Uma breve história sobre a intro logística
Até meados da década de 1950, as cargas eram armazenadas ao nível do piso, ou seja, de forma horizontal. Nesse período foi introduzida a ideia de paletes e empilhadeiras e com o passar do tempo a indústria começou a desenvolver formas de verticalizar o estoque e consequentemente começaram as exportações. Já nas décadas de 1980 e 1990, houve um boom pela busca na cadeia de suprimentos e ficou chamada de produção enxuta.
Então, por volta dos anos 2000 começou a ser introduzido em conceitos de operação o surgimento do e-commerce e com ele os processos automatizados, com o uso de robôs, por exemplo.
Mas afinal, o que é a intralogística?
A intralogística se trata de um conjunto de atividades e processos logísticos que garante a movimentação de cargas e materiais de forma eficiente em um ambiente interno de uma empresa.
Dentro dessa cadeia é possível encontrar ações como:
- gestão de inventários;
- planificação da produção;
- armazenagem;
- pedidos;
- cadeia de abastecimento interno;
- movimentação de materiais;
- gestão de resíduos;
- qualidade;
- segurança.
Sendo assim o maior foco da intralogística é garantir a eficiência desses processos, gerando rentabilidade e produtividade para a empresa.
Qual o objetivo da aplicação da intralogística?
Basicamente a aplicação da intralogística tem relação com o aumento da competitividade de uma empŕesa em relação ao mercado. Dentro dessa cadeia é possível construir diversas vantagens que melhoram os processos internos do negócio, como por exemplo:
- baixo custo de produção;
- otimização de processos;
- estrutura otimizada, etc.
Por fim, essas ações são colocadas com objetivo de reduzir custos, podendo resultar em até 40% dos custos gerados em uma empresa.
Uso de equipamentos e intralogística
Para se adquirir eficiência em uma produção, a utilização de máquinas pode se tornar uma opção vantajosa, visto que com bons equipamentos é possível melhorar tanto a produtividade quanto a qualidade de vida dos colaboradores, evitando esforço físico e riscos de acidentes de trabalho através da ergonomia.
Porém é importante saber quais máquinas e o objetivo de cada uma delas dentro dos processos logísticos, para assim evitar o risco de investimento em um equipamento desnecessário ou ineficaz para a produção.
Aqui na Movimak oferecemos a venda consultiva, onde nossos vendedores especialistas auxiliam o gestor a escolher o equipamento para movimentação de cargas adequado para o tipo de operação atuante no negócio e assim melhorar a rentabilidade da empresa e otimizar processos.
Os equipamentos de movimentação de carga por exemplo servem para transportar os produtos, entre eles estão: esteiras, roletes, transportadores, etc.
As empilhadeiras e paleteiras, por exemplo, são comuns em indústrias e empresas que focam na organização de mercadorias, melhorando os processos de armazenagem e otimizando o layout do negócio.
As 5 principais práticas da intralogística com a empresa
Em tese existem cinco formas de introduzir a intralogística em seu negócio, entre elas estão:
Estrutura
É necessário que o ambiente proporcione estrutura necessária para realização do fluxo de mercadorias, sendo assim o local precisa conter espaços para organização dos materiais, bem como o funcionamento dos processos. Além disso, é importante que não ocorram falhas de funcionamento, pois um erro pode desencadear outros problemas como atrasos em setores da empresa.
Colaboradores
Treinamento e capacitação dos colaboradores é fundamental para realização dos processos com eficiência e qualidade. Eles precisam saber sobre como categorizar, identificar e registrar as mercadorias, além de saber operar equipamentos adequadamente.
Estoque
Ele precisa ser organizado de acordo com a entrada e saída dos materiais. Outro ponto é que nem sempre a ideia é zerar o estoque, mas sim saber otimizar as demandas para que se gere fluxo interno.
Equipamentos
Para realização das demandas que precisam de maquinário, é fundamental saber quais os equipamentos são necessários para operar, bem como realizar a manutenção preventiva periodicamente e assim evitar ao máximo a manutenção corretiva, bem como o aumentar o tempo de vida útil dos equipamentos.
Tecnologia
É interessante aplicar a utilização de ferramentas e sistemas que auxiliem nas atividades de estoque, assim é possível minimizar falhas nas etapas dos processos.
Todavia, as empresas cada vez mais buscam práticas de intralogística de forma inteligente e que se comprometam em entregar agilidade e competitividade de mercado, sendo assim, é possível realizar estratégias para cada tipo de empresa, agregando valor aos processos internos e consequentemente os melhores resultados aos clientes.
Por fim, o uso de equipamentos de movimentação de cargas dentro da intralogística se torna parte importante deste processo de otimização de espaço, segurança dos colaboradores e agilidade nas atividades dispostas na operação.
Para escolher o equipamento certo para o seu negócio, entre em contato com a Movimak, nosso time de especialistas pode ajudar você e o seu negócio na otimização dos processos através da movimentação de cargas.