser adotado. Conforme veremos, certos sistemas são melhores para artigos mais pesados, por exemplo.

3. Separe os itens por similaridade

Você sabe que nos supermercados as mercadorias não são dispostas aleatoriamente. Ao separar os produtos por tipo, fica até mais fácil de localizá-los. A disposição faz parte de um planejamento e o mesmo acontece no armazém. Separar os produtos resulta em economia de tempo, consequentemente, mais eficiência.

4. Avalie as características de armazenagem

Cada produto apresenta suas peculiaridades. Por exemplo, alguns itens dependem de resfriamento. Tais aspectos devem ser ponderados na organização do layout de armazenagem.

5. Escolha o sistema de armazenagem que melhor se adapte aos seus produtos

São muitas as maneiras para estocar, vamos abordar brevemente algumas delas.

  • flow rack: espécie de prateleira especial inclinada que permite que os itens deslizem com mais facilidade. É mais recomendável para itens resistentes e leves;
  • paletes: o sistema possibilita a verticalização do estoque utilizando estruturas de aço, se adapta bem a carregamentos pesados e volumosos. É importante lembrar que a movimentação dos paletes é feita por meio de empilhadeiras, portanto, é necessário considerar essa circulação no layout;
  • carrossel: sistema com prateleiras giratórias, o que facilita tanto a retirada quanto a colocação de produtos. É versátil e pode ser utilizado para os mais diversos produtos.

Em suma, um estoque organizado em um layout de armazém bem planejado facilita muito o trabalho logístico. Pois um espaço de depósito otimizado torna as entregas mais fáceis e reduz os possíveis gargalos operacionais. Essas medidas refletem no negócio em sua totalidade.

Pensando nas nossas dicas, você utilizará seu espaço de forma inteligente, com mais flexibilidade e estocará seus produtos com mais economia.
Gostou do conteúdo? Divida sua experiência conosco, comente sobre as medidas adotadas em sua empresa e como foi pensado o seu layout de armazém!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!