• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Processo de picking: o que é e por que pode aumentar os custos?

31 de janeiro de 2018
Gestão de Frotas

Quem acompanha o nosso blog sabe o quão importante um gerente de logística é para o sucesso de uma empresa. Em sua rotina de trabalho, ele precisa adotar médidas eficientes e que satisfazem os clientes.

Esse profissional deve ter muito conhecimento para tomar decisões que aumentam a produtividade e melhoram a gestão do estoque e grande parte de seus esforços precisa estar voltado ao processo de picking.

Mas você sabe o que é esse conceito e por que ele é tão importante? Pois então, o nosso post vai ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o assunto. Veja a seguir! 

O que é picking?

O processo de picking se caracteriza pelas atividades de separação e preparação de pedidos em uma empresa de logística. Ele é fundamental para que os consumidores obtenham os produtos que desejam. Por isso, qualquer erro deve ser evitado.

Na maioria dos armazéns, ele acontece da seguinte forma:

  • recebimento de produtos;

  • armazenagem das mercadorias;

  • coleta dos produtos de acordo com os pedidos recebidos;

  • separação e envio para entrega no cliente.

Por que os custos podem aumentar?

Assim como em outras etapas, o processo de picking está sujeito a várias falhas. Por exemplo, um funcionário pode pegar um produto errado ou até mesmo errar a quantidade determinada pelo pedido.

Em muitos casos, o processo de picking exige uma grande quantidade de trabalhadores, por isso, as despesas operacionais se elevam quando não são bem realizadas.

Além disso, imprevistos e problemas atrapalham o desempenho da empresa, quando os clientes recebem produtos errados ou fora do prazo de entrega.

Desse modo, a velocidade é um fator essencial no processo de picking, desde que a qualidade do serviço não seja colocada em risco.

Como melhorar o processo de picking?

Em um primeiro momento, você deve analisar todas as informações sobre a sua empresa de logística e encontrar os produtos que têm maior giro. Após isso, posicione-os em locais estratégicos e de fácil acesso.

Essa atitude faz com que as mercadorias sejam encontradas e transportadas com mais facilidade, reduzindo o tempo de trabalho dos operadores.

Lembre-se também de utilizar documentações claras e de fácil manuseio. O documento de picking deve conter todas as informações para o trabalhador realizar a separação dos produtos, como a localização, a quantidade e a descrição do produto.

Além disso, há uma redução do número de erros, pois facilita o entendimento da equipe. Evite também utilizar documentos em papel e adote um sistema de gerenciamento de estoque.

Outra questão muito importante está relacionada ao posicionamento das mercadorias no armazém. Crie um padrão de endereços para organizar e localizar os pedidos e utilize tecnologias que aceleram a sua identificação.

Não se esqueça de avaliar o desempenho dos funcionários, mensurando-o pelos erros que acontecem.

Percebe-se que o processo de picking é muito importante para o sucesso de uma empresa de logística. Dessa forma, é essencial realizá-lo de maneira correta, visando o atendimento dos pedidos dos clientes e o aumento de produtividade dos colaboradores.

Quer aprender ainda mais sobre as melhores técnicas para o mercado logístico? Leia este outro post e descubra a importância de ter um bom layout de armazenagem logística! 

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!