• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Como implementar a padronização de processos logísticos na empresa?

21 de maio de 2018
Gestão de Frotas

Você sabe qual a melhor forma de realizar os processos logísticos na sua empresa? Sabe quais as ações e tarefas funcionais e quais são aquelas que não geram os resultados esperados? Entende os pontos que devem ser melhorados no supply chain da sua companhia?

Se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas, é hora de ler este artigo! Nele, você descobrirá o que é a padronização de processos logísticos e como implementar essa lógica na cultura da sua empresa. Vamos lá!

O que é padronização de processos logísticos?

Padronização é o ato de uniformizar a forma de realizar alguma atividade. Ou seja, é a busca pelas melhores práticas e, a partir disso, pela criação de uma metodologia específica para garantir que determinada tarefa sempre trará os melhores resultados possíveis.

A logística, por sua vez, é uma das áreas mais complexas da sua empresa, já que envolve uma série de processos interligados entre si.

Dessa forma, a padronização de processos logísticos se torna uma grande aliada da gestão e do funcionamento desse setor no seu negócio. Ela significa, basicamente, a criação de uma metodologia eficaz para a realização de todos os processos de supply chain da sua empresa e a difusão desse método para todos os colaboradores.

Por que a padronização de processos logísticos é importante?

A padronização faz com que todos os seus colaboradores realizem os processos seguindo os mesmos padrões de qualidade. Dessa forma, você elimina erros e garante a boa execução de todas as tarefas do setor de logística da sua empresa.

Com isso, você realiza uma gestão de estoque mais eficiente, consegue organizar suas mercadorias de maneira mais eficaz, distribui tarefas, aloca a sua equipe com mais consciência e melhora o planejamento da distribuição dos seus produtos.

Além disso, com a padronização de processos logísticos, você é capaz de eliminar burocracias, automatizar tarefas repetitivas e diminuir o desperdício de tempo e recursos. Tudo isso gera um aumento da produtividade dos seus colaboradores e otimiza as atividades desse setor.

A padronização também reflete no cliente final da sua empresa. Processos logísticos mais eficientes garantem qualidade da experiência de compra do consumidor, o que aumenta a procura pelos seus produtos e a probabilidade de fidelização de consumidores.

Como padronizar os processos logísticos da empresa?

Existem algumas boas práticas que o ajudam a garantir uma padronização eficiente dos seus processos logísticos. Descubra agora quais são elas!

Estude e documente todos os seus processos

Colete dados e faça uma análise do funcionamento de todos os seus processos logísticos. Identifique quem são os responsáveis por cada um, as etapas da atividade e quais os recursos necessários e resultados esperados. Não se esqueça de documentar tudo que foi analisado.

Defina melhorias possíveis

A partir do mapeamento do processo, você é capaz de identificar gargalos e falhas em cada uma das atividades. Analise o que funciona perfeitamente e o que pode ser melhorado, buscando soluções para os problemas encontrados.

Formalize a padronização

Com todos esses dados em mãos, você é capaz de criar um modelo ideal para cada um dos seus processos. Ou seja, como cada atividade deve ser realizada para gerar os melhores resultados possíveis.

Capacite os colaboradores

A padronização só funciona com o apoio de todo o seu time de colaboradores. Explique quais são as mudanças nas atividades e o porquê de cada uma delas. Mostre a melhor forma de realizar os processos de logística e capacite a sua equipe para colocar a padronização em prática.

Avalie os resultados

Após implementar as mudanças, é essencial avaliar os resultados periodicamente. Pode ser que você encontre resultados abaixo dos que eram esperados. Nesse caso, busque descobrir o porquê do problema e crie planos de ação para melhoria contínua do supply chain da sua empresa.

A padronização de processos logísticos pode se mostrar uma grande aliada do negócio, potencializando os seus resultados e criando um diferencial competitivo para a sua empresa. Implemente essa mudança agora mesmo na organização e aproveite todas as vantagens que ela pode oferecer.

Continue melhorando o setor de logística da sua empresa com o nosso próximo artigo! Nele, você vai descobrir ferramentas estratégicas para reduzir os custos desse setor! Vamos lá!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!