• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Comprar ou alugar equipamentos: conheça as vantagens de cada um

19 de fevereiro de 2019
Gestão em logística

O que é mais interessante: comprar ou alugar empilhadeiras? A pergunta revela uma das decisões mais complexas e importantes para uma empresa, capaz de gerar impactos em todos os setores, especialmente no financeiro.

De fato, existem pontos positivos nas duas opções e para que o gestor faça a melhor escolha, é preciso conhecê-los bem. A proposta deste material é ajudá-lo a compreender esses pontos e chegar a uma conclusão vantajosa para seu negócio.

Continue com a leitura e acerte na escolha!

Comprar ou alugar equipamentos: uma decisão estratégica

Para que uma empresa opere de maneira produtiva é preciso investir em equipamentos modernos e eficientes. No setor de logística, essa demanda é ainda mais relevante, já que dificilmente se alcançaria bons resultados apenas com processos manuais.

A presença de empilhadeiras, transpaletes e selecionadores de pedidos, por exemplo, é vital para a adequada operação do setor e garante aos colaboradores as condições necessárias para exercerem suas funções.

A dúvida que resta é: comprar ou alugar esses equipamentos? Essa é uma escolha difícil e que precisa ser tomada com base em estudos e análises. Afinal, qualquer uma das opções reflete nos demais setores e, também, na lucratividade do negócio.

O investimento necessário e os benefícios de cada um deles são fatores importantes e devem ser analisados. Somente dessa maneira é possível chegar a uma conclusão verdadeiramente vantajosa.

As razões para comprar equipamentos

Está pensando em comprar equipamentos? Saiba que essa opção traz benefícios importantes para a sua empresa. Em geral, esse caminho exige um investimento maior, mas para tomar uma decisão consciente, você precisa conhecer suas vantagens. Confira!

Disponibilidade do equipamento

Quem compra um equipamento pode utilizá-lo sempre que precisa, já que ele está sempre disponível nas dependências da empresa.

Por integrar o patrimônio do negócio, não é necessário aguardar a disponibilidade do fornecedor. Além disso, caso seja conveniente, é possível vendê-lo e gerar renda ao setor.

Negociação com fornecedores

Outro ponto de destaque é a negociação direta com o fabricante ou fornecedor. Em geral, esse contato permite que a gestor consiga um valor atrativo ou uma condição de pagamento que melhor atende às suas necessidades.

Redução de custos fixos

Ao comprar seus próprios equipamentos, sua empresa reduz os custos fixos com aluguel. Em períodos de crise, essa é uma importante economia e pode contribuir para a manutenção de sua competitividade.

As razões para alugar equipamentos

A locação é, também, uma opção viável e interessante para diversas empresas. Porém, é importante buscar um parceiro sério e comprometido com a qualidade e manutenção dos equipamentos.

É preciso ter certeza de que o equipamento locado está em boas condições, passa por manutenções frequentes e atenderá às demandas da empresa. Caso contrário, pode se tornar um problema a mais para o gestor.

De todo modo, existem muitas vantagens de se alugar equipamentos. Confira!

Menor investimento

Um dos aspectos mais relevantes na locação de equipamentos é o baixo investimento. Isso porque, a compra de uma máquina pode representar um alto custo para os caixas e comprometer outros setores.

Além disso, essa opção permite que empresas menores e em desenvolvimento desfrutem de processos logísticos mais eficientes sem comprometer em excesso suas finanças.

Redução de gastos com manutenção

Os custos com manutenção — que é essencial para o funcionamento do setor — são drasticamente reduzidos com a locação dos equipamentos. Isso acontece porque a responsabilidade pelo procedimento é do fornecedor.

Com isso, sua empresa sempre terá um maquinário em perfeito funcionamento e não precisará reservar uma parcela do orçamento para isso.

Adequação à demanda

Outro benefício experimentado por quem decide alugar equipamentos é que os contratos podem ser fechados de acordo com a demanda de trabalho.

Na prática, isso representa menos máquinas ociosas e o melhor aproveitamento do capital da empresa. Ou seja, é possível planejar melhor o funcionamento do setor e aperfeiçoar os processos com estratégia e economia.

Foco na atividade-fim

Por último, devemos destacar que o aluguel de equipamentos permite que a empresa mantenha o foco em sua atividade principal, já que não precisará se dedicar à pesquisa, negociação e manutenção das máquinas.

Todos esses processos são de responsabilidade do fornecedor. Consequentemente, os colaboradores do setor podem manter o foco naquilo que realmente traz lucros para a empresa.

A opção ideal para a sua empresa

Diante de tudo o que foi exposto acima, é provável que você ainda esteja em dúvida sobre o que é melhor para sua empresa.

Nesse ponto, é importante destacar que não existe uma resposta pronta. Isso mesmo! Não há como afirmar que determinada opção é A mais interessante para o seu negócio.

Isso ocorre porque essa decisão é estratégica e muito específica. Em outras palavras, há inúmeros aspectos que devem ser analisados junto ao o perfil e as necessidades de cada setor e negócio.

Para que o gestor faça uma escolha vantajosa, é necessário que ele:

  • conheça a realidade do seu setor;
  • analise o planejamento estratégico;
  • identifique os gargalos de produtividade;
  • compreenda os impactos de cada uma das opções.

A compra pode ser uma opção interessante quando se observa um planejamento a longo prazo. Do mesmo modo, a locação é extremamente benéfica para quem deseja contar com equipamentos sempre novos e não tem muito capital para investir.

Enfim, o que se pretende afirmar é que aquilo que define a opção ideal para a sua empresa é exatamente a sua necessidade. Somente com uma análise precisa de todos os fatores será possível chegar a uma solução vantajosa.

Conforme visto, a decisão entre comprar ou alugar equipamentos não é simples. O gestor precisa estar bem informado e ser capaz de analisar vários fatores, custos e métricas de desempenho.

É sempre bom reforçar que as duas alternativas são viáveis e podem trazer grandes benefícios à empresa. Por isso, esperamos que este post seja útil e o ajude a avaliar com atenção o caminho que melhor atenderá às suas necessidades.

Gostou das informações apresentadas? Quer se manter informado e receber mais conteúdos como em seu e-mail? Não perca tempo e assine agora mesmo a nossa newsletter!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Nossas unidades

Temos unidades em 4 Estados

RIO GRANDE DO SUL

Berto Círio, 158,
São Luis - Canoas/RS

(51) 3785-4944

SANTA CATARINA

Rodovia José Carlos Daux,
4150 Florianópolis/SC

(48) 4042-2779

PARANÁ

Av. Cândido de Abreu, 776
Curitiba/PR

(41) 4042-3009

SÃO PAULO

Rua Sgt Alcides Oliveira, 549
São Paulo/SP

(11) 3230-6774