• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Como escolher fornecedores logísticos para a empresa?

28 de agosto de 2018
Baterias tracionárias

Escolher fornecedores logísticos pode ser uma experiência difícil para muitas empresas. Afinal, a logística é um dos setores mais importantes para qualquer negócio, e entregar um bom serviço pode ser um grande diferencial na decisão de muitos clientes. 

Por isso, na hora de escolher um fornecedor do setor, é preciso considerar questões além do preço. A frase é antiga, mas é sempre importante lembrar: “o barato pode sair caro”. Uma escolha errada, e o planejamento de um ano inteiro pode ser comprometido.

Neste artigo, apresentaremos dicas para você não errar na hora de escolher fornecedores logísticos. Acompanhe e confira!

Analise a capacidade da empresa

Um provedor de logística deve ser competente nas áreas que atendam às necessidades da sua empresa. Afinal, só porque o fornecedor é famoso, não significa que ele possa atender o seu negócio de forma eficaz.

Ou seja, o contratado precisa ter um conjunto de habilidades que possam satisfazer os requisitos futuros e de curto prazo da sua empresa. Por exemplo, você pode não precisar do serviço de caminhões pequenos atualmente, mas necessitará dessa categoria daqui a 24 meses. Então, é importante garantir que tudo funcionará em todos os momentos.

Verifique o atendimento ao cliente do fornecedor

O fornecedor prioriza o atendimento ao cliente, a taxa de resposta é aceitável e os canais de comunicação funcionam? Claro, essas questões nem sempre são simples de averiguar no início, mas é necessário pesquisar o máximo possível sobre o atendimento do fornecedor.

Praticamente todas as empresas afirmam ter um excelente serviço ao cliente. Isso é de praxe. Então, a melhor maneira de ter certeza sobre alguns pontos é perguntar diretamente para quem já foi atendido por essas marcas. Por isso, peça referências — preferencialmente, de empresas de setores e necessidades similares. 

Ter uma boa reputação com os clientes não é por acaso. Se o fornecedor é bem visto, significa que ele vem apresentando um trabalho consistente, com um nível de excelência acima do padrão. Obter esse conhecimento antes de fechar negócio pode ser a chave para determinar o sucesso da parceria ao longo dos anos.

Certifique-se sobre a estabilidade da empresa

Não importa se a sua cadeia de suprimentos é simples ou complexa, o trabalho do fornecedor deve ser estável em qualquer situação. Afinal, a qualidade do serviço não pode ser prejudicada à medida que algumas mudanças acontecem.

Atentar-se a isso pode evitar dores de cabeça futuras. Por exemplo, se ocorrer uma grande mudança no mercado e o seu fornecedor não puder suportar as consequências, a responsabilidade, muitas vezes, passará para você, o contratante. Essa situação pode ser evitada se você tiver a certeza de que o nome, o nível de trabalho e a reputação do fornecedor permaneceram intactos, independentemente de turbulências no mercado ou incertezas econômicas.

Considere o custo x benefício

Como dito, nem sempre o menor preço significa o melhor negócio. Pense que você está contratando uma empresa para cumprir um papel de extrema importância para o seu empreendimento. Nesses momentos, o ideal é considerar o custo x benefício.

Afinal, de que adianta um preço barato, se as falhas do serviço podem causar perda de receita ou obrigar a sua equipe a passar incontáveis ​​horas resolvendo reclamações e problemas?

Pense no custo total associado à seleção de um fornecedor de soluções em longo prazo. A empresa que oferece o menor custo total de trabalho, no âmbito geral, é o parceiro que você precisa por muitos anos.

Escolher fornecedores logísticos pode ser uma tarefa complexa. Por isso, utilize essas dicas para facilitar e aumentar a taxa de acerto da sua decisão. Afinal, não vale a pena arriscar quando a escolha envolve questões importantes, como alto investimento e relacionamento com o cliente.

Se você gostou deste artigo, curta a nossa página no Facebook e confira outros conteúdos interessantes.

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!