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OTIF e DIFOT

17 de abril de 2018
Gestão de Frotas

Você sabe qual a porcentagem dos seus produtos que estão sendo entregues de maneira correta aos seus clientes? Sabe quantos atrasos sua empresa possui por mês ou quais produtos chegam com defeitos até o consumidor final?

Mensurar o desempenho da logística do seu negócio é essencial para garantir a satisfação do consumidor com o serviço oferecido pela sua empresa. Existem alguns indicadores que podem ajudá-lo nessa tarefa: dois deles são OTIF e DIFOT.

Entenda agora o que esses indicadores mensuram, como calculá-los e por que você deve utilizar esse tipo de medida de desempenho na sua empresa! Vamos lá!

O que é OTIF e DIFOT?

OTIF é a sigla para On-Time-In-Full: no prazo e completo, em uma tradução literal. Já DIFOT é a sigla para Delivered-In-Full-On-Time, ou, no português, entregue completo e no prazo.

Desde a tradução você já deve estar imaginando que ambas as siglas querem dizer a mesma coisa, o que é verdade. Ambos os indicadores são métricas utilizadas para mensurar a performance das entregas e da logística da sua empresa.

Eles indicam qual a porcentagem de produtos chegou até os seus clientes em perfeito estado — de acordo com o que foi solicitado — e dentro do prazo estabelecido. Também mostram, de maneira quantitativa, a qualidade das suas entregas do ponto de vista do cliente.

Como calcular o OTIF e DIFOT?

Por serem a mesma medida, apenas com nomes diferentes, esses indicadores são calculados da mesma forma. Veja, a seguir, o passo a passo de como o processo é realizado:

1. Defina um período de tempo

Você pode calcular esses indicadores para o último mês, trimestre, semestre ou ano, por exemplo. Portanto, o primeiro passo é definir qual o período de tempo de interesse da sua empresa.

2. Registre todas as entregas

Anote em uma planilha ou software todas as entregas que foram realizadas no período de tempo predefinido. Se você escolheu analisar o último mês e percebeu que a sua empresa realizou 25 entregas nesse período, registre todas as informações possíveis sobre esse processo.

Anote o produto, a data de saída da sua empresa, a data de entrega para o cliente, o prazo estabelecido e as condições nas quais a mercadoria chegou até o consumidor.

3. Descubra quantas foram as entregas perfeitas

Com esses dados em mãos, calcule quantas foram as entregas que chegaram dentro do prazo e em condições excelentes, dentro do que foi solicitado pelo cliente.

No exemplo utilizado, pode ser que você perceba que apenas 15 entregas foram realizadas de maneira completa e dentro do prazo no último mês.

4. Calcule o OTIF/DIFOT

Agora, você é capaz de utilizar a fórmula da métrica para calcular o valor do indicador. Para isso, divida o total de entregas perfeitas pela quantidade total de entregas realizadas e multiplique o total por 100.

OTIF/DIFOT = (entregas perfeitas / entregas realizadas) X 100

Portanto, no exemplo anterior, o OTIF/DIFOT da sua empresa seria:

(15 / 25) X 100 = 60%

Isso significa que 60% das suas entregas foram realizadas de forma completa e dentro do prazo.

Por que calcular o OTIF e DIFOT?

Os seus serviços de logística impactam de maneira significativa a satisfação do cliente com os seus serviços. O OTIF e DIFOT são indicadores focados na satisfação do cliente e, por isso, é essencial que sejam acompanhados com frequência.

Com o acompanhamento dessas métricas você é capaz de identificar gargalos e problemas no seu setor de logística, intervindo de maneira eficiente para a melhoria da qualidade do seu serviço. Com isso, você aprimora a experiência de compra — o que aumenta a atração e fidelização dos seus clientes.

Dessa forma, você é capaz de aumentar os índices de crescimento do negócio, aumentando, consequentemente, as suas chances de sucesso.

Portanto, utilize o OTIF e DIFOT na sua empresa hoje mesmo. Além de serem simples de calcular, esses indicadores podem trazer melhorias significativas para os resultados da sua empresa! E se o artigo foi útil, não se esqueça de compartilhá-lo nas suas redes sociais!

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