• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Conheça a NR 11: norma de transporte e manuseio de carga

31 de janeiro de 2018
Gestão de Frotas

A segurança do trabalho é uma questão muito importante para o sucesso de uma empresa de logística. Ela já deixou de ser um diferencial e se tornou uma premissa inicial para qualquer empreendimento.

Por isso, você precisa respeitar as determinações das leis e normas que vigentes em nosso país. Quem não adota essas medidas corre sérios riscos, pois multas podem ser aplicadas, além de outras consequências.

Outra questão muito importante está relacionada ao uso de novas tecnologias na empresa. Com a modernização dos equipamentos, várias atividades deixaram de ser manuais e passaram a contar com o auxílio de ferramentas modernas.

Em meio a esse cenário, a Norma Regulamentadora 11 (NR 11) é um importante documento para guiar a sua tomada de decisão. Por isso, este post vai ajudá-lo a entender mais sobre o assunto. Veja a seguir.

O que é a NR 11?

A Portaria nº 3.214 regulamenta a Norma regulamentadora nº 11 — Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. Com isso, ela determina os requisitos mínimos de segurança para o trabalho com elevadores, transportadores industriais, guindastes e outras máquinas, bem como nos transportes feitos manualmente, seja em empresas públicas ou privadas.

Esse documento é muito importante para os canteiros de obras, almoxarifados, depósitos, centros de distribuição e diversos outros ramos da logística.

Qual é a sua importância?

Todo ambiente de trabalho oferece riscos aos seus trabalhadores, e não poderia ser diferente em uma empresa de logística. Em todas as situações, é necessário prezar pela segurança da equipe e proporcionar muito conforto e comodidade para a realização das atividades.

Os equipamentos utilizados em um negócio logístico, em muitos casos, funcionam a motor ou energia elétrica e possuem rodas. Qualquer descuido pode ser fatal para provocar acidentes e perdas humanas e financeiras. Então você deve seguir todas as recomendações estipuladas pela NR 11.

Quais cuidados você deve tomar?

A movimentação de materiais é uma atividade que requer muito cuidado e atenção. Os poços de elevadores devem ser totalmente cercados, a fim de evitar acidentes e outros imprevistos.

Os equipamentos utilizados devem ser projetados para oferecer a segurança e resistência adequadas às exigências dos trabalhos. Além disso, cada um deles deve indicar a carga máxima permitida, nome e CNPJ do fabricante, responsável técnico e todas as suas especificações.

Lembre-se também que os funcionários responsáveis pelo transporte motorizado devem receber treinamentos específicos da empresa. Desse modo, você consegue transmitir as melhores técnicas para um trabalho seguro e produtivo.

O motorista de empilhadeira não precisa ter carteira de habilitação nacional. Entretanto, o simples fato de tê-la garante muito mais tranquilidade ao gerente de logística, uma vez que isso assegura as habilidades de direção do trabalhador.

Em todas as situações, você deve realizar inspeções para verificar os seguintes fatores nos equipamentos:

  • sensor de sobrecarga;
  • condição dos freios;
  • presença de ganchos e travas;
  • dispositivos que evitam o contato entre a carga e o equipamento.

Existem vários fatores que são determinantes para a melhoria da gestão de estoque e a obtenção de resultados positivos em uma empresa de logística. A NR 11 é um importante documento em sua rotina de trabalho, e que deve guiar a sua tomada de decisões.

De qualquer forma, sempre realize treinamentos com os seus funcionários e trabalhe com um fornecedor de equipamentos de qualidade e com experiência de mercado.

Gostou do nosso conteúdo? Quer aprender ainda mais? Basta assinar a nossa newsletter e acompanhar os nossos lançamentos!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!