• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Veja 4 gargalos logísticos e como otimizar esses processos

16 de janeiro de 2018
Gestão de Frotas

O desempenho de um gerente de logística é fundamental para a obtenção de bons resultados na empresa. Dessa forma, esse profissional deve prestar um serviço de qualidade e sempre acompanhar as novidades do mercado.

Vários imprevistos podem atrapalhar a sua rotina de trabalho. Os gargalos logísticos exigem soluções específicas, já que eles acontecem em todas as etapas de produção. Você deve identificá-los e possibilitar o alcance de resultados melhores.

Por isso, este post vai explicar o conceito de gargalo logístico, mostrar quatro principais exemplos e como solucioná-los. Confira a seguir.

O que são os gargalos logísticos?

Eles são definidos como todo obstáculo que impeça ou atrapalhe a realização de alguma atividade dentro da empresa. Eles surgem em qualquer etapa e surpreendem profissionais que têm grande experiência de mercado.

Com o elevação do consumo, as empresas precisam aumentar as escalas de trabalho e aprimorar as técnicas em seus galpões e centros de distribuições. Nessas horas, é necessário ter muito cuidado para que os gargalos políticos não comprometam a saúde financeira da gestão.

Quais são os seus principais exemplos?

Agora, você vai conferir os gargalos logísticos que mais acontecem em nosso país.

1. Gestão de estoque ineficiente

Gerenciar a movimentação de mercadorias é uma atividade essencial para uma empresa de logística. Quem não faz esse acompanhamento coloca em risco as entregas aos clientes e pode perder espaço para concorrentes. Em muitos casos, a gestão do estoque não é realizada de maneira correta, oscilando entre o excesso e a falta de produtos.

O grande índice de perdas também reduz a satisfação dos clientes e o número de vendas. Por isso, você deve ter a quantidade exata de mercadorias para atender a demanda dos consumidores.

2. Elevados custos operacionais

Manter um negócio logístico em pleno funcionamento é uma tarefa que exige muito jogo de cintura e conhecimento. Além disso, os custos operacionais são um desafio extra.

Segundo a Confederação Nacional dos Transportes, 61,8% das estradas nacionais estão em condições regular, ruim ou péssima. Como consequência disso, há aumento no número de acidentes, consumo de gasolina e manutenções nas frotas.

Todas essas questões atrapalham o orçamento financeiro da gestão e reduzem os lucros obtidos.

3. Equipe de trabalho despreparada

O sucesso de uma empresa depende da atuação dos seus funcionários, não é mesmo? Porém, muitos gestores se esquecem disso e não mantêm a equipe atualizada com as metodologias e tecnologias mais recentes

Trabalhadores e técnicas obsoletas atrapalha o desenvolvimento das atividades e as gestões de estoque e de entrega.

4. Falta de comunicação

O banco de dados de um negócio é um dos seus bens mais valiosos. Entretanto, a troca de informações ainda é um dos principais gargalos logísticos em nosso país. Em muitas situações, os diversos setores de uma mesma empresa não dialogam entre si. Assim, as decisões tomadas se tornam ineficazes e não solucionam os problemas.

Como resolvê-los?

O investimento em novas tecnologias é uma ótima opção para automatizar processos e reduzir o tempo de trabalho das atividades. Analisar a previsão de demanda também facilita o seu planejamento.

Lembre-se, também, de treinar os funcionários e utilizar equipamentos modernos que o mercado oferece. Algumas questões, como conhecer os tipos de empilhadeiras, fazem com que você utilize ferramentas eficientes e que aumentam a produtividade.

Outro ponto muito importante está relacionado à melhoria do cenário econômico e das políticas de desenvolvimento da infraestrutura nacional. Por mais que você não tenha poder direto sobre elas, é fundamental acompanhar os noticiários e se preparar para o que está por vir.

Descobriu quais são os gargalos logísticos e como resolvê-los? Pois então, compartilhe este post em suas redes sociais e faça com que seus amigos também aprendam sobre o assunto!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!