• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

O que você precisa saber sobre a logística de alimentos perecíveis

28 de agosto de 2018
Baterias tracionárias

Entender a melhor forma de armazenar, preservar e transportar materiais em estoque é essencial para a manutenção da saúde financeira e da credibilidade do negócio.

Isso porque, ao cuidar da logística dos seus produtos, você evita ter prejuízos com desperdícios e perda de mercadorias, além de garantir que os seus produtos estejam sempre disponíveis para os clientes. Essa questão é ainda mais importante quando se fala em alimentos perecíveis.

Leia agora mesmo este artigo e descubra tudo que você precisa saber sobre a logística de alimentos perecíveis!

Como funciona a logística de produtos perecíveis?

A logística é uma área extremamente complexa em qualquer empresa. Ela abrange todo o fluxo de mercadorias, desde a aquisição até o fornecimento ao consumidor final.

Nesse sentido, há uma série de processos e etapas que devem ser cumpridas, para realizar uma logística de produtos perecíveis de qualidade. Entenda agora cada uma delas:

Logística de suprimentos

É a área responsável pelo abastecimento do seu negócio, caracterizando o início do ciclo. É nesse momento que você estipula a quantidade de cada um dos seus produtos, que deve ser adquirida de acordo com a demanda dos seus clientes.

No caso de produtos perecíveis, é essencial prestar atenção extra nesse aspecto, uma vez que eles têm prazo de validade. Assim, o planejamento de compras deve ser assertivo, para garantir que o produto não estrague ou falte para os clientes.

Logística de produção

Caso você produza alimentos próprios da sua loja, esse é o processo de controle de produção, envolvendo a matéria-prima a ser utilizada, a quantidade diária de produção, os lotes das mercadorias, entre outros.

Logística de armazenagem

Você precisa estocar os seus produtos e a matéria-prima em locais específicos para isso. Esse processo é controlado pela logística de armazenagem.

Nesse momento, além de determinar onde e como os produtos devem ser armazenados — incluindo a definição das condições ideais de estocagem, para evitar danos e perdas —, você também deve planejar a movimentação de mercadorias dentro do estoque, a unitização dos produtos e o layout de armazenagem.

Logística de distribuição

Os seus produtos também precisam chegar até o consumidor final. Dessa forma, é essencial que você entenda a melhor forma de transportá-los até a sua loja ou aos seus clientes, para garantir a integridade da mercadoria durante a movimentação.

Isso é feito por meio da logística de distribuição, momento no qual você deve definir também os veículos que serão utilizados, as rotas de transporte e condições ideais de movimentação dos produtos perecíveis.

Como cuidar da logística de alimentos perecíveis?

Garanta a preservação dos alimentos perecíveis

Durante todas as etapas do processo logístico de alimentos perecíveis, é necessário prestar atenção especial à preservação das mercadorias. Isso porque esses produtos exigem condições de armazenagem e movimentações específicas, que garantam a integridade dos alimentos até o consumidor final.

Portanto, avalie elementos biológicos, físicos e químicos, tanto dos alimentos a serem disponibilizados quanto dos locais onde você armazena e transporta esses produtos. Leve em conta a possível contaminação biológica das mercadorias, umidade, ventilação, temperatura e iluminação do seu estoque, prazo de validade estipulado, embalagem, forma de empilhamento dos produtos, entre outros.

Dessa forma, você garante a preservação dos alimentos perecíveis e, com isso, a integridade e qualidade dos produtos até o consumidor final, além de evitar perdas e desperdícios de mercadorias.

Acondicione os produtos de forma correta

Acondicionar os alimentos perecíveis de forma correta é essencial para garantir a preservação e qualidade desses produtos. Para isso, é importante que você preste atenção a dois elementos essenciais: unitização e embalagem.

No que se refere à unitização — unir volumes maiores de produtos em um só lugar —, é importante levar em consideração as características específicas de cada produto para definir qual a melhor forma de unitizar as suas mercadorias.

Além disso, entenda qual a melhor forma de embalar as mercadorias para proteger os produtos contra contaminação externa e danos na movimentação e facilitar o transporte. Nesse aspecto, também é importante entender quais são as características específicas de cada mercadoria e definir, a partir desses dados, a melhor forma de acondicioná-los e quais níveis de embalagem são necessários.

Entenda a legislação para o transporte e armazenamento de produtos perecíveis

O momento de movimentação de alimentos perecíveis é quando eles estão mais vulneráveis e, por isso, existe uma legislação específica para regulamentar essa etapa da logística. Assim, entender e seguir essas regras são aspectos essenciais para garantir a integridade das mercadorias e evitar multas e punições.

Esse ponto é regulamentado pela Portaria SVS/MS nº 326 e pela Resolução da Anvisa nº 275, mas cada município tem leis específicas de vigilância sanitária, de modo que é importante você ficar atento a esses elementos.

Segundo a legislação brasileira, você deve assegurar que o veículo utilizado para o transporte de alimentos esteja em boas condições de uso, principalmente no que diz respeito à limpeza, desinfecção e desinfestação. O manuseio durante a movimentação também deve ser observado, evitando qualquer tipo de contaminação ou prejuízo da qualidade dos produtos.

As características do produto também devem ser observadas e, caso seja necessário a refrigeração, ela deve ser providenciada. Desse modo, todo alimento perecível deve ser transportado de acordo com a temperatura especificada no rótulo.

Saiba como a tecnologia pode ser sua grande aliada

A tecnologia pode ser a sua maior aliada na logística de alimentos do seu negócio. Isso porque existem diversos softwares e equipamentos capazes de dar suporte à gestão logística da empresa, reduzir o número de danos e acidentes com produtos e ainda aumentar a segurança e produtividade dos colaboradores.

Você pode, por exemplo, utilizar um software de gestão para controlar a entrada e saída de produtos da sua loja. Assim, além de calcular a necessidade de compra com mais assertividade e agilidade, você ainda consegue identificar produtos que estão próximos à data de vencimento e, com isso, criar estratégias para venda dessas mercadorias.

Além disso, máquinas como empilhadeiras e paleteiras podem ser ótimas aliadas na movimentação dos produtos, já que, além de aumentar a produtividade dos seus colaboradores, esses equipamentos ainda evitam danos devido ao manuseio incorreto de mercadorias e facilitam a movimentação de cargas dentro da empresa.

Entenda a melhor forma de otimizar os processos logísticos

Otimizar os processos logísticos de alimentos perecíveis também é importante para reduzir custos, garantir a qualidade das mercadorias e satisfação do consumidor final.

Para isso, você pode criar estratégias para melhorar a gestão logística, como utilização de código de barras e fornecimento de capacitação para a equipe. Além disso, você pode investir em formas de monitorar, tanto os seus colaboradores quanto os fornecedores, a fim de garantir a qualidade dos processos logísticos que ocorrem dentro da sua empresa.

A logística de alimentos perecíveis tem uma série de particularidades. Estar atento a cada uma delas é essencial para ter a certeza de que os seus produtos chegarão até o consumidor final em condições perfeitas, garantindo a satisfação do cliente e evitando perdas e desperdícios.

Para continuar se mantendo informado, que tal ler o nosso próximo artigo? Você vai descobrir a importância da previsão de demanda para o seu negócio!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!