• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Coletor de dados no armazém: por que usar?

31 de janeiro de 2018
Gestão em logística, Logística, Warehouse

O gerente de logística é um profissional muito importante para o desempenho de sua empresa. Ele precisa acompanhar as tendências do mercado e adotar as melhores práticas que existem.

Em vista disso, o uso de novas tecnologias é uma premissa inicial para o sucesso de qualquer armazém. Independentemente do tamanho de sua gestão, aparelhos e sistemas que automatizam tarefas e facilitam as atividades devem ser utilizados em sua rotina de trabalho, como o coletor de dados.

Mas você sabe qual é a importância desse equipamento e quais são os seus benefícios? Este post vai ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o coletor de dados no armazém. Confira a seguir.

O que é o coletor de dados no armazém?

Um armazém logístico é um local repleto de mercadorias. Cada uma delas tem destinos e características diferentes, não é mesmo? Tentar coordenar todas as atividades manualmente é uma tarefa complicada e que está sujeita a vários erros.

Dessa forma, o coletor de dados é um ótimo aparelho para melhorar os processos e evitar erros. Isso acontece pois ele é um equipamento portátil que coleta informações e transmite-as para um sistema de dados. Com isso, é possível monitorar e controlar o fluxo e a quantidade de mercadorias em seu armazém.

Na maioria dos casos, ele é mais resistente do que um aparelho celular e oferece toda a mobilidade e a segurança que o ramo da logística demanda. Além disso, ele processa informações contidas em códigos de barras, etiquetas inteligentes (RFID) e cartões magnéticos.

Quais são as suas vantagens?

Agora, você vai entender um pouco mais dos benefícios proporcionados por esse equipamento.

Controle de inventário

Antes de prosseguir com a leitura, responda: você sabe quantos e quais são os tipos de produtos que existem em seu armazém? Ou, então, sabe onde encontrar essas informações?

Empresas que realizam o controle do inventário manualmente passam por grandes problemas nessas horas. Além disso, muitos profissionais não recebem o treinamento necessário para digitalizar todos os dados.

Desse modo, o coletor de dados no armazém é um equipamento que facilita os trabalhos, já que é simples e bastante intuitivo de ser utilizado. Lembre-se também de que a contagem do inventário é totalmente online e você evita as inversões de mercadorias, já que os produtos são validados pelo código de barras.

Precisão nos processos de conferência

Por mais bem preparada e capacitada que a sua equipe seja, imprevistos acontecem e colocam em risco o seu planejamento de entregas. Por isso, tecnologias são aplicadas para minimizar os erros humanos e aumentar o controle do armazém, e não poderia ser diferente com o coletor de dados.

Ruídos de comunicação podem existir, por exemplo, no transporte de alguma mercadoria. E os clientes ficam insatisfeitos quando recebem produtos diferentes daqueles que solicitaram. Então, utilize esse equipamento no dia a dia de trabalho do armazém e evite esse tipo de problema.

Mobilidade

O tempo que os seus funcionários gastam para realizar as suas tarefas no armazém também influencia na obtenção de resultados positivos. Ao automatizar tarefas e utilizar o coletor de dados, você melhora o tempo de trabalho da equipe e agiliza os processos internos.

Não se esqueça de que esse tipo de equipamento é leve e pode ser transportado por qualquer pessoa, aumentando a mobilidade no ambiente de trabalho.

O investimento em tecnologia proporciona benefícios a curto, médio e longo prazo. Portanto, faça uma pesquisa de mercado e encontre os equipamentos que mais se ajustam à forma como você trabalha.

O uso do coletor de dados no armazém e outras ferramentas, como as empilhadeiras, demonstra que você é um gerente de logística antenado às novidades do mercado e que se preocupa com a qualidade em sua prestação de serviço.

Além do mais, essas atividades otimizam o trabalho de sua equipe e fazem com que você alcance os resultados positivos que deseja.

Gostou do nosso conteúdo sobre o uso do coletor de dados no armazém? Quer aprender mais sobre as melhores técnicas do mercado? Então descubra a importância de ter um bom layout de armazenagem logística!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!