• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Como implementar um sistema logística Lean?

19 de fevereiro de 2019
Gestão em logística

Você já sabe da importância do setor de logística para o sucesso da sua empresa. Porém, deixá-la mais enxuta e eficiente pode ser um grande desafio para você e o seu negócio.

É aí que entra o conceito de logística Lean. Ela pode ser a solução ideal para melhorar ainda mais os seus processos internos e, consequentemente, os serviços oferecidos aos seus clientes.

Ficou curioso? Então, leia este artigo para entender o que é a logística Lean, seus benefícios e descubra também algumas dicas para implementar essa metodologia na sua empresa!

O que é a logística Lean?

O conceito de Lean significa, em tradução literal, enxuto. Ele surgiu no Japão, no momento de reestruturação produtiva das indústrias do país e, devido à sua eficiência, rapidamente se espalhou por todo o mundo.

A logística Lean é uma filosofia, uma forma de pensar, e não apenas uma metodologia. Ela prega a redução de custos e desperdícios ao máximo para que a empresa opere com o setor mais enxuto e eficiente possível.

Quando o seu setor de logística possui muitos processos ou um grande número de colaboradores envolvidos, ele se torna mais lento, há grande desperdício de recursos e tempo dos seus funcionários para executar todas as etapas de supply chain e o seu cliente final também acaba sentindo o efeito dessa sobrecarga.

A logística Lean chega para solucionar esse tipo de problema ao propor o aumento da eficiência deste departamento na empresa. Para isso, é preciso revisar todas as tarefas e processos da logística para identificar aqueles que não agregam valor ao seu público consumidor.

Com a reestruturação da logística por meio da filosofia Lean, você torna o setor mais eficaz e ainda reduz os custos de produção.  

Quais são os benefícios da logística Lean?

Pelo que você já pôde perceber, a logística Lean oferece uma série de benefícios para a sua empresa. Agora, vamos listar as principais vantagens que o investimento nessa filosofia traz para o seu empreendimento. Confira!

Reduz os custos operacionais

Ao enxugar o setor de logística, você é capaz de reduzir os custos operacionais do negócio. Isso porque você diminui a quantidade de processos e gastos que não geram valor real para o cliente final. Dessa forma, é possível focar apenas nos investimentos que realmente geram retorno.

Torna a sua equipe mais produtiva

Quando você aplica o conceito Lean à logística da sua empresa, é capaz de tornar a sua equipe ainda mais produtiva, eliminando processos desnecessários e permitindo que o seu time foque todos os esforços em tarefas mais estratégicas. Dessa forma, eles geram resultados maiores e melhores.

Promove a melhoria contínua

A filosofia Lean não consiste apenas em uma revisão dos processos da sua empresa. Ela vai além disso, propondo uma reavaliação contínua de todo o setor de logística.

Ao implementar a logística Lean, você investe na melhoria contínua do seu negócio e, assim, tanto você quanto o seu time passam a mensurar os seus resultados e reestruturar o setor sempre que necessário, de forma a alcançar os resultados desejados.

Aumenta a satisfação do cliente final

Com a logística Lean, seus processos passam a ter como foco a satisfação do seu público consumidor, agregando valor ao produto e ao serviço oferecidos.

Dessa forma, o sistema Lean impacta diretamente a experiência dos compradores, tornando-a mais positiva. Com maiores níveis de satisfação, você é capaz de atrair e fidelizar cada vez mais clientes para o seu negócio.

Como implementar a logística Lean na sua empresa?

Diante de tantos benefícios, você deve ter ficado com vontade de implementar a logística Lean na sua empresa agora mesmo. Então, continue a leitura e descubra algumas dicas para concretizar essa mudança de forma efetiva!

Faça um estudo logístico

Comece fazendo um mapeamento de todo o setor logístico da sua empresa: identifique todos os processos, os colaboradores envolvidos em cada um deles e os resultados gerados.

A partir daí, você será capaz de estudar a forma como a logística do seu empreendimento se organiza hoje e, com isso, identificar o que pode ser reestruturado ou eliminado para se encaixar no conceito Lean.

Identifique e estude o seu cliente

Identifique quem é o seu público-alvo. Para isso, é importante que você faça uma pesquisa de mercado, tanto com atuais consumidores quanto com potenciais.

Aproveite para estudar, também, a persona do seu cliente. Tente ir além de fatores como idade, renda e gênero do consumidor e busque outras informações, como principais interesses, o que ele faz nos momentos de lazer, quais são os seus livros e filmes favoritos, entre outros elementos. Assim, você aumenta o conhecimento sobre a pessoa para a qual seus produtos e serviços são destinados.

Inverta o fluxo de valor

No conceito de logística Lean, o fluxo de valor é invertido. Isso significa que é o cliente quem determina os melhores processos de produção, a matéria-prima a ser utilizada e quais gastos podem ser eliminados.

Portanto, com o mapeamento logístico e o estudo do cliente em mãos, você poderá identificar quais são aqueles processos e atividades que geram valor para o cliente final e, com isso, criar uma diretriz para a implementação da logística Lean.

Garanta sinergia entre as etapas

Na filosofia Lean, não basta apenas reestruturar os processos e enxugar as atividades. Para que ela seja efetiva, é essencial que você garanta a sinergia entre todas as etapas do seu processo logístico.

Converse com os seus colaboradores sobre as mudanças implementadas e deixe claro o papel de cada um na garantia de bons resultados. Além disso, busque planejar todo o setor de forma a promover a colaboração da equipe e o engajamento nas atividades.

A logística Lean é um conceito que ganha cada vez mais espaço dentro das empresas, uma vez que ela oferece uma série de benefícios para o negócio, possibilitando mais e melhores resultados, assim como a redução dos custos operacionais. Portanto, reflita sobre a possibilidade de implementá-lo na sua empresa e ganhe vantagem competitiva no mercado!

Gostou do artigo? Então, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais agora mesmo!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!