• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Confira os benefícios da empilhadeira elétrica e porque investir em uma

O setor de logística é muito importante para o bom desempenho econômico do nosso país. Graças a ele, é possível transportar mercadorias e serviços para pequenas e grandes cidades. Dessa forma, a atuação de um gerente logístico deve ser baseada em conceitos sólidos e atualizados.

Além do mais, esse profissional deve adotar estratégias que otimizam a rotina de trabalho. Hoje em dia, existem tecnologias que aumentam a segurança e garantem a produtividade da gestão, como a empilhadeira elétrica.

Entretanto, algumas empresas ainda não conhecem esse conceito ou não sabe quais são as suas aplicações. Pensando nisso, fizemos este post para tirar todas as suas dúvidas. Explicamos o que ela é e como ela se diferencia dos outros produtos disponíveis no mercado. Confira a seguir.

O que é uma empilhadeira elétrica?

Essa ferramenta é um veículo utilizado em várias indústrias. Ela serve para o transporte de grandes volumes que estão dispostos em pallets. A empilhadeira elétrica, como o seu próprio nome diz, funciona por meio de um motor elétrico, que é alimentado por uma bateria.

Ela é um equipamento pequeno e compacto, mas que dá muita mobilidade ao seu operador. Há um assento que deve ser ocupado por um profissional habilitado para realizar o transporte e o manuseio de mercadorias. Outros modelos oferecem espaço para o operador trabalhar em pé. Saiba que existem dois garfos horizontais que são encaixados aos pallets de madeira.

Com os comandos corretos, o trabalhador consegue elevar ou abaixar a carga, de acordo com as necessidades do transporte.

Onde ela é mais usada?

Uma dúvida muito comum está relacionada aos tipos de atividades em que a empilhadeira elétrica pode ser aplicada. Por causa de suas características, ela é utilizada em todas as movimentações logísticas. É necessário apenas ter cuidados diferentes em cada aplicação, considerando o sistema de armazenagem, o layout e a experiência do operador.

Os supermercados e o centros de distribuição são bons exemplos de gestões que utilizam esse equipamento. É recomendável utilizá-lo em armazéns e indústrias que têm corredores pequenos e estreitos. Além disso, a empilhadeira elétrica é utilizada em ambientes com risco de explosão, já que ela não utiliza motor a combustão.

Em outras palavras, qualquer situação que exige o transporte seguro de mercadorias por distâncias curtas pode se beneficiar do uso da empilhadeira elétrica.

Quais são os seus benefícios?

Agora, você vai descobrir porque investir nessa solução para a sua gestão. Separamos as principais vantagens abaixo.

Redução de custos

As questões financeiras são essenciais para o sucesso de uma indústria, certo? Pois então, a empilhadeira elétrica ajuda no controle dos gastos e na otimização dos recursos financeiros.

Como a eletricidade é mais barata do que os combustíveis, como o GLP e diesel, é possível reduzir as despesas. Os baixos custos com manutenção ajudam a melhor seu orçamento também.

Isso acontece porque a empilhadeira elétrica possui lubrificante apenas para o sistema hidráulico. Empilhadeiras a combustão além do sistema hidráulico, exigem óleos no motor, na transmissão e no diferencial. Em muitos casos, é preciso trocá-los a cada 250 horas de trabalho e realizar manutenções entre 500 e 1.000 horas.

Os freios da empilhadeira elétrica utilizam sistema regenerativo que aproveita a própria parada do motor para a frenagem do equipamento, reduzindo drasticamente os desgastes das peças.

Não é obrigatório, também, o pagamento de periculosidade ao operador, como acontece nas trocas do P20 de empilhadeiras a combustão.

Essas características parecem irrelevantes em uma análise isolada, porém, uma empresa que tem várias empilhadeiras pode economizar milhares de reais por ano.

Preservação do meio ambiente

Um negócio de sucesso é aquele que tem objetivos alcançáveis e consegue traçar um planejamento adequado à sua capacidade produtiva. Além do mais, é necessário adotar medidas sustentáveis, que preservem a natureza e promovem a evolução dos processos logísticos. O pensamento ecologicamente correto, hoje em dia, é uma característica indispensável para sobreviver ao mercado e conseguir novos clientes.

A empilhadeira elétrica conta com uma tecnologia que preserva o meio ambiente, pois não emite gases nocivos e fumaças na atmosfera. Ademais, a substituição do consumo de combustíveis fósseis pela eletricidade introduz a energia limpa, algo que ajuda no bem-estar dos trabalhadores que operam a máquina e reduz o consumo dos recursos do nosso planeta.

Otimização do local de trabalho

O conforto dos colaboradores é um ponto que merece toda a sua atenção. Ter um ambiente de trabalho estressante e exaustivo não é uma boa ideia. A equipe fica desmotivada e não consegue desempenhar as suas funções com excelência quando isso acontece. Por esses motivos, você deve fazer de tudo para adequar o seu ambiente ao contentamento de seus trabalhadores.

A empilhadeira elétrica não emite ruídos, ou seja, é extremamente silenciosa em suas operações. Dessa maneira, a qualidade do ambiente de trabalho é aprimorada e vários equipamentos podem funcionar sem que o estresse ou outras consequências atrapalhem a sua equipe. Essa característica facilita a aplicação dessa ferramenta em locais próximos a escritórios e salas de reunião.

Existem, de fato, vários benefícios proporcionados pelas empilhadeiras elétricas. Entretanto, esse tipo de máquina necessita de cuidados especiais. Em dias chuvosos, seu uso fica restrito aos ambientes fechados e longe do contato com a água.

Lembre-se de respeitar o período de recarga e não utilizá-la nessas horas. Quem não considera esses critérios coloca a vida de seus funcionários em risco e diminui a vida útil do aparelho.

O transporte de mercadorias é uma atividade que demanda muito preparo e conhecimento. Conhecer as características dos produtos e o espaço disponível são apenas alguns exemplos dessas exigências.

Com o passar do tempo, novas tecnologias são introduzidas e utilizadas nas gestões de logística ao redor do mundo. Atualmente, a empilhadeira elétrica representa aquilo que há de mais moderno e eficiente para esse setor.

Ao ler o nosso post, você descobriu um pouco mais sobre o funcionamento dessa ferramenta e como ela o ajuda a otimizar os trabalhos no galpão. Portanto, faça uma pesquisa de mercado e encontre uma empresa que fornece mercadorias de qualidade e que tem tradição na venda, locação e manutenção de equipamentos logísticos.

Agora, entre em contato com o nosso negócio e descubra as soluções que você procura para o transporte de mercadorias!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!