• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Segurança no armazém: 7 acessórios necessários

21 de maio de 2018
Gestão de Frotas

Garantir a segurança dos seus colaboradores como um todo é o papel de toda empresa. Isso demonstra preocupação com a saúde e integridade física e mental da equipe, além da valorização do time de funcionários.

Porém, cada setor e área do negócio tem demandas e necessidades específicas no que se refere à proteção dos profissionais que ali atuam. Para garantir a segurança no armazém, por exemplo, é importante investir em equipamentos e acessórios de acordo com a realidade das atividades executadas nesse local.

Entenda agora a importância desse investimento e conheça os 7 principais acessórios necessários para que a segurança da sua equipe esteja completa!

Entenda a importância de garantir a segurança no armazém

Os armazéns são os espaços da empresa destinados à estocagem de produtos e matérias-primas necessários para o funcionamento do negócio. Portanto, ele pode conter tanto materiais utilizados como base para a produção, quanto produtos que são vendidos diretamente para os clientes.

Nesse local há uma grande circulação de máquinas e colaboradores, além de trânsito de materiais pesados e perigosos. Dessa forma, existe o risco de ocorrência de diversos tipos de acidentes de trabalho, como tombamento de máquinas, atropelamentos e queda de materiais, o que pode comprometer a integridade física e psicológica da sua equipe.

A preocupação com a segurança dos seus funcionários deve ser, além de uma obrigação legal da sua empresa, um compromisso ético com seus colaboradores, assumindo o status de prioridade. Com isso, você é adequado às exigências da NR-11 e é capaz de evitar acidentes de trabalho, evitando gastos com processos trabalhistas e afastamento de profissionais.

A preocupação com a segurança no ambiente de trabalho também mostra para a sua equipe que a empresa valoriza cada um dos colaboradores. Isso gera um aumento na motivação e satisfação com o trabalho desses funcionários, o que causa impacto positivo na sua produtividade e qualidade do trabalho realizado.

Mas, para efetivamente garantir a segurança no armazém, é essencial que você invista em processos e equipamentos adequados para o trabalho nesse local. Conheça agora alguns deles!

Confira 7 acessórios de segurança no armazém

1. Cinto de segurança

A empilhadeira, um dos principais equipamentos utilizados no armazém, é uma máquina muito instável. Isso significa que ela apresenta um risco relativamente alto de tombar para os lados.

Esse risco é intensificado quando há o transporte e movimentação de cargas muito pesadas, o que desloca o centro de gravidade do equipamento e torna-o ainda mais instável.

No caso de tombamentos, os operadores ficam expostos ao risco de serem esmagados pelo equipamento, o que pode levar a óbito. Essa ameaça pode ser amenizada com o uso do cinto de segurança.

A maioria das máquinas já vem com o cinto de segurança, uma vez que ele é um item de uso obrigatório. Porém, para garantir a segurança no armazém é essencial que você confira com frequência se esse acessório está adequado para o uso e se os seus colaboradores estão efetivamente utilizando-o.

2. Giroflex

Giroflex são aquelas lâmpadas coloridas que ficam em cima de viaturas policiais e ambulâncias, por exemplo. Ele constitui um equipamento de segurança no armazém, uma vez que aumenta a probabilidade de visualização do movimento das empilhadeiras por parte dos pedestres.

As empilhadeiras têm muitos pontos cegos, o que significa que, mesmo que o operador de empilhadeira manuseie o equipamento com muita atenção, existe o risco de que ele não veja a passagem de um colega a pé.

Dessa forma, o uso do giroflex aumenta a probabilidade de o pedestre atuar como protagonista da própria segurança, evitando locais nos quais as empilhadeiras estão em movimento.

3. Câmera e alarme sonoro de ré

Durante uma manobra de ré da empilhadeira, existe o risco de atropelamento de pedestre e choque com cargas e prateleiras, o que pode danificar o material e o equipamento ou causar desabamento de mercadorias. Isso coloca em risco tanto a segurança do operador quando das pessoas ao seu redor.

A câmera de ré é um equipamento que aumenta a visibilidade do operador de empilhadeira durante o seu trabalho. Dessa forma, ele pode evitar acidentes com mais facilidade, uma vez que esse acessório diminui os pontos cegos existentes no equipamento.

Já o alarme sonoro de ré é um equipamento de proteção dos pedestres que estão ao redor da empilhadeira. Esse dispositivo ajuda os seus colaboradores a evitarem locais nos quais uma empilhadeira está dando ré e, com isso, prevenir acidentes.

4. Red Zone

Também chamada de Safety Zone, o Red Zone é uma luz vermelha intensa instalada na parte superior da empilhadeira. Ela serve para demarcar a distância de segurança que todos os pedestres devem manter desse equipamento, mesmo em movimento.

Esse acessório circula todo o entorno da empilhadeira o tempo todo e sinaliza o circuito que a máquina está realizando. Dessa forma, é possível diminuir os riscos de atropelamentos e colisões, uma vez que os pedestres e outras empilhadeiras devem se manter atrás dessa luz.

5. Blue Point

O Blue Point — ou Blue Spot — é uma luz pontual e azul que pode ser instalada na parte superior dianteira da empilhadeira. Com isso, ela facilita que os pedestres percebam a aproximação do equipamento e possam tomar atitudes de prevenção de acidentes.

A grande vantagem desse acessório é o fato de que ele pode ser visto em qualquer tipo de ambiente. Isso significa que a cor azul da luz permite que os colaboradores a vejam, independentemente da iluminação ambiente do seu armazém.

6. Extintor de incêndio

A empilhadeira é um equipamento que tem diversas partes mecânicas, elétricas e pode, inclusive, funcionar com combustível. Dessa forma, ela está sujeita a incêndios, principalmente quando há algum tipo de colisão.

Nesse caso, o extintor de incêndio é essencial para combater as chamas ainda no início e evitar que elas se espalhem por todo o armazém. Ele deve estar dentro do prazo de validade e ter fácil acesso na empilhadeira.

7. Checklist diário

Muitos dos acidentes causados em armazéns vêm de problemas e falhas nas empilhadeiras. Esses defeitos podem ser detectados caso o operador realize uma inspeção adequada diariamente.

É exatamente para isso que serve o checklist diário. Ele é uma lista de procedimentos que devem ser realizados pelos seus colaboradores antes de iniciar o trabalho com a máquina. Com isso, problemas nos pneus ou motor, por exemplo, podem ser detectados com antecedência, o que evita diversos acidentes.

Garantir a segurança no armazém é um compromisso ético e legal que a sua empresa tem com todos os colaboradores. Invista nesses 7 acessórios e minimize os riscos do seu ambiente de trabalho.

Entre em contato agora mesmo com a Movimak! Nós temos as melhores soluções em manutenção de equipamentos e treinamento de segurança para os seus operadores.

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!