• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Blue Point: segurança na operação de empilhadeiras

12 de abril de 2018
Empilhadeiras

A competitividade está cada vez maior no mundo corporativo e fatores como crise e instabilidade econômica aumentaram de forma considerável essa necessidade no mercado nacional.

No entanto, um ponto positivo a se destacar nesse processo é que os gerentes de operações vêm alinhando a busca por produtividade à valorização da segurança — e uma das tecnologias adotadas para atingir este objetivo é o Blue Point.

Você já conhece essa tecnologia? Quer saber um pouco mais sobre o seu funcionamento e qual o impacto na segurança? Continue a leitura e confira!

O que é o Blue Point?

O Blue Point, também conhecido com Blue Spot, é um acessório de segurança que pode ser aplicado em vários tipos de operações com o objetivo de aumentar a segurança. Como o nome indica, ele faz isso por meio de um indicador visual — no caso, a luz azul.

A ideia é avisar pedestres e operadores de máquinas (principalmente de empilhadeiras, sua principal aplicação) da aproximação do equipamento, evitando colisões e atropelamentos.

Como ele funciona?

O seu funcionamento é extremamente simples: depois de instalado na empilhadeira, o equipamento emite uma forte luz azul no piso. A cor da luz é estratégica, pois pode ser observada em qualquer ambiente — interno, externo e, inclusive, em pisos escuros.

Como a luz é projetada alguns metros à frente, o dispositivo gera uma percepção segura de que a empilhadeira está se aproximando de quem está por perto, sejam pedestres ou operadores de empilhadeira.

Outro ponto positivo é que seu funcionamento demanda um baixo consumo de energia, possui alta resistência a vibrações e um tempo de vida útil elevado — alguns modelos garantem até 50.000 horas, o que equivale a mais de 5 anos de uso ininterrupto.

Qual o seu impacto na segurança?

O impacto na segurança é visto de várias formas, veja:

  • apresenta versatilidade em relação ao ambiente, pois pode ser utilizado em todos os tipos de piso, em espaços internos e externos, escuros ou iluminados;
  • sua utilização é mais eficaz que um sistema sonoro, pois este tem a sua eficiência reduzida em ambientes barulhentos ou onde os profissionais utilizam protetores auriculares;
  • pode ser aplicado em empilhadeiras, paleteiras elétricas, plataformas elevatórias, entre outros;
  • avisa tanto operadores quanto pedestres da aproximação da empilhadeira;
  • por fim, é de fácil instalação e baixo investimento em relação aos benefícios gerados.

Com a sua aplicação, as operações se tornam mais seguras para os pedestres e operadores, que conseguem identificar facilmente a aproximação das máquinas e garantir sua segurança.

Utilizar o Blue Point certamente é uma ótima forma de otimizar a operação, pois um acidente de trabalho traz inúmeros prejuízos para a empresa — e o financeiro é o menor deles.

Como disse Ken Blanchard, “colaboradores satisfeitos consigo mesmos produzem melhores resultados”. Por isso, siga as dicas citadas, valorize o seu time garantindo um ambiente seguro e eleve o moral da empresa e os resultados do seu negócio.

Gostou do conteúdo? Quer receber mais dicas úteis para reduzir os custos de sua operação e otimizar o seu maquinário? Siga nossa página no Facebook e mantenha-se informado!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!