• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

5 erros na gestão de supply chain para você evitar

11 de janeiro de 2018
Gestão de Frotas

Recentemente, as pequenas e médias empresas passaram a compreender a importância de adotar estratégias que otimizem a supply chain. Essa, que vem sendo traduzida como cadeia de suprimentos, é uma área que merece atenção especial se o objetivo é aumentar o potencial logístico da empresa.

Em grande parte das empresas, a despesa com bens e serviços é a fatia de gastos mais evidente. Essas compras chegam entre 50% e 80% dos gastos totais. Por isso, vale evitar os erros na gestão de supply chain para se prevenir dos gastos desnecessários. Vamos mostrar como no post de hoje. Acompanhe!

1. Desconhecimento das despesas

Em dados divulgados pela Supply Chain Forum, estimou-se que só 12% das empresas de pequeno porte centralizam suas compras em um setor específico. Se diversos departamentos da empresa estão comprando sem centralização, fica difícil mensurar o dinheiro e o tempo dispendidos nessas transações.

Para sanar esse transtorno, é interessante solicitar uma consultoria. É preciso identificar quais categorias têm mais gastos e repensar estratégias e contratos, gerando, assim, vantagem maior e mais duradoura nas negociações.

2. Processos arcaicos

Outro erro na gestão de supply chain envolve os processos mal estruturados e ferramentas ineficientes. As atividades de pouco agregado passam despercebidas e podem gastar o tempo do seu time sem gerar números significativos para a organização.

Fugir das atividades repetitivas, desnecessárias e burocráticas é o caminho para acertar na gestão. Acompanhar cada etapa da supply chain ajuda a identificar os processos que não estão respondendo bem e remodelá-los ou aboli-los.

Automatizar também é uma saída necessária. Com a tecnologia em constante avanço, mais e mais processos vão se tornando possíveis com a ajuda dos computadores. Automatizar garante eficiência e reduz as falhas causadas pelo fator humano.

3. Riscos ignorados

As empresas que ainda não têm largo domínio sobre supply chain podem apresentar dificuldade em mapear potenciais riscos. Isso se reflete em incapacidade para mitigar os erros, consequentemente reduzindo os lucros.

Para solucionar a propensão da empresa aos riscos, é imprescindível realizar um planejamento de contingência. Um comitê de análise de riscos permite mapear possíveis crises e traçar ações para contorná-las.

4. Desconhecimento dos fornecedores

Muitas empresas não reconhecem a importância dos seus parceiros para o negócio prosperar. Se a organização não conhece as capacidades e riscos dos seus fornecedores, pode acabar com sua atividade-fim comprometida, prejudicando, inclusive, a reputação diante dos clientes.

Para não cometer esse erro na gestão de supply chain, a empresa deve submeter seus fornecedores novos a uma avaliação. Nesse estudo, deverão ser considerados pontos como estabilidade financeira, cultura empresarial e credibilidade no mercado. Conhecer os parceiros nesses pontos facilita as compras e evita transtornos.

5. Esquecimento das inovações tecnológicas

Além da falta de um time inteirado no supply chain, as pequenas e médias empresas sofrem da ausência de uma unidade de TI interna. Principalmente quando se é um novato no mercado ou quando se tem um posicionamento empresarial conservador, adotar as inovações tecnológicas pode ser um desafio.

A fim de otimizar sua supply chain, as tecnologias mais recentes são a solução mais acertada. Sistemas de nuvem, por exemplo, conseguem maior integração e favorecem a inovação da empresa. Não vale mais fugir da automação! É hora de abrir mão do conservadorismo e investir em tecnologia.

Agora, que você sabe como fugir dos erros na gestão de supply chain, é hora de aumentar a produtividade da sua cadeia logística. Saiba mais neste artigo!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!