• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Veja aqui o que é cross docking e entenda como usar!

1 de março de 2018
Gestão em logística, Logística

Imagine que você negocia com o seu fornecedor uma grande promoção de uma determinada mercadoria, anuncia em rádios locais, carro de som, faz cartazes, mas o fornecedor falha e não consegue entregar o produto no seu armazém no prazo. Qual o impacto isso trará ao seu negócio? Para evitar esse tipo de situação existe o cross docking. Embora essa situação acima seja hipotética, ela é muito mais comum do que se imagina.

Outros problemas enfrentados por varejistas — especialmente os pequenos que contam com menos espaço — é a dificuldade de organização e controle (que também são fatores que esta metodologia trabalha).

Mas o que é o cross docking? Qual é o melhor momento para usar? Como você pode aplicar no seu negócio? Continue a leitura e obtenha as respostas.

O que é cross docking?

A tradução literal do termo significa “cruzando as docas”. Na prática, é um sistema de distribuição logística, com um grande diferencial de outros modelos: não conta com o processo de armazenagem.

O sistema consiste em receber o produto, conferir, separar por cliente e enviar imediatamente (ou na primeira oportunidade que houver), sem que sejam utilizadas as áreas de armazenagem por longos períodos.

Na maioria dos casos esse processo é realizado diretamente nas docas, por isso, a derivação do nome. Esse modelo de operação permite que a empresa ofereça entregas rápidas, reduza custos de armazenagem e aumente o giro do estoque.

Quando usar essa estratégia?

Provavelmente você tem vários remédios em sua casa, mas isso não quer dizer que precisa tomar todos a qualquer momento ou de forma aleatória, certo? Assim como você toma apenas o remédio que precisa, no momento e na dose necessária, da mesma forma deve ser o uso do cross docking.

O primeiro passo é entender se você está tendo os problemas que a ferramenta pode resolver. Veja abaixo os principais:

  • alto custo de armazenagem;
  • tempo de entrega elevado;
  • ruptura no estoque;
  • falta de espaço físico;
  • baixo giro de estoque;
  • excesso de produtos vencidos, avarias e sinistro.

Se você observar que sofre com um ou vários desses problemas, este é o momento para implantar essa solução.

Como implementar essa estratégia?

Apesar dos muitos benefícios é preciso ficar atento, pois, apesar do seu conceito simples, a sua implantação requer alguns cuidados. Veja o passo a passo para realizar esse processo com sucesso:

1. Treine a equipe

Antes de qualquer mudança física, de processos ou investimento é preciso alterar a cultura da equipe. O cross docking é um modelo de operação diferente do tradicional e precisará ter o apoio do time para o sucesso.

Comunicar de forma clara os objetivos do programa, a importância de cada um no processo e realizar treinamentos, é fundamental até a prática virar rotina na organização.

2. Negocie com os fornecedores

Depois de garantir a aderência dos colaboradores é preciso negociar com os fornecedores. Vale salientar que não precisa envolver todos os fornecedores nesse processo. Comece com os que você mais confia.

Peça que ele mantenha reservado para você uma quantidade suficiente para garantir a reposição imediata da sua demanda e estabeleça um prazo padrão.

3. Utilize um sistema ERP

Para automatizar esse processo é preciso contar com um software para agilizar o fluxo de informações entre você, o seu fornecedor e o cliente. Com um ERP você consegue sincronizar as informações com todas as áreas da empresa e saber em tempo real a previsão de chegada das mercadorias, os clientes e quando os produtos devem ser entregues.

Se aplicado de forma correta o cross docking ajuda a empresa a aumentar a sua eficiência operacional e a reduzir custos. Além disso, possibilita fortalecer a relação com os fornecedores e a fidelização de clientes. Portanto, siga as nossas dicas e veja os resultados na prática!

Gostou de saber o que é cross docking e como aplicar? Quer descobrir outros conceitos e técnicas para aumentar a produtividade de sua empresa? Assine nossa newsletter e se mantenha informado!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!