• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Armazenagem de materiais: entenda a importância de ser bem realizada

11 de abril de 2018
Serviços

Na atualidade, a logística está cada vez mais presente no planejamento estratégico empresarial, tornando-se fundamental para a lucratividade e a redução dos custos da empresa. Entre as suas várias funções, a armazenagem de materiais é um campo que merece destaque para a organização.

Esse é o setor responsável pelo recebimento, manuseio e distribuição de todos os ativos de uma empresa. Por esse motivo, quando bem realizada, a sua eficiência, a sua localização e a sua capacidade operacional propiciam à logística vantagem competitiva em relação aos demais concorrentes, ampliando o nível de serviço das atividades prestadas.

No entanto, por mais lucrativa e benéfica que a armazenagem pode ser para a empresa, a execução de maneira negligenciada pode trazer altos custos empresariais e afetar a eficiência logística empresarial.

Por isso, neste artigo, serão demonstradas as funções da armazenagem, algumas boas práticas de sua aplicação e os benefícios para a organização. Confira!

Qual a importância da armazenagem de materiais para a logística?

O setor de armazenagem evoluiu no decorrer dos anos e, hoje, apresenta várias funções essenciais à eficiência logística, que vão além da simples estocagem e guarda de produtos.

Dessa maneira, o processo de armazenagem de materiais tornou-se fundamental para o desempenho estratégico da empresa, de modo que as suas atividades influenciam na operacionalidade dos demais setores empresariais. A seguir, listamos algumas características relevantes da armazenagem para as empresas. São elas:

Localização

A localização do centro de distribuição assume um papel decisivo para a logística da empresa e influencia a eficiência do setor de transporte, devido à proximidade do centro ao consumidor, o aumento do market share empresarial, em razão da presença dos produtos em outras regiões e, principalmente, a redução dos custos relacionados à movimentação de mercadorias.

Assim, a localização do centro gera uma maior facilidade para as atividades da organização. Como resultado, isso amplia o nível de serviço, a imagem empresarial e a confiabilidade operacional.

Capacidade operacional

A capacidade do centro de distribuição — no que se refere ao volume de ativos armazenados e às atividades realizadas — é indispensável para dimensionar a capacidade operacional da empresa.

Tendo isso em vista, o setor de armazenagem de materiais é responsável por manter as demais operações empresariais abastecidas, realizando a gestão do estoque e, consequentemente, dos ativos da empresa.

Quais as funções da armazenagem de materiais?

A armazenagem de materiais apresenta como principal função a gestão dos ativos empresariais, com o objetivo de gerir os recursos materiais da empresa e zelar pela sua conservação e disponibilidade. Sendo assim, tais atribuições podem ser resumidas e apresentadas nas seguintes categorias:

Recebimento dos produtos

A função do recebimento de produtos consiste na análise inicial dos materiais que são recebidos pela empresa.

Desse modo, cabe a essa tarefa identificar a mercadoria, verificar a documentação referente ao produto e a sua regularidade, inspecionar as condições físicas do pedido e aceitação ou recusa do produto devido a critérios preestabelecidos de qualidade.

Estocagem

A estocagem é o setor responsável pela conservação e disponibilidade das mercadorias aceitas no processo de recebimento.

Portanto, cabe ao setor realizar as atividades referentes à guarda dos produtos, à separação dos materiais conforme tipo, estágio de processamento e destino — ou outras especificações estabelecidas — e à gerência da quantidade de materiais disponíveis para a operação da empresa.

Movimentação de materiais

movimentação de materiais é um processo interno que ocorre entre os ativos das empresas nos vários estágios de processamento dos produtos.

Desse modo, esse processo visa ao direcionamento dos produtos semiacabados ou acabados para a sua próxima fase no processo operacional da empresa.

Distribuição

O processo de distribuição na armazenagem de materiais relaciona-se à expedição de produtos acabados para remessa ao cliente final.

Logo, fica a cargo do setor de distribuição realizar a embalagem adequada do produto final para envio, separação dos pedidos com destinos alcançados pela mesma rota ou mesmo cliente — conhecido como picking — e auxiliar o setor de transporte no carregamento dos produtos para o despacho.

Quais as boas práticas para a aplicação eficiente da armazenagem de materiais?

É certo que a correta armazenagem de materiais acarreta vários benefícios para a logística empresarial e para os demais setores da empresa. Porém, para se conseguir uma armazenagem eficiente de materiais, algumas práticas são fundamentais no processo de implantação, como:

Separe os materiais por tipo

A separação, o condicionamento e a manutenção dos produtos são funções intrínsecas ao processo de armazenagem de materiais.

Nesse sentido, estabelecer critérios para a correta guarda dos produtos, alocando-os em função de suas condições específicas de armazenagem — como temperatura, umidade e luminosidade — ou dos estágios do processo de fabricação ou expedição auxilia na movimentação e identificação dos materiais e, principalmente, nas condições de perecibilidade e qualidade da mercadoria.

Utilize indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho — conhecidos como KPIs — são ferramentas que auxiliam os gestores a medir a performance dos processos empresariais.

No setor de armazenagem de materiais, a utilização dos KPIs é essencial para avaliar os procedimentos e mensurar a sua eficiência, comparando os resultados aos padrões estabelecidos para a atividade e, a partir das conclusões obtidas, aplicar as intervenções necessárias para a regularização ou ampliação do processo.

Determine a correta localização do centro de distribuição

A localização do centro de distribuição auxilia não só a armazenagem dos materiais, mas também o transporte dos produtos ao cliente e o recebimento de mercadorias.

Essa característica do centro envolve uma série de cálculos e variáveis, que possibilita instalar o armazém na melhor localidade possível, reduzindo o tempo de atividades e os custos com entregas e expedição de produtos.

Automatize os processos de armazenagem

tecnologia está cada vez mais presente nas empresas e, no setor de logística, o seu uso é indispensável para o aumento da qualidade, rapidez e confiabilidade do serviço.

No setor de armazenagem de materiais, por exemplo, o uso da automação auxilia o gestor no reconhecimento dos ativos presentes no centro de distribuição, na otimização de processos, na redução de erros ou incoerências com a realidade do estoque e, em especial, na redução de custos e tempo de atividades.

Estruture o layout do centro de distribuição

layout — características do arranjo físico do armazém — é imprescindível para a correta aplicação e atividade a ser realizada no centro de distribuição.

Por isso, organizar e estruturar o armazém em função da movimentação de materiais, do dimensionamento de áreas para as funções da armazenagem e do volume de produtos e operações garantirá um melhor aproveitamento do espaço operacional e, como consequência, redução de custos, tempo e retrabalho.

Diante do exposto, fica nítida a importância da realização correta da armazenagem de materiais para a logística e para os demais processos empresariais devido à sua integração com os setores, bem como a relação de dependência empregada por essa área.

Afinal, todo o processo produtivo e logístico requer materiais para a sua operação e funcionamento, de modo que a capacidade e a eficiência do setor de armazenagem de materiais refletem no desempenho operacional de toda a empresa.

O que achou das dicas sobre armazenagem de materiais? São úteis para a eficiência logística? Quer mais informações sobre esses assuntos? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!