• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Equipamentos de logística: sane suas dúvidas aqui!

23 de janeiro de 2019
Gestão em logística

Contar com bons equipamentos de logística é uma das premissas para manter o setor produtivo. Afinal, ao contrário do que muitos pensam, essas ferramentas não retiram postos de trabalhos, mas auxiliam o homem a executar tarefas complexas no seu dia a dia.

A constante inserção de máquinas e robôs aos processos logísticos é uma realidade que promete se intensificar ainda mais nos próximos anos. Diante disso, gerentes logísticos precisam se informar melhor e sanar suas dúvidas sobre o tema.

Este artigo pretende esclarecer os principais pontos e ajudá-lo a aproveitar todo o potencial das ferramentas à sua disposição. Faça uma boa leitura!

Como os equipamentos de logística otimizam o trabalho no setor?

Sempre ouvimos dizer que o avanço da tecnologia mudará o contexto empresarial. Essa é uma afirmativa verdadeira e extremamente atual. Mesmo com todas as melhorias experimentadas, ainda há muito para evoluir e, sem dúvida, alguns setores serão muito beneficiados.

Atualmente, a logística é vista como uma área estratégica para toda e qualquer empresa. Não importa o porte ou sua área de atuação, a eficiência dos processos ali desempenhados dita o ritmo de seu crescimento.

Nesse sentido, muitos negócios estão apostando em modernização e automação. A incorporação de equipamentos de logística ao dia a dia dos funcionários e colaboradores tem feito muita diferença, tornando as operações mais rápidas, seguras e precisas.

Com o apoio de uma máquina, como uma empilhadeira, o trabalhador não precisa perder tempo com tarefas pesadas, repetitivas e burocráticas — o que apenas o desgasta e estressa. Desse modo, teremos um trabalho mais eficiente.

Enfim, as contribuições desses equipamentos são visíveis e percebidas logo nos primeiros instantes, algumas delas são:

  • redução de custos;
  • minimização de erros na execução das atividades;
  • diminuição do índice de acidentes no setor;
  • elevação da qualidade do trabalho;
  • redução do tempo necessário para a finalização dos processos;
  • maior organização e otimização do espaço.

O que você deve saber antes de investir em equipamentos logísticos?

Está pensando em investir em equipamentos logísticos? Então você deve observar alguns detalhes antes de firmar contrato. Esses conhecimentos prévios são de grande relevância e garantem uma compra adequada às suas necessidades. Confira as dicas que selecionamos para você!

Os equipamentos variam de acordo com a operação

Tais instrumentos são aplicados conforme a operação e podem ser de pequeno, médio ou grande porte. Isso significa que o gestor deve compreender bem suas demandas e perfil para investir com inteligência.

Operações de pequeno porte

Para operações de pequeno porte, em que há movimentações ocasionais em depósitos compactos, a recomendação é adquirir paleteiras manuais ou empilhadeiras semielétricas, pois possuem um fluxo de carga de até 1 tonelada.

Operações de médio porte

Em processos dessa extensão, o ideal é apostar na armazenagem com porta paletes e apoio de empilhadeiras patoladas. Nesses negócios, há uma grande movimentação e deslocamento de cargas, e os galpões costumam ser maiores, por isso as transpaleteiras elétricas são as mais indicadas. Lembrando que as empilhadeiras tracionárias podem ser utilizadas para armazenamento de até 5,4 metros de altura.

Operações de grande porte

Por fim, em empresas de grande porte, orienta-se o trabalho com a linha de equipamentos retráteis — pois possuem maior capacidade de movimentação, carga e elevação. É possível trabalhar com porta paletes, frigoríficos e câmaras frias, por exemplo.

A linha de rebocadores elétricos também pode ser muito útil, especialmente em centros de distribuição do setor automotivo. E, claro, a seladora de pedidos é mais uma opção interessante e já é utilizada pelas famosas redes de varejo, como Magazine Luiza e Casas Bahia, com o objetivo de montar pedidos no e-commerce.

Atenção à inclusão da bateria tracionária

Esse é um dos principais pontos a serem avaliados durante a aquisição desses equipamentos, porque é um dos componentes mais caros e exige uma verificação semanal do fluido de água da bateria.

Entender a necessidade desses cuidados e aprender a avaliar as opções disponíveis no ato da compra é muito importante. Por isso, fique atento a esse detalhe.

Padronização dos processos como uma boa prática

Por último, é interessante destacar que a padronização dos processos logísticos é uma premissa para incorporar esses equipamentos ao cotidiano do setor. Isso, porque, essa estratégia assegura que as atividades sejam executadas de maneira uniforme, amplia a vida útil dos recursos, reduz erros e aumenta a eficiência operacional.

Como aumentar a vida útil dos equipamentos de logística?

Para extrair todo o potencial das máquinas, é preciso se esforçar e investir em alguns cuidados periódicos. Nesse contexto, a principal dica para aumentar a vida útil desses itens é a realização de inspeções preventivas diárias para turnos de 8 horas, que é composta por:

  • verificação visual da condição da torre do equipamento;
  • funcionamento dos freios;
  • observação visual do estado dos rodízios de instrumento;
  • inspeção visual da situação das correntes;
  • acionamento do motor de tração;
  • exame da carga e nível de água da bateria.

Destaca-se que sempre que os equipamentos são ligados, há um auto check. Nas empilhadeiras retráteis, acontece um check-up total da máquina e as informações são exibidas no display da ferramenta, já os demais emitem avisos luminosos.

Outro ponto importante e vantajoso é que o próprio operador consegue realizar a inspeção preventiva diária. Ou seja, não é necessário o auxílio da equipe de manutenção para esse cuidado geral no instrumento. Entretanto, é importante contar com o apoio de uma empresa especializada para manutenções mais aprofundadas e profissionais.

Como economizar na aquisição e manutenção desses itens?

Para finalizar este texto, é interessante tratar de uma das dúvidas mais comuns no cotidiano dos gerentes logísticos: como economizar na aquisição e manutenção dos equipamentos de logística?

Esse é um desafio importante, já que a redução de gastos não pode representar riscos ao setor. Em outras palavras, é preciso economizar sem afetar a qualidade e o desempenho dos processos.

Nesse sentido, a estratégia mais eficiente é a contratação de uma empresa especializada em equipamentos logísticos. Essa parceria o ajudará a manter a frota de empilhadeiras em operação e a evitar prejuízos em decorrência de falhas nas máquinas.

Contar com parceiros qualificados é uma decisão estratégica. Nenhuma empresa sobrevive sozinha e a terceirização é uma ótima saída para ampliar a eficiência empresarial, pois transfere atividades burocráticas a outra instituição — mais preparada e qualificada para lidar com o processo.

O que queremos destacar é que com essa parceria, você e sua equipe não precisarão se preocupar em escolher e realizar manutenções nas máquinas. Esse trabalho será desempenhado por quem entende, reduzindo as chances de erros e ampliando a produtividade do setor.

Os equipamentos de logística são fruto de uma grande revolução tecnológica pela qual o setor está passando. O uso desses recursos é algo que traz inúmeros benefícios às empresas, otimizando o trabalho dos colaboradores e resultando em uma atuação empresarial mais eficiente e precisa.

Tudo isso, sem dúvidas, contribui para a conquista e fidelização de um consumidor mais exigente e seletivo. Por isso, não deixe de investir em bons equipamentos e modernize agora mesmo a logística de seu negócio.

Quer investir com estratégia e adquirir bons equipamentos? Entre em contato com a Movimak, converse com um de nossos consultores e encontre a solução ideal para o seu negócio!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!