• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Aprenda como ter organização e controle nos processos logísticos!

31 de janeiro de 2018
Gestão de Frotas

O conceito dos processos logísticos refere-se a todas as atividades executadas para produzir um produto e entrega-lo até o seu destinatário. Para que o resultado seja bem-sucedido, é preciso focar em cada etapa e garantir que a sua realização corresponda ao desempenho esperado.

Uma de suas atribuições mais relevantes é a antecipação de necessidades e a criação de um planejamento compatível. Contudo, isso somente é possível com um amplo controle sobre a área operacional e o foco na estratégia organizacional.

Separamos neste post algumas dicas para ajudar a organizar a área de transportes e obter cada vez mais benefícios para o seu negócio.

O papel da logística no planejamento estratégico

Tanto a importância da operação logística quanto os resultados obtidos são cada vez mais evidentes no desempenho das organizações. A sua participação começa com o abastecimento da linha produção até a entrega das mercadorias para o cliente final.

Essa área também é fundamental para o desenvolvimento de fornecedores e o estabelecimento de parcerias comerciais. A sua participação no fluxo de armazenagem e gestão de estoques constituem atividades importantes para tornar o negócio mais eficiente.

Agora que você já entendeu um pouco sobre planejamento estratégico, saiba o que você pode fazer para ter organização e controle nos processos logísticos.

Escolha o método ideal de armazenamento

O papel logístico não se restringe somente à remessa de cargas, mas começa muito antes, com a etapa de armazenamento tanto de insumos como de produtos acabados. A movimentação de mercadorias está ligada ao processo de entrega, entretanto não deve ser considerada em seu viés restrito, pois compõe toda a circulação dentro do armazém, entre áreas distintas e prateleiras.

Uma das atribuições da gestão de estoque é distribuir as mercadorias com base nos atributos de cada material. Os itens de maior saída, por exemplo, devem ser alocados em posições de fácil acesso para facilitar a sua remessa para os clientes. Já os materiais que exigem condições específicas de armazenamento, como temperatura controlada, ventilação ou embalagens especiais devem ser separados dos demais.

Como resultado, o local destinado ao estoque é melhor otimizado, contribuindo, assim, para aprimorar a distribuição do espaço.

Adote o mapeamento de processos

O controle e a visibilidade dos processos logísticos são fundamentais para o sucesso de suas atividades. Portanto, o gestor deve estar atento à realização de cada tarefa e como elas integram a organização. O mapeamento da metodologia de trabalho é um dos recursos mais importantes para identificar quais são as etapas críticas e prevenir atrasos que possam comprometer todo o serviço.

Seu objetivo é alcançar melhor desempenho e eficiência por meio da eliminação de desperdício e garantir que a operação seja concluída no menor tempo possível. Algumas atividades podem ser conduzidas em paralelo com outras, sem prejuízo para a execução de trabalho, o que contribui para a otimização do tempo. Como resultado, a cadeia de suprimentos obtém maior agilidade e flexibilidade.

Implemente sistemas de gestão

A evolução da tecnologia possibilitou diversos avanços industriais, desde o advento do computador até a programação robótica. Isso beneficiou especialmente a área de produção de bens, que passou a contar com tecnologia para integrar suas operações e garantir o compartilhamento de informações e processos.

Com a implantação de software de gestão, a operação logística pode ser automatizada, com recursos que oferecem:

  • controle dos níveis de estoque;
  • programação de reposição de itens;
  • controle de pedidos de compra e venda;
  • criação de roteiro de entrega de mercadorias;
  • rastreamento de veículos.

O papel estratégico da logística dentro das organizações precisa ser reconhecido como fonte de inovações e o desenvolvimento de novas habilidades. Sua atuação para promover a integração entre os processos logísticos tem tornado o gerenciamento mais eficaz.

Sua capacidade de contribuir para as atividades de produção, distribuição e comercialização tem conquistado melhoria tanto em lucratividade quanto em satisfação do cliente pelo nível de serviço oferecido.

Agora você já sabe como organizar e controlar os processos logísticos. Quer ter acesso a mais conteúdo? A Movimak também está nas redes sociais e você pode seguir a nossa página no Facebook.

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!