• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Utilização da inteligência artificial na logística e seus benefícios

19 de fevereiro de 2019
Gestão em logística

Quando falamos de inteligência artificial, logo pensamos nos filmes futuristas, repletos de robôs, carros dirigindo sem nenhum motorista e serviços automatizados, algo que parece reservado à ficção. Contudo, saiba que esse futuro já está próximo, dentro de muitas indústrias e, inclusive, já tem atuação no setor logístico.

A inteligência artificial na logística cresce de forma galopante, sendo que já é possível encontrar indústrias que têm sistemas integrados de IA que auxiliam na gestão, melhorando os controles e aumentando a capacidade produtiva do negócio.

Apesar disso, não pense que a inteligência artificial veio para ocupar o lugar dos colaboradores das empresas, muito pelo contrário. Segundo pesquisa feita pelas empresas DHL e IBM, essa tecnologia vem para aumentar o potencial dos recursos humanos, deixando as atividades mais eficientes e o dia a dia das pessoas mais ágil e eficiente.

Quer saber mais sobre a inteligência artificial na logística? Continue lendo e descubra os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio!

Como a inteligência artificial pode ser utilizada na logística?

Gestão de estoque

O gerenciamento dos estoques dentro de uma indústria é um dos fatores de maior importância e também um dos mais complexos da operação logística. Quanto mais componentes necessários para a produção, mais difícil é manter o controle em dia. Você já pensou como pode ser complicado fazer o endereçamento de um armazém? Ou gerar manualmente uma lista de materiais a serem inventariados?

Com a inteligência artificial foi possível a criação de um sistema de gerenciamento de estoques (WMS – Warehouse Management System), que tem como objetivo principal tornar o controle de inventário mais eficazes e eficientes.

Um sistema como esse permite classificar os itens de maior importância para que os inventários cíclicos sejam mais efetivos, gerar de forma automática o endereçamento de materiais no armazém de acordo com a rota de abastecimento planejada, armazenar históricos de entradas e saídas, manter atualizado o rastreio de cada material, entre muitas outras funcionalidades.

Gestão de frotas

O monitoramento das frotas também pode ser potencializado por causa da inteligência artificial. Nessa atividade, o mais importante é a velocidade das informações e a segurança durante o trânsito de mercadorias.

Um sistema de gestão de transporte auxilia desde o momento de cotação do frete, afinando os preços para que os custos estejam sempre bem rateados entre cada entrega, otimizando as rotas de forma automática e permitindo sequenciar cada entrega da melhor forma. Isso torna o rastreamento de cada carga mais preciso e ágil para que o cliente tenha a resposta no momento que precisar.

A inteligência artificial na logística de gestão de frotas melhora a segurança, pois, rastreando as entregas de perto, qualquer mudança de rota ou comportamento fora do comum do condutor será evidenciado, fazendo com que as ações de prevenção e soluções de problemas sejam mais rápidos.

Relatórios para tomadas de decisão

A inteligência artificial também ajuda na compilação de todas as informações citadas acima para que sejam gerados relatórios automáticos sobre os assuntos que a empresa definir como os mais importantes. Os dados contidos nesses relatórios são precisos, assim, o processo decisório tem um embasamento mais eficiente.

Quais são os benefícios da inteligência artificial na logística?

Maior eficiência

Agilidade é a palavra que define o maior benefício da implementação da inteligência artificial no setor logístico. Esse segmento tem a tendência de ser complexo e ter diversas rotinas que, na maioria das empresas, acontecem de forma manual, o que atrasa os processos e trazem incerteza para as decisões estratégicas.

Com a IA, essas rotinas se tornam automáticas, dependendo apenas de inputs e da posterior análise dos responsáveis por atividade, deixando mais tempo para que essas pessoas trabalhem em funções mais estratégicas.

Diminuição de erros

A redução do trabalho manual já traz por si só a amenização dos erros. Uma cotação de frete feita de forma manual, por exemplo, abre diversas janelas para falhas. A pessoa responsável pode falhar na medição da distância, esquecer de incluir um imposto, incluir incorretamente as dimensões da carga. Enfim, uma vírgula fora do lugar faz com que a empresa perca dinheiro.

Tornando as rotinas automáticas, os erros causados por desatenção são excluídos completamente, deixando a operação inteira mais precisa.

Melhoria de processos

Um benefício é consequência do outro. Ao diminuir os erros dentro da operação, os processos se tornam mais assertivos, o que reduz o tempo para cada atividade, melhorando o processo como um todo. Um bom exemplo é o controle dos estoques relacionado ao endereçamento de um material.

Imagine um armazém com mais de cem posições, com uma linha de produção solicitando um material com urgência. Se o endereçamento for feito em uma planilha, com endereços digitados incorretamente, o operador logístico pode demorar horas para localizar o item e, enquanto isso, todo o organograma está parado.

Com atividades como essa, feitas de forma automática de acordo com os parâmetros do sistema, os erros são mínimos e a operação se torna muito mais eficaz.

Redução de gastos

Com um menor índice de erros, há menos retrabalhos e mais tempo é gasto com atividades que agregam valor. A inteligência artificial pode ainda ajudar o gestor a prever problemas mais sérios e gargalos que atrapalham os processos e trazem prejuízos, de acordo com os relatórios para tomada de decisão.

redução de gastos é consequência de uma operação mais otimizada, rápida e eficiente. E a eficiência, por sua vez, faz com que os resultados da empresa sejam melhores.

Apostar na inteligência artificial na logística de sua empresa é fator impactante para criar uma vantagem competitiva no mercado. A tecnologia que melhora os processos é percebida pelo cliente final por meio da qualidade de atendimento.

Ele perceberá a agilidade da operação quando tiver seus questionamentos respondidos de forma mais rápida e suas entregas feitas com um preço justo, de maneira otimizada e segura. Uma empresa está no mercado para atender a necessidade dos clientes de forma diferente e que agregue valor. Para escolher o seu negócio é preciso que ele enxergue excelência no que você tem a oferecer.

Você se interessa por assuntos voltados ao mundo logístico? Sabia que há uma forma de receber posts como este diretamente na sua caixa de entrada? É só assinar a newsletter do site e aproveitar o conteúdo!

 

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Nossas unidades

Temos unidades em 4 Estados

RIO GRANDE DO SUL

Berto Círio, 158,
São Luis - Canoas/RS

(51) 3785-4944

SANTA CATARINA

Rodovia José Carlos Daux,
4150 Florianópolis/SC

(48) 4042-2779

PARANÁ

Av. Cândido de Abreu, 776
Curitiba/PR

(41) 4042-3009

SÃO PAULO

Rua Sgt Alcides Oliveira, 549
São Paulo/SP

(11) 3230-6774