• RIO GRANDE DO SUL
    (51) 3785-4944
  • SANTA CATARINA
    (48) 4042-2779
  • PARANÁ
    (41) 4042-3009
  • SÃO PAULO
    (11) 3042-3949
  • (51) 98189-0833
BLOG

ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM TODO BRASIL.
CONDIÇÕES ESPECIAIS NO TELE-VENDAS

Empilhadeiras e corredores: você sabe qual a relação entre os dois?

5 de maio de 2018
Gestão de Frotas

Conquistar uma logística eficiente é uma tarefa que depende de inúmeros detalhes, dentre eles a compreensão da estreita relação que existe entre as empilhadeiras e corredores. No entanto, em meio a tantas responsabilidades e decisões a serem tomadas, esse aspecto pode não receber a devida atenção dos gestores e profissionais da área.

Quando analisamos o funcionamento ideal de um armazém, percebemos que tudo deve ser feito de maneira harmônica, uma vez que os equipamentos são escolhidos para atender às demandas e, também, às limitações de espaço e capital do negócio.

Por essa razão, é imprescindível realizar uma análise sistemática de todos os processos e possibilidades, inclusive a que será abordada nos tópicos seguintes. Continue com a leitura e entenda por que e como o layout de seu estoque influencia na escolha de suas empilhadeiras!

Qual a relação entre as empilhadeiras e corredores?

Para iniciar este post sanando de uma vez por todas as dúvidas existentes sobre o tema, é fundamental enfatizar a ligação existente entre as empilhadeiras e os corredores de um armazém ou centro de distribuição.

Na verdade, apesar de pouco analisada, essa é uma observação lógica e simples de ser compreendida. Do mesmo modo, trata-se de uma questão imprescindível para a qualidade e agilidade dos processos logísticos.

De maneira resumida, não há como dissociar esses dois elementos. Sempre que se pretende adquirir empilhadeiras, é importante analisar o tamanho do corredor operacional. O mesmo acontece com a delimitação dos corredores, que deve levar em consideração a empilhadeira que operará no ambiente.

Portanto, o que se pode concluir é que tais decisões precisam ser tomadas simultaneamente. Caso contrário, você poderá enfrentar dificuldades de operar os equipamentos e, portanto, sofrerá uma considerável perda de capital e produtividade.

Como escolher uma empilhadeira?

Conforme visto, a escolha de uma empilhadeira deve levar em consideração certos aspectos estruturais de seu estoque. Ou seja, antes de fazer tal investimento, você deverá conhecer seu layout e pesquisar o produto que poderá atuar em harmonia com todo o sistema.

Por isso, podemos dizer que os detalhes mais relevantes a serem observados são:

  • largura do corredor;
  • peso das mercadorias;
  • altura máxima para armazenamento;
  • tipo de ambiente — seco, frigorífico e produtos químicos, por exemplo;
  • tipo de piso do local — equipamentos elétricos exigem pisos planos.

Aprofundando um pouco mais nessa análise, é importante dizer que você deverá conhecer o seu fluxo de entrada e saída de mercadorias e ter em mente o tipo de sistema de armazenagem que utilizará.

Caso tenha dificuldades nessa etapa, é aconselhável que se busque o auxílio de um especialista em sistemas de armazenagem. Eles estão preparados para avaliar as condições existentes e indicar as empilhadeiras mais adequadas.

Feito isso, será possível realizar um projeto de armazém muito mais otimizado, o que favorece o cotidiano do setor e simplifica o trabalho de toda a equipe envolvida.

Quais os maiores gargalos no estoque e como a empilhadeira certa pode contribuir?

Depois de aprender a escolher corretamente essa ferramenta fundamental para a logística, é importante entendermos como isso favorece a superação de grandes gargalos nos estoques e armazéns.

Para isso, separamos os maiores dificultadores de produtividade e trouxemos uma breve explicação de como decisões acertadas fazem toda a diferença em seu dia a dia. Acompanhe!

Demora na carga e descarga dos produtos

Sem dúvidas, a questão do tempo utilizado para a realização das operações de carga e descarga é uma preocupação recorrente entre os gerentes logísticos. Afinal, seguindo a lógica capitalista de que tempo é dinheiro, estamos lidando com um gargalo importante.

Por outro, é possível afirmar que a escolha da empilhadeira ideal pode representar a superação desse problema. Em geral, a sua presença no setor já é suficiente para dar vazão à carga e descarga dos caminhões.

Isso porque, enquanto o processo manual levaria de 4 a 5 horas para ser concluído com o trabalho de 4 colaboradores, um único operador de empilhadeira pode reduzir esse tempo para aproximadamente 30 minutos.

Baixa capacidade do armazém

A limitação de espaço para armazenagem é outro grande problema a ser enfrentado pelos profissionais da área. À medida que o negócio cresce, é comum necessitar de mais espaço no estoque, e é aí que o uso de uma empilhadeira pode ser essencial.

Quando bem escolhido, esse equipamento permite a paletização e, consequentemente, uma organização mais otimizada dos produtos no espaço disponível.

Em outras palavras, a empilhadeira somada a uma boa estrutura de armazenagem proporciona um ganho de espaço considerável que, em alguns casos, pode chegar a uma ampliação de 10 a 20 vezes a capacidade inicial do estoque.

Corredores pequenos e estreitos

O layout de um armazém nem sempre é perfeito e, até mesmo por limitação de espaço, é possível que seus corredores sejam pequenos e estreitos. No entanto, é necessário dizer que a escolha da empilhadeira certa pode solucionar esse gargalo de produtividade.

Atualmente, existem no mercado alguns produtos que são desenvolvidos para atuar nesse tipo de configuração. A empilhadeira elétrica, por exemplo, é excelente para esse tipo de layout, pois é compacta e atinge grandes alturas de maneira segura e silenciosa. Esse produto é a solução para você que não dispõe de muito espaço interno para que a empilhadeira faça manobras.

Lembre-se de que, por não comportar uma empilhadeira grande, é preciso agir com estratégia e adequar seus equipamentos às suas necessidades e limitações.

Conforme visto ao longo deste material, há uma grande relação entre as empilhadeiras e corredores. Todo gerente logístico que se preocupa em atingir a máxima performance de seu setor deve conhecer e entender essa questão, visto que ela facilita a tomada de decisões e influencia diretamente na produtividade da empresa.

Aliás, é preciso deixar claro que detalhes como esse não podem ser ignorados. Via de regra, o layout do armazém e as ferramentas e equipamentos que se utiliza são fatores essenciais ao sucesso de um negócio, especialmente porque a logística tem exercido um papel cada vez mais estratégico no desenvolvimento empresarial.

Precisa de ajuda para escolher a empilhadeira ideal para sua empresa e quer contar com os melhores e mais modernos equipamentos? Entre em contato com a Movimak agora mesmo! Será um prazer atendê-lo!

Compartilhe:

Nossos
CLIENTES

Entre em contato, tire suas dúvidas!